Energia em Equilíbrio Florais de Bach

Florais: O uso de plantas na saúde

Bach flower essence with violet and red chestnut on wooden background
Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel

As antigas civilizações utilizavam diversas plantas para compor medicamentos que auxiliassem a cura de diversos problemas de saúde.

Não há um consenso sobre quando isto começou. Talvez na pré-história, com a observação de que, quando certos animais ingeriam certas plantas quando não pareciam estar se sentindo bem, logo recuperavam suas energias.

O conhecimento, passado através das gerações, era tido como sagrado, desvendado apenas para os sacerdotes e xamãs, e transmitidos de forma oral aos discípulos, após inúmeras provas que atestassem sua dignidade e valor. As forças da Natureza, bem como seus elementos, eram o campo do sobrenatural: o mundo era cheio de mistérios, não se compreendiam as leis e mecanismos que regem o mundo natural. Para o ser humano, o que fazia bem era considerado um “espírito” ou “deus” amigo; o que causasse mal, era atribuído aos “demônios” e deveriam ser anulados através de poderosos rituais.

Cada planta e erva tinha um período certo para ser colhida, com muita reverência pelos “espíritos” que as habitavam. Se alguma dessas regras não fosse cumprida, não apenas o xamã ou sacerdote iria ser punido, mas toda a tribo ou comunidade que fizesse uso de poções preparadas de modo incorreto.

Durante muito tempo, a medicina e a superstição caminhavam muito próximas. Na Idade Média, os alquimistas foram responsáveis pela descoberta de vários componentes químicos: porém a magia, o medo dos poderes extraterrenos continuou a apavorar as pessoas. Assim, o conhecimento era ainda restrito a pequenos círculos ou investigadores solitários.

Durante o século XIX, começou uma era de descobrimentos e invenções em diversos campos: Matemática, Física, Química, Biologia etc.

A humanidade abandonava a ignorância, caminhando para entender e controlar o seu próprio destino.

A Medicina se desenvolve extraordinariamente, pois com a migração das pessoas dos campos para as cidades, em condições precárias e superlotadas, favoreceu a proliferação das doenças infecciosas e também as relacionadas com a má nutrição. Foram obtidos importantes avanços com o conhecimento da anatomia humana e prevenção de doenças. 

Mas o conhecimento ancestral não pode ser simplesmente colocado à margem do progresso das ciências. Ele precisa ser integrado às descobertas científicas, pois o que se verificou com estes avanços é que, muitas vezes, o conhecimento se torna tão específico que se preocupa em tratar e lidar somente com sintomas – ao invés das causas – e compartimentar o ser humano – ou seja, não entendê-lo como um todo, constituído de diferentes aspectos que devem ser levados em conta quando assunto á a saúde integral do organismo.

Assim, temos os pioneiros que procuraram trazer aos dias atuais certas informações e conhecimentos, fruto de séculos de experimentação prática, que estariam se perdendo, frente  às modernas técnicas de cura. Esta não foi uma jornada fácil, pois a comunidade científica se fechou diante desta possibilidade de integração.

a dropper with flower essence and some pink broom flowers on a p Pessoas como o Dr. Edward Bach, o descobridor do sistema floral que leva seu nome,  foram corajosas ao retomar o uso das plantas – retomando a noção do lado sutil da matéria, que permeia todas as coisas. Para ele, o ser humano deve ser tratado, não a doença.

Os florais trazem o equilíbrio  das emoções e transformam ideias mentais negativas em positivas, complementando qualquer tratamento (alopático, homeopático ou holístico), sem contraindicações, efeitos colaterais ou reações adversas.

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel