Cristaloterapia

Tudo sobre o cristal de Jaspe Vermelho

Pedras, fragmentos e gemas de jaspe vermelha.
alexandernedviga / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Algumas pedras são apaziguadoras e tranquilizadoras, já a jaspe vermelha não – ela é a pedra da força e da atitude, pois em muitos momentos da vida é disso que precisamos. Conheça um pouco mais sobre essa pedra tão poderosa.

O que é a jaspe vermelha?

A jaspe vermelha não é uma pedra rara nem cara, ela possui um valor acessível e é abundante, já que ele é uma variação do grupo dos silícios. Ele é um cristal completamente opaco e de cor vermelha, ou seja, está relacionado a energias de ação, movimento, força e vitalidade. Ela pode ser encontrada em forma bruta ou rolada.

Os judeus acreditavam que a Jaspe era a pedra fundamental da Nova Jerusalém, os antigos romanos tinham a crença de que ela afastava os espíritos ruins e na Grécia antiga ela era símbolo de harmonia e bênção para um matrimônio feliz.

É encontrada aqui no Brasil e também em países como África do Sul, França, Índia, Austrália e Madagascar. Ela é extraída do solo, em minas em diferentes regiões desses países.

Significado da jaspe vermelha

A jaspe vermelha está conectada ao primeiro chakra, o chakra básico.

Energeticamente, ela é a pedra da força, da proteção contra maus-olhados e energias ruins, também trabalha sobre a ativação da energia e movimentações no dia a dia. Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico e o corpo em geral, traz segurança, coragem e iniciativa. Como é uma pedra estimulante, também é afrodisíaca e aflora a energia sexual.

A jaspe vermelha é a pedra ideal para te ajudar a sair da procrastinação e estagnação, pois é a pedra da praticidade e atitude.

Gemas de jaspe vermelha.
あおもりくま、Aomorikuma / Wikimedia Commons / Eu Sem Fronteiras

Já espiritualmente, ela funciona como um escudo para ataques energéticos e demônios malignos, atua contra inveja e mau-olhado, é uma pedra protetora.

Seu significado quando utilizada como decoração é a proteção do ambiente, e quando usada como joia traz fortalecimento pessoal.

Efeitos terapêuticos

Emocional: ele não é um cristal recomendado para curar problemas relacionados à ansiedade, como a gastrite, por exemplo, porque ele não é um cristal tranquilizador, e sim de movimento, energia e ação. Ela é a pedra da praticidade e da resolução de problemas, portanto seria uma boa escolha para momentos de impasse ou indecisão, momentos de conflito interno.

Espiritual: a jaspe vermelha é uma excelente escolha para aqueles momentos em que estamos estagnados e com muitas tarefas no dia a dia, já que ela nos traz vigor e força.

Físico: ela pode ajudar a melhorar o sono e a regular a pressão arterial, aflora a energia sexual e é indicada para mulheres grávidas, por estarem passando por mudanças bruscas. Ela age sobre complicações em órgãos como fígado, baço, estômago e rins.

Gema de jaspe vermelha com esporos coloridos.
あおもりくま、Aomorikuma / Wikimedia Commons / Eu Sem Fronteiras

Usos e aplicações

Por ser uma pedra de proteção, é ideal que ela fique posicionada em um ponto fixo, como na entrada de sua casa, por exemplo – pode ser em forma de pirâmide. Você pode também utilizá-la como amuleto em um chaveiro ou carregá-la consigo em seu bolso direito.

Ela também pode ser utilizada na meditação, sentando-se sobre ela ou colocando uma embaixo de cada pé com a intenção de adquirir mais movