Energia em Equilíbrio Saúde Integral

“Forest Bathing”, a técnica que promete melhorar a sua saúde

45234716 - when will it grow? curious little boy helping his father to plant the tree while working together in the garden
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você sabe que o contato com a natureza acalma, agora imagine tomar um “banho de natureza”. A Forest Bathing, a técnica que promete melhorar sua saúde é amplamente difundida no Japão. Quer saber o que é e quais são seus benefícios? A gente explica tudo para você.

Os benefícios do Forest Bathing

Esse banho de natureza consiste em caminhar em meio as árvores, respirar ar puro e desligar-se da agitação e dos problemas. O Forest Bathing, forest (floresta), bathing (banho) integra o programa de saúde pública no Japão desde 1982. Não é de se estranhar, visto que os japoneses adoram programas ao ar livre, como passear e fazer piqueniques em parques.

Além do relaxamento, a inspiração do ar puro permite a inalação de óleos essenciais, principalmente o phytoncide, que protege as árvores de insetos e germes e também atua em nosso sistema imunológico. A naturóloga, Gabriela Jaccoud, explica que a prática ajuda a regular a pressão arterial, regula os batimentos cardíacos, melhora quadros patológicos em geral, aumenta a concentração e diminui a quantidade de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

O aval da ciência sobre o banho de floresta

O Centro de Ciências Meio Ambiente, Saúde e Ciências do Campo da Universidade de Chiba (Japão) monitorou 280 pessoas na faixa dos 20 anos durante o Forest Bathing. Os pesquisadores mediram o nível de cortisol, pressão arterial, pulso e frequência cardíaca antes e durante os 30 minutos de banho de floresta. Os pesquisadores comprovaram que o contato com a natureza reduz consideravelmente o nível de cortisol, frequência de pulso e pressão arterial.

A Nippon Medical School, em Tóquio, também estudou a ação positiva do Forest Bathing sobre o organismo. Entre 2004 e 2012 foram gastos cerca de US$ 4 milhões em pesquisas lideradas pelo professor Qing Li, os pesquisadores analisaram células exterminadoras naturais, as chamadas células NK do organismo, antes e depois do passeio na floresta. Após a caminhada, os cientistas perceberam que as NK agiram mais rapidamente nas células responsáveis pela formação de tumores.

A Forest Bathing traz paz para a sua vida. Quer mais dicas para entrar em contato com a natureza? Confira em nosso site!


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]