Convivendo

ESCOLHER UM BOM CORRETOR IMOBILIÁRIO COM NILO DEYSON

Encontrar um novo lar é um desafio muito maior se você não estiver nas mãos de um bom corretor imobiliário. Felizmente, o colunista e corretor Nilo Deyson separou algumas dicas que vão te ajudar na hora de escolher um profissional de confiança. Realize seu sonho com a ajuda mais qualificada!

CORRETOR IMOBILIÁRIO
NILO DEYSON MONTEIRO
Quebra Regras

O mestre aparece, o ego desaparece!!!
Para fazer parte do oceano, até a ponta do iceberg precisa se diluir totalmente.

Ninguém nasce predestinado ao sucesso, ele é achado quando quem o procura, estiver à frente do óbvio das ações normativas das suas competências e atribuições.

Olá, amigo corretor de imóveis, e você, amigo leitor do Eu Sem Fronteiras. Sou Nilo Deyson, escritor, filósofo, palestrante e outros. Aqui neste artigo, trarei para você um treinamento para melhorar seus resultados como um agente imobiliário.

Antes, quero te fazer a seguinte pergunta: essa profissão que você escolheu te faz ser uma pessoa realizada profissionalmente?

Você é apaixonado por essa profissão?

Não vou aqui fazer você desistir ou ficar explicando o que é ser um corretor de imóveis, pois isso você encontra aos montes na internet. Aqui eu irei lhe apresentar uma forma diferente de ver o universo imobiliário.

TREINAMENTO Q.R.

CORRETOR Q.R.

Quebra Regras,

Você precisa verificar seus resultados a partir das suas ações. Obviamente você sabe que é um empreendedor. Um empreendedor precisa investir dinheiro em ações que melhorem a visibilidade dos seus produtos e serviços. Um corretor imobiliário precisa gastar sem pena, sim, gastar em treinamentos, em propagandas, em anúncios E ISSO CUSTA DINHEIRO.

Não tenha medo de investir em campanhas que irão atrair leads fortes, nem em outras plataformas de divulgação dos serviços imobiliários. Um dos principais sinais de sucesso é ser empreendedor desapegado e organizado. Você não vai precisar ficar indo atrás de clientes, pois as suas ações lhe trarão os melhores clientes.

Por mais preparado que se sinta tecnicamente, você precisa treinar, melhorar sua comunicação verbal e sua postura. Tom de voz, vocábulo refinado, escrita que cause administração e espanto positivo, isto é, sua escrita, seja em um script para um anúncio ou em uma mensagem de WhatsApp, você precisa melhorar sua escrita; e você sabe que pode melhorar.

Um bom corretor imobiliário é aquele que sempre está vendendo e fechando bons negócios; entretanto, um corretor de imóveis de excelência é a referência em sua região por ter se tornado especialista em pessoas para entender e atender; depois, então, vender.

Corretora imobiliária mostrando o interior de uma casa para um casal de clientes.
polinaloves / Shutterstock

O mercado tradicional repete os erros do passado, deixando de oferecer um treinamento correto e avançado nas imobiliárias. Estamos, então, falando que o treinador do futuro será você, corretor Q.R.

Um corretor Quebra Regras não perde tempo com coisas insignificantes, pois seu tempo vale ouro. Portanto, leiam livros em vez de perder tempo com coisas sem importância. Se você não se cobrar, por mais que esse papel seja do seu gerente, se não estiver motivado, você vai sair.

O universo é cheio de possibilidades, portanto, nunca se feche em fazer aquilo que não te traga prazer na vida de verdade. Certa vez, um amigo abandonou a cidade grande e a profissão para ir viver no interior de Mato Grosso, perto das montanhas, no campo, para ficar perto da natureza e cuidar de animais e da roça. Ele havia me relatado que precisava mudar de vida, pois até ganhava bem, porém era infeliz e resolveu mudar de vida fazendo uma mudança radical.

A vida é única e precisamos amar as coisas que fazemos, bem como os locais onde frequentamos e pessoas com as quais nos relacionamos.

O corretor imobiliário Q.R. não perde tempo, cria oportunidades. Todo corretor que ama a profissão também é um corretor de sucesso.

Você precisa estudar os produtos, saber os processos técnicos e ter visão diferenciada em relação a solucionar problemas complexos do seu dia a dia. Habilidade e organização de sistema, para saber acompanhar o andamento das etapas de cada ação diária.

Será que você hoje tem um sistema organizado e que você pode dominar tudo dentro desse sistema? Você tem feito captação de imóveis com qualidade? Seus clientes, hoje, teriam coragem de indicar você para os amigos deles?

