Nutrição

Frutas proibidas para os cachorros

Cachorro cinza mordendo uma abóbora.
Zanna Pesnina / 123rf
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ter um cachorro é ter um melhor amigo para toda a vida. Até as bagunças que ele pode fazer na nossa casa são gratificantes e nos divertem, depois que conseguimos arrumar tudo. Eles trazem alegria, alto astral e as melhores energias para qualquer ambiente, para famílias grandes ou pequenas, para quem vive sozinho ou acompanhado.

A primeira coisa que buscamos quando um cachorro entra para a família é a alimentação mais adequada para o bichinho. A ração é a regra e, se for de boa qualidade, poderá nutrir o seu animal com tudo de que ele precisa. Porém, sempre queremos fazer um agrado para o nosso amigo e precisamos nos certificar de que faremos isso com segurança e responsabilidade.

No mercado, existem muitas opções de ossos e de petiscos que eles podem saborear, mas alimentos naturais, que podemos comprar na feira, são ainda mais nutritivos para os cachorros. Nesse cardápio, então, podemos acrescentar as frutas. Refrescantes, adocicadas e fáceis de mastigar, elas são como uma sobremesa que a natureza preparou para todos os seres.

Se você tem um cachorro ou está pensando em ter um, no entanto, é importante prestar atenção nas frutas que você vai oferecer ao seu bichinho. A seguir, veja quais são as opções que eles podem comer e quais eles devem evitar. A partir disso, garanta que seu amigo terá saúde, diversão e prazer em cada refeição.

Frutas que cachorros não podem comer

A maioria das pessoas pode comer qualquer tipo de fruta. Em alguns casos, não gostamos do sabor, da textura ou somos alérgicos, então as evitamos. Entretanto, para os cachorros não funciona assim. Em primeiro lugar, elas não devem ser a base da alimentação do seu bichinho. Elas devem ser um petisco ou um agrado, não uma regra.

Imagem de uma pessoa dando um petisco de fruta para o cachorro
Kesinee Khaikaew / Getty Images / Canva

Em segundo lugar, existem frutas que não são digeridas pelo organismo dos cachorros e podem trazer muitos malefícios para eles, ainda que você tenha uma boa intenção ao oferecê-las. A seguir, veja quais são as frutas que cachorros não podem comer.

1) Abacaxi: por ser uma fruta muito ácida, que às vezes traz complicações até para os humanos, o abacaxi não é recomendado para os cachorros. Ainda que ele não provoque problemas sérios, é possível que cause um desconforto estomacal muito grande.

2) Abacate: persina é o nome de uma substância que está presente no abacate e que faz muito mal para os cachorros. Ela pode causar diarreia, vômitos e problemas no coração a longo prazo, sendo essencial que você nunca ofereça esse alimento para o seu bichinho.

3) Carambola: a carambola pode parecer uma opção saborosa e refrescante para o seu cachorro, mas a verdade é que ela pode trazer complicações no rim do seu amigo. Então não ofereça a fruta em formato de estrela para ele.

4) Laranja e limão: assim como o abacaxi, a laranja e o limão são frutas muito ácidas para o seu cachorro. A ingestão desses alimentos pode provocar gastrite no seu bichinho, trazendo problemas digestivos para o animal que você tanto ama.

5) Uva e passas: ainda que sejam práticas de comer e pequenas, as uvas, tanto naturais quanto passas, podem ser muito prejudiciais para o seu cachorro. Ainda não se sabe qual é a substância presente na fruta que faz mal ao seu bichinho, mas é importante evitá-la.

Frutas que cachorros podem comer

As frutas que cachorros podem comer são muitas e você pode escolher a que tem sempre na sua casa para oferecer ao seu bichinho, como forma de agrado ou de petisco. Preste atenção à lista e faça a alegria do seu amigo.

Imagem de um cachorro comendo melancia
Randy Tarr Photography / Getty Images / Canva

1) Banana: saborosa e fácil de comer, a banana pode ser oferecida ao seu cachorro com parcimônia. O alto teor de açúcar na fruta pode causar obesidade, embora seja uma ótima opção de petisco.

2) Melancia: refrescante para os dias quentes, a melancia é uma fruta que você pode oferecer ao seu cachorro sem medo, mas lembre-se de tirar as sementes e a casca da fruta.

3) Morango: é importante que você deixe que o seu cachorro coma morango sem exagerar, porque essa fruta é ácida e pode trazer problemas ao estômago do seu bichinho, se ingerida em grande quantidade.

4) Manga: sem casca e sem caroço, o seu cachorro pode saborear pedaços de manga com tranquilidade. Rica em vitaminas e adocicada, será uma ótima opção para o seu bichinho.

5) Kiwi: retirando a casca, o kiwi pode ser ingerido pelos cachorros para facilitar a digestão deles. Se você puder, experimente a fruta antes para ter certeza de que ela não está muito amarga ou de que ela já está madura.

6) Melão: rica em água, vitaminas e fibra, essa fruta é uma opção saborosa e refrescante para o seu cachorro. Lembre-se de tirar a casca e as sementes e ofereça em pedaços para ele.

7) Goiaba: sem casca, a goiaba pode ajudar a controlar um evento de diarreia no seu cachorro. Não é necessário tirar as sementes, mas corte em pedaços pequenos para facilitar na hora de mastigar.

8) Jabuticaba: essa fruta é um exemplo de alimento que pode ser oferecido ao seu cachorro sem exageros, com casca e com semente. Ela pode auxiliar na digestão, além de promover uma sensação de saciedade.

9) Caju: sem a castanha e com moderação, o seu cachorro pode comer caju. É uma fruta ideal para fortalecer a imunidade do seu bichinho, fornecendo ferro e vitamina C ao organismo dele.

10) Pitaya: se você quer fornecer uma experiência gastronômica para o seu cachorrinho, experimente a pitaya. Ofereça para ele sem casca, só a polpa, e escolha uma que esteja doce, para tornar tudo mais prazeroso.

Pode dar frutas para cachorros filhotes?

Enquanto os cachorros são filhotes, existem algumas restrições em relação ao tipo de ração e aos petiscos que eles podem consumir, porém isso não se aplica às frutas. Desde pequenos, os cachorros já podem comer frutas, desde que seja em uma quantidade controlada, porque as frutas em excesso podem tirar a fome do animal, impedindo que ele se alimente corretamente de alimentos mais nutritivos.

Você também pode gostar

Agora que você já sabe como fazer um agrado ao seu cachorro de maneira natural, você só precisa riscar da lista de mercado as frutas que ele não pode consumir e acrescentar aquelas que ele pode provar. Veja de quais ele gosta mais e crie um cardápio colorido, suculento e muito saboroso para o seu amigo.


Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]