Autoconhecimento

10 passos diários para uma vida menos estressante

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Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Quem vive em cidades grandes provavelmente possui uma rotina lotada de afazeres. Trabalho, casa, faculdade e centenas de atividades extras compõe a jornada de muita gente, que ao final do dia pensa apenas em relaxar e esquecer por um tempo que vive nessa loucura. Mas será que é possível manter-se bem em meio a esse turbilhão e levar o ritmo com menos tensão? Separamos dez passos para que você desfrute da vida com mais calma e com menos estresse.

Planejamento e organização

Pessoas desorganizadas tendem a serem as que mais sofrem com o estresse. Se planejar é o primeiro passo para quem busca qualidade de vida e de tempo. O velho hábito de fazer listas e colocar nelas a descrição exata do que é preciso ser feito ainda é uma excelente opção de gerenciamento de tempo. Compras, tarefas domésticas, compromissos, exercícios… Não importa a ocupação, classifique-as de acordo com o grau de relevância e horário. Para não se sobrecarregar, faça uma lista com seus deveres do dia e não da semana. Isso fará com que você se concentre em uma tarefa de cada vez e não desvie a sua atenção.

Reserve um tempo para si mesmo

Disponha alguns minutos para poder cuidar de você. Deixar reservado a roupa que você vestirá no próximo dia, arrumar os sapatos, preparar uma receita gostosa, hidratar os cabelos, enfim, uma porção de ideias está à sua espera.

Aproveite as pequenas coisas

Aquela sensação de ligar um botão e deixar tudo fluir no automático é mais comum do que se imagina. Muitas pessoas estão vivendo nessa situação e nem se dão conta de quantas possibilidades perdemos com essa falta de conexão. O motivo? É que elas não praticam a presença. Mas o que seria isso? Correr demais pensando no amanhã, remoer os acontecimentos ocorridos em instantes atrás, andar com pressa sem necessidade e tantos contratempos que parecem até um cenário de filme hollywoodiano em que a mocinha corre para encontrar o mocinho. Antes fosse isso, tem quem corra sem saber o porquê, então essa é a hora de parar, desacelerar e aproveitar as pequenas coisas que surgem no caminho. Mantenha o foco no que está sendo executado, se concentre e aprecie a ocasião.

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Pratique exercícios físicos

Falar que praticar exercícios físicos traz benefícios não só ao corpo, mas também para a mente já virou uma espécie de clichê. Agora, o negócio é colocar em prática! Reserve de dez a quinze minutos para fazer uma boa caminhada ou se preferir, vá à academia. O essencial é que você se movimente! O estresse vai diminuir, a disposição aumentará e de quebra as curvas ficarão em forma.

O poder do riso

Estar sempre de mau humor não é bom para ninguém, não é mesmo? Quem é que aguenta conviver com alguém que só vive de cara fechada? Sorria! O riso libera no organismo a endorfina, que é responsável pelo alívio do estresse, no aumento de prazer, diminuição de dores, além de melhorar o humor.

Se refugie na natureza

Nada melhor do que recarregar as baterias após uma semana de cansaço, ainda mais se as pilhas forem abastecidas em um ambiente repleto de verde. Praia, cachoeira, fazer trilha, acampar e escalar… São diversas opções acessíveis que você pode escolher conforme o seu estilo. A natureza tem um poder tão absoluto quando falamos a respeito de reflexão, positividade e gratidão. Olhe ao seu redor, contemple toda essa imensidão e sinta a paz proporcionada por essa força maior.

Respire corretamente

Respiramos porque estamos vivos, mas esse simples ato, quando feito corretamente, pode trazer várias vantagens: equilíbrio e diminuição da ansiedade, estímulo da circulação sanguínea, controle de peso, oxigenação do cérebro, melhoria na digestão, dentre uma série de benfeitorias. Quando estiver ansioso, respire profundamente e lentamente por cerca de cinco minutos, isso já é o suficiente para recuperar o fôlego.

Meditação diária

Meditar causa apenas coisas fantásticas à sua saúde e é tão simples quanto pintam por aí. Não caia nessa de ficar sem pensar ou percorrer por outra dimensão ao praticá-la, apenas sente em um local tranquilo e confortável e feche os olhos. Deixe rolar o que estiver sentindo, os pensamentos, e foque no presente. Aqui, a respiração correta é fundamental e é indispensável que se atente a ela. Inspire e expire devagar sentindo o comprimir de seu abdômen ao soltar o ar. Faça o processo algumas vezes e tente introduzir a prática todos os dias.

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Mantenha um diário

Escrever é uma das coisas mais maravilhosas que você pode fazer por si mesmo. Aquele velho costume da adolescência em colocar no papel as dores e as delícias dessa fase, também podem ser revividas em na fase adulta. Talvez não na mesma intensidade, é claro. Porém, anotar os planos, os sonhos, as vitórias e o quão grato você é pela vida, é uma forma extraordinária de enxergar o seu sucesso e as conquistas que obteve até agora. Celebre, divirta-se com o simples e registre o que for de seu agrado. Não tenha vergonha e nem preconceito.

Qualidade de sono

Dormir bem é primordial para o bom funcionamento de nosso organismo. Se programe ao máximo e tente descansar oito horas diárias, que são recomendadas por especialistas. Em muitos casos, esse período pode variar devido ao metabolismo de cada um.


Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

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