Tecnicamente você precisa ser a solução do problema do seu cliente. Eles chegam cheios de dúvidas e medos, logo, é seu o papel de oferecer um atendimento de excelência mostrando a realidade do mercado imobiliário atual. Nunca omitir informações, mas também, tenha equilíbrio e jogo de cintura para não perder o cliente no diálogo.

O conhecimento é sua maior armadura contra as armadilhas dos infortúnios da profissão. Portanto, leia livros e artigos para poder melhorar seu vocabulário e elencar novos saberes.

Um corretor de imóveis deve saber tudo sobre aquisição e construção, terrenos, metragem, apartamentos, enfim, sobre todos os tipos de transações imobiliárias.

Você precisa entender sobre leis, neste sentido, para o seu ramo, leia livros de direito imobiliário e Civil. Um corretor Q.R. domina todas as etapas, desde o primeiro atendimento até uma visita ao imóvel, sabendo de fato apresentar o imóvel, bem como as etapas burocráticas das documentações.

Muitos corretores não querem aprender as etapas de documentações em um contrato, quiçá os processos dentro dessas etapas. Existem compras de imóveis que o corretor deverá ir aos cartórios e muitos deixam essa etapa para o gerente ou evitam esses tipos de negociações. Infelizmente não irão muito longe na carreira, pois é preciso treinar e estudar muito sobre essas etapas.

Todos os dias, você lida com clientes diferentes e, ainda assim, encontra dificuldade em atender clientes problemáticos. Você talvez nem saiba como funciona uma negociação de um imóvel alto padrão. Perde tempo e dinheiro assistindo coisas novas nas redes sociais e perde de treinar.

Você deve saber negociar todos os tipos de imóveis e dominar as transações imobiliárias. Estude, leia e se qualifique para não ser um simples corretor na multidão.

Corretor imobiliário sentado à mesa com um casal de clientes, explicando-lhes sobre o imóvel a partir de um papel.
REDPIXEL.PL / Shutterstock

Divida seu tempo para captar imóveis, atender os leads que chegam na parte da manhã. Também atenda os leads na parte da tarde quando chegarem até você. Sabemos que, no dia a dia na vida de um corretor imobiliário, as coisas acontecem numa dinâmica que foge uma rotina robótica de tarefas. Neste sentido, seja o mais organizado possível, sabedor de que, mesmo quando você planeja no dia seguinte fazer isso ou aquilo, inevitavelmente vai acontecer alguma situação que você precisará dar maior atenção.

Essa dinâmica é o que você precisa dominar, desde as técnicas de divulgação dos serviços imobiliários até os detalhes em um fechamento de contrato. Não seja mediano, seja curioso para aprender; portanto, pergunte.

Outra questão é que você precisa eliminar o vício de linguagem, substituindo por uma linguagem mais encantadora no sentido de falar e palavrear causando efeito inédito para seus clientes, a fim de encantar, extrair dele admiração. Nunca deixe de ler livros, muitos livros. Separe 2 horas pela manhã ou 1 hora para ler um livro, repetindo esse método à noite por 1 hora, antes de dormir, durante, no mínimo, 5 dias na semana.

Isso te dará muito repertório para arrumação e retórica. Não seja um mero sofista, seja o palestrante que dialoga com o cliente e convence, converte, cria estratégias de perguntar para depois segurar o cliente. Leiam psicologia e neurociência. Indico Pedro Calabrez.

Um corretor imobiliário deve ter orgulho da profissão e, se tiver seu crachá da imobiliária ou particular, ande com ele para que pessoas te reconheçam como um corretor. Uma estratégia muito boa que usei em algumas ocasiões, pois também sou corretor Imobiliário, é a seguinte: quando estou com um amigo ou familiar andando na rua, ou paro em uma padaria, comércio, fila de banco, entre outros, eu costumo puxar conversa falando sobre as vantagens do mercado imobiliário atual em relação aos tipos de negócios. Certa vez, falei sobre um apartamento que consegui fechar negócio do qual, o meu cliente não precisou dar sinal na entrada e dividimos o restante, deixando claro a vantagem de adquirir um imóvel no financiamento. Uma pessoa ao lado, ouvindo a conversa, não se conteve e veio me procurar na saída do estabelecimento, me perguntando como poderia fazer para aplicar um investimento em um imóvel de forma segura. Eu obviamente o ganhei no diálogo e ele fechou negócio comigo dias depois.

Você, corretor, deve viver isso de forma equilibrada. Dê atenção a sua família nos finais de semana, evite ficar falando só de assuntos imobiliários, pois tudo em excesso enjoa. Tenha equilíbrio e discernimento para saber que debaixo do sol há tempo para quase tudo. Cuide de suas redes sociais, verifique o que pode ser melhorado, pois até você descansando em um final de semana, suas redes sociais trabalham por você. Impulsionar suas publicações no marketplace é muito importante, bem como no Instagram e OLX, entre outros.

