Nutrição

Frutas proibidas para os cachorros

portrait of a cute purebred puppy chihuahua eating fruit
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você mal pegou algo para comer e ele já está ali, babando do seu lado. Com aquele olhar de dar dó, não tem como resistir. Você pega um pedaço e joga para o seu cachorro. Comida sempre traz felicidade até para os bichos, não é mesmo?

Nem sempre.

O sistema digestivo dos cachorros é diferente do nosso e, por isso, alguns alimentos podem fazer mal para eles. Em relação às frutas, algumas delas podem ser bem prejudiciais. Veja quais você deve evitar dar ao seu cão:

Abacate

O problema no abacate para os cachorros é uma toxina chamada Persina. Os humanos são imunes a ela, mas os cachorros não. Até mesmo as folhas do abacateiro possuem Persina. Por isso, evite que o seu cão chegue perto de um pé de abacate. A ingestão da fruta pode dar diarreia e vômito no cachorro.

Cereja

Você pode dar a polpa da cereja para o cachorro, mas não a casca, o caroço ou as folhas da planta. Elas possuem cianeto, que pode dar complicações respiratórias e, em casos mais graves, até causar a morte. Então, tome cuidado!

Coco

O coco pode causar inchaço, dor de estômago e diarreia em cães. Isso no caso da fruta em si. No caso de alimentos feitos à base de coco, em pequenas quantidades pode até não dar nada. Mas evite dar a fruta ou a água de coco para o seu bicho.

Damasco

Assim como a cereja, a polpa do damasco pode ser ingerida pelos cães. Já o caule, as folhas e as sementes possuem cianeto e podem gerar problemas respiratórios graves.

Figo

As folhas e a planta do figo podem causar vômito, diarreia e inflamações na pele. A fruta pode dar reação alérgica em alguns bichos.

Groselha

Pode causar vômito, diarreia e problema nos rins do cachorro devido às suas toxinas. Se o seu cão consumir por acidente e caso não tenha nenhum desses sintomas, mesmo assim, é melhor levá-lo ao veterinário.

Laranja e limão

Não há problema com a ingestão de laranja e limão pelo cachorro. Mas o risco está na ingestão das cascas, sementes, folhas e caules das laranjeiras e limoeiros. Pode causar diarreia e vômito em seu cão.

Pêssego, ameixa e caqui

O problema dessas frutas não é a polpa nem a casca, mas o caroço. Esses caroços podem obstruir o intestino do animal, então, fique alerta caso ele coma algumas dessas frutas.

Maçã

A maçã sem casca, sem miolo e sem caroço não faz mal nenhum para os cães. O que pode ser prejudicial são as sementes, que possuem cianeto. Também encontrado em outras frutas, o cianeto é muito tóxico para cachorros.

Tomate

A polpa da fruta não faz mal ao animal. Já o caule e folhas podem causar problemas de estômago. Então, é melhor prevenir e não deixar seu cão comer essas partes.

Uva e uva-passa

Pode causar sérios problemas nos rins dos cachorros. Por isso, é uma das frutas que mais devem ser evitadas. Tenha muito cuidado para o seu cão não chegar perto delas!

Essas são algumas informações básicas sobre quais frutas devem ser evitadas pelos cachorros. Para ficar melhor informado(a) em relação à alimentação de seu cão, levando em conta também a raça e a idade dele, aconselhamos sempre a procura de um veterinário.


  • Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]