Autoconhecimento Psicologia

Egocêntrico

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Já parou para pensar que você pode ser considerado um egocêntrico? Uma pessoa com uma personalidade como essa carrega consigo algumas características específicas. Entre as características mais comuns estão a ambição, a arrogância e o exibicionismo.

Uma pessoa que possui uma personalidade como essa acredita que o mundo gira em torno dela. Ou seja, tudo o que acontece com ela é porque fulano fez algo, ciclano disse algo ou beltrano deixou de fazer determinada coisa. E convenhamos: ter uma personalidade como essa pode ser muito complicado para a vida em geral.

Por que dizemos isso? Pois para o egocêntrico as opiniões dos demais não valem de nada e só as dele estão corretas. Com isso, a empatia fica de lado. Já que ela é um dos pilares para o sucesso geral da vida, um egocêntrico dificilmente vive completamente feliz.

Homem vestindo uma roupa formal - terno cinza, camisa branca e com gravata azul, mostrando com os dois polegares sobre si mesmo.

Prefira ser empático do que egocêntrico

A empatia nos ajuda a observar o lado oposto, a fim de nos ajudar a compreender e respeitar as opiniões do próximo. Por outro lado, o egocentrismo não liga para nada disso, o que realmente importa é o que ele faz e o que farão por ele.

Dizemos que a empatia é um dos pilares do sucesso, pois vivemos em uma sociedade em que um precisa do outro. Seja nas relações familiares, afetivas, amigáveis ou profissionais, nós precisamos uns dos outros. Já a pessoa egocêntrica tem a necessidade de não precisar de ninguém e também não se importa se suas palavras ou atitudes vão ferir o outro.

Por esse e por outros motivos, prefira ser uma pessoa empática do que um egocêntrico. Afinal, é muito bom querer ter tudo do nosso jeito, mas com o tempo percebemos que isso não é possível. Desta forma, o egocêntrico acaba se frustrando com a vida, pois uma hora ou outra ele acaba vendo que o mundo não gira em torno de si mesmo.

Homem negro com barba e bigode. Ele está usando um óculos preto e uma coroa dourada. Ele está sorrindo e bem feliz.

As principais características de um egocêntrico

O egocentrismo é uma característica adquirida no decorrer da vida. Quando ainda somos crianças, não somos capazes de compreender as ideias e as opiniões das pessoas. Quando chegamos na adolescência, porém, o egocentrismo pode surgir com potência.

Na adolescência, os jovens tendem a se acharem mais importantes do que os outros. Não existe um motivo específico para isso, mas é o que sempre acontece. Se não houver uma interrupção neste momento, essa característica pode prosseguir para a fase adulta. Veja então as principais características de uma pessoa egocêntrica.

Você também pode gostar

Manipuladores e chantagistas

Eles querem que todos se movam para ajudá-los a realizar seus desejos. Por esse motivo, sempre fazem chantagens emocionais ou criam uma forma de manipular as pessoas. Tudo isso é feito para que seus planos aconteçam como ele planejou. Se alguém foi colocado na lista de ajudantes, terá que exercer seu papel por bem ou pela manipulação.

Uma mulher de cabelos longos, vestida de macacão jeans claro e camiseta laranja. Ela está tirando uma selfie em meio a natureza.

Exibicionismo

A personalidade de um egocêntrico é alimentada pelos elogios alheios. Ou seja, se essa pessoa não receber um elogio, ela não fica satisfeita e então fará de tudo para que alguém diga como ela é bonita ou sensacional. Quanto mais pessoas ela conquistar para realizar essa atividade, ainda mais egocêntrica ela se torna.

Ausência de autoestima

Por precisar ser uma pessoa aclamada e adorada, o egocêntrico praticamente não tem práticas de amor-próprio. Para essas pessoas, todos devem amá-la, por isso se arrumam para serem elogiadas, dão presente para que digam que ela é legal etc.

Uma pessoa egocêntrica com certeza esconde muito bem os seus sentimentos. Além disso, elas são consideradas pessoas fortes e cheias de determinação, mas quem aqui acha que eles são os que mais choram à noite por causa de tanta sobrecarga?

Duas mulheres de bruço em dois travesseiros brancos, sendo uma mulher em cada um. Elas vestem um pijama rosa e usam coroas douradas.

Metas grandiosas

Eles desejam, acima de tudo, um mundo perfeito e cheio de realizações em sua vida. O grande problema é que muitas vezes toda essa busca os deixam cansados e completamente esgotados. A frustração é quase que um destino certeiro, afinal o sonho para eles parece tão simples, que eles se jogam nas situações sem pensar.

Como melhorar seu lado egocêntrico

A melhoria de alguém egocêntrico está na busca pela empatia. Como já mencionamos acima, a empatia é o pilar que une todos e traz boas vibrações para todos. Busque olhar para o outro como se enxergasse você mesmo, aprenda a ouvir para depois falar etc.

O egocêntrico pode se tornar uma pessoa melhor, mas para isso será preciso tirar a coroa que ele mesmo colocou em sua cabeça. Além disso, é preciso entender que todos somos iguais e que ninguém merece mais ou menos que ninguém. Empatia é isso! Desista do egocentrismo, porque ele não faz bem para a alma.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]