Esteja em movimento. Faça ações, se comunique com os correspondentes bancários, com as construtoras e estude os lançamentos e produtos. Organize seu funil de clientes.

Procure ser mais atento nos detalhes das suas ações, evitando perder tempo com coisas sem importância. Seja estratégico. Esteja próximo dos corretores de sucesso. Se você precisar ganhar mais bagagem de experiência com documentação e parte burocrática, sugiro que converse com a direção da sua imobiliária, que você tem o desejo de se tornar gerente. Mesmo que por um período mínimo de 3 anos, só para você ganhar carcaça para negociar diversos tipos de situações que acontecem aos montes em uma imobiliária.

Saiba fazer cálculos para cada tipo de empreendimento. Aprenda sobre amortização, sobre taxas de evolução de obra, documentações que você precisará ter a expertise para resolver em cartório, bem como aprenda os valores, cálculos de taxas e a quantia que o cliente vai precisar pagar ao aceitar que seja feito o processo das documentações para contratação de serviços imobiliários.

Aprenda a fazer avaliação de imóveis e cobre por isso, pois você está vendendo seu horário e isso custa tempo, logo você precisa dar seu valor para realizar uma avaliação de imóveis. Claro, tenha o brio de ser organizado no sentido de gerar para o cliente um documento impresso ou por e-mail, com todas as informações em detalhes dessa avaliação. Não existe um modelo universal desse tipo de documento. Você precisa ser claro, técnico e perito, dominando todo o processo, desde a medição de metro quadrado, passando pela soma de área externa, até mesmo no tocante à percepção dos imóveis na região, que te darão uma melhor dimensão de valor, levando em conta os imóveis vizinhos e a estrutura do imóvel avaliado. Ponha seu nome, número do seu CRECI e evite colocar o nome da sua imobiliária, a menos que a sua ida ao imóvel tenha sido pedido à sua imobiliária que indicou você. Mas se for de forma avulsa, ponha somente seus dados de corretor e mete bronca, capricha na descrição da avaliação no documento. Isso te dará credibilidade e retorno.

Seja caprichoso ao fazer uma captação de imóveis, visto que também é de sua responsabilidade trazer ao sistema interno da sua imobiliária, fotos de boa resolução e dados mínimos e detalhados do imóvel. Saiba manter o valor de margem de negociação. Converse com o proprietário para que tudo fique bem acordado para uma negociação de excelência. Domine o imóvel que você captou e, periodicamente, divulgue.

Enfim, poderíamos ficar aqui por muitas horas para tratar de temas imobiliários, por exemplo, o que é uma permuta, um calção, uma hipoteca, entre outros, mas vou deixar você ler sobre esses temas em outras plataformas. Espero que saia do vício de fazer sempre as mesmas coisas sem mudar, sem inovar. Seja um corretor incrível, exclusivo no sentido de passar a impressão ao cliente de que você não é um meio, e sim, um fim!!!

Você também pode gostar

Seu cliente precisa ter consciência do compromisso de querer dele, que não é suficiente sem comprometimento com as etapas de um processo até um fechamento de negócio.

A crise não se nega, se atropela. Abandone velhos hábitos. Na relação com seu cliente, não há espaço para você achar que sabe tudo. Ouça, tenha paciência e não seja amador. Um corretor Q.R. nunca perde o cliente, ganha amigo para depois vender.

Entender para oferecer. Ser Corretor Quebra Regras é dar porrada no que sei e amar o que não sei. Desafio o modelo atual e agarro o desconhecido para oferecer soluções achadas a partir do estudo.

Email: dyson.11.monteiro@hotmail.com

Siga minhas mídias sociais abaixo.

Facebook Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Instagram Nilo Deyson

Consultor imobiliário Nilo Deyson

Sobre o autor

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou filósofo, escritor, poeta, colunista e palestrante.
Meus trabalhos culturais estão publicados em diversas plataformas. Tenho obras e livros publicados.

Podem também pesquisar no Google: filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou uma incógnita que deve ser lida com atenção e talvez somente outras gerações decifrem meu espírito artístico. Sou muitos em mim e todos se assentam à mesa comigo. Posso não ser uma janela aberta para o mundo, mas certamente sou um pequeno telescópio sobre o oceano do social.

Contato:
Email: dyson.11.monteiro@hotmail.com
Site: rota-om.com.br/
YouTube: FILOSÓFO NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
Instagram: @nilo_deyson_monteiro_pessanha
Facebook: Nilo Deyson Monteiro Pessanha