Energia em Equilíbrio Saúde Integral

“Forest Bathing”, a técnica que promete melhorar a sua saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você sabe que o contato com a natureza acalma, agora imagine tomar um “banho de natureza”. A Forest Bathing, a técnica que promete melhorar sua saúde é amplamente difundida no Japão. Quer saber o que é e quais são seus benefícios? A gente explica tudo para você.

Os benefícios do Forest Bathing

Esse banho de natureza consiste em caminhar em meio as árvores, respirar ar puro e desligar-se da agitação e dos problemas. O Forest Bathing, forest (floresta), bathing (banho) integra o programa de saúde pública no Japão desde 1982. Não é de se estranhar, visto que os japoneses adoram programas ao ar livre, como passear e fazer piqueniques em parques.

Além do relaxamento, a inspiração do ar puro permite a inalação de óleos essenciais, principalmente o phytoncide, que protege as árvores de insetos e germes e também atua em nosso sistema imunológico. A naturóloga, Gabriela Jaccoud, explica que a prática ajuda a regular a pressão arterial, regula os batimentos cardíacos, melhora quadros patológicos em geral, aumenta a concentração e diminui a quantidade de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

O aval da ciência sobre o banho de floresta

O Centro de Ciências Meio Ambiente, Saúde e Ciências do Campo da Universidade de Chiba (Japão) monitorou 280 pessoas na faixa dos 20 anos durante o Forest Bathing. Os pesquisadores mediram o nível de cortisol, pressão arterial, pulso e frequência cardíaca antes e durante os 30 minutos de banho de floresta. Os pesquisadores comprovaram que o contato com a natureza reduz consideravelmente o nível de cortisol, frequência de pulso e pressão arterial.

A Nippon Medical School, em Tóquio, também estudou a ação positiva do Forest Bathing sobre o organismo. Entre 2004 e 2012 foram gastos cerca de US$ 4 milhões em pesquisas lideradas pelo professor Qing Li, os pesquisadores analisaram células exterminadoras naturais, as chamadas células NK do organismo, antes e depois do passeio na floresta. Após a caminhada, os cientistas perceberam que as NK agiram mais rapidamente nas células responsáveis pela formação de tumores.

A Forest Bathing traz paz para a sua vida. Quer mais dicas para entrar em contato com a natureza? Confira em nosso site!


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]