Alimentação de animais Pet - Animais de estimação

Gato pode comer ração de cachorro?

Imagem de um lindo gato comendo sua ração disposta em um lindo pote de porcelana na cor azul com girassol amarelo.
Alexas_Fotos / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Escolher a ração ideal para seu bichinho de estimação pode ser uma tarefa árdua. São muitas opções de marca no mercado, além dos vários tipos. Também, às vezes pode acontecer de seu animalzinho não se adaptar ao novo alimento; seja porque este não agrada seu paladar, seja por estar muito acostumado a um tipo de comida inadequado para ele.

Não é tão incomum ver gatos serem alimentados com comida de cachorro, e vice-versa. No entanto, gatos e cães têm necessidade nutricionais bem diferentes um do outro. Tendo em vista a diversidade biológica entre os pets, as rações desses animais são pensadas de acordo com o organismo de cada um, priorizando certas substâncias em vez de outras, conforme a necessidade do animal.

Então, se você pensa em substituir a ração habitual de seu gato por uma ração canina, ou se você já notou que seu gato costuma comer grandes quantidades da comida de seu cão, preste atenção às dicas abaixo! Essa substituição de alimentos pode provocar problemas gastrointestinais, renais e hepáticos, os quais podem ser letais para seu bichano!

Onívoros e carnívoros

Uma das principais diferenças entre os hábitos alimentares de cães e gatos está no fato de que os cachorros são animais onívoros, e os bichanos são estritamente carnívoros. Isso quer dizer que, embora os cães possam seguir uma dieta rica em carnes e proteína animal, eles conseguem aproveitar os benefícios das frutas, legumes e vegetais.

Por outro lado, os gatos, por serem exclusivamente carnívoros, precisam de uma quantidade muito maior de proteína e de gordura em seu organismo. Dessa forma, atente-se aos rótulos das embalagens de rações para gatos e verifique os valores nutricionais. Algumas podem trazer vegetais, como o arroz, em sua composição, mas em uma proporção menor do que em rações para cães.

Imagem de um lindo gato branco com manchas no tom marrom. Ele está pronto para se alimentar com a sua ração.
Congerdesign / Pixabay

Gatos precisam de taurina

Um dos componentes presentes nas rações para gatos (e ausente na maioria dos alimentos caninos) é a taurina. Esse aminoácido é extremamente importante para os gatinhos. Além de auxiliar no funcionamento do músculo cardíaco, ele exerce um papel essencial no bom funcionamento da visão, no sistema digestivo e também na reprodução dos bichanos. Como não produzem essa substância, eles a adquirem por meio da alimentação.

Uma dieta pobre em taurina pode levar a inúmeros problemas na saúde de seu felino. Os gatos que costumam se alimentar frequentemente de ração para cães, ou então aqueles alimentados por seus donos a partir de uma dieta vegetariana, têm maior propensão a desenvolver doenças. Entre elas, são listadas insuficiência cardíaca, alterações congênitas, baixa imunidade perda de visão.

Evitando que meu gato coma ração de cachorro

Donos de pets que têm gatos e cães convivendo no mesmo espaço podem se deparar frequentemente com esse tipo de problema. Uma maneira de evitar que seu bichano se alimente indevidamente com a ração de seu cachorro é estabelecer horários para a alimentação de cada um dos bichinhos.

No entanto, os gatos são conhecidos por não serem animais que se alimentam em horário fixo. Dessa forma, recomenda-se deixar pequenos potes com a ração para o felino espalhados pela casa. Você pode também definir um local de sua moradia para servir exclusivamente as refeições para seu cãozinho, evitando que o bichano se aproxime nesses momentos. Assim que seu cão terminar de comer, retire os restos de alimento da vasilha, higienizando-a bem. Dessa forma, os gatinhos não terão contato com restos desse alimento.

Você também pode gostar

Lembre-se de que a alimentação é a base para uma vida saudável de seu pet! Caso tenha mais dúvidas, procure um veterinário. Ele orientará você da melhor forma possível!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]