Saúde Integral

Pontos do corpo que aliviam dores

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma boa massagem faz bem para qualquer pessoa. Ajuda a aliviar o estresse e a tensão do corpo. Além disso, existem algumas técnicas que servem também como tratamentos para diversos problemas que muitos procuram remédios para aliviar. Uma dessas técnicas é a digitopressão.

Essa técnica veio da medicina chinesa e consiste em utilizar os dedos para pressionar determinados pontos do corpo. Cada ponto pode ajudar a tratar um problema específico que você tenha. A pressão deve ser feita com os dedos indicador e polegar ou com os nós dos dedos.

Caso queira experimentar essa técnica, veja abaixo alguns pontos e teste-os para sentir o efeito de cada um deles no momento certo. Apenas alertamos que a digitopressão não deve ser utilizada por mulheres grávidas, pessoas que tenham problemas no coração ou quem esteja com algum tipo de machucado nos lugares indicados.

Diminuir dores na coluna – Ponto Kun Lun

Pressione o ponto que fica no “tendão de aquiles”. É um ponto localizado no tornozelo, do lado de fora. Ele fica atrás do ossinho saltado dessa parte do pé.

Aliviar o estresse e a ansiedade – Ponto Yong Quan

Fica na sola dos pés, no meio dos segundo e terceiro dedo. Massagear esse ponto ajuda a relaxar e, se feita antes de dormir, também ajudará a ter uma noite boa de sono.

Diminuir a ansiedade – Ponto Coração 7

Esse ponto também ajuda a diminuir a ansiedade, mas é mais fácil de pressioná-lo quando você estiver em público ou sem precisar tirar o sapato. Ele fica no lado interno do antebraço, no pulso.

Se acalmar – Ponto Yin Tang

Ele fica no ponto no lugar do “terceiro olho”. É o ponto que fica na testa entre os dois olhos, um pouco acima da sobrancelha.

Diminuir a cólica menstrual – Ponto San Yin Jao

Fica na lateral da perna, mais ou menos quatro dedos acima do ossinho do tornozelo, no lado interno da perna. Além de diminuir cólicas menstruais, também ajuda a diminuir a irritabilidade e o estresse.

Curar dores de cabeça – Ponto He Gu

Com a mão aberta, encontre o ponto que fica entre o dedão e o dedo indicador. Além da dor de cabeça, pode ajudar a aliviar também outras dores no corpo.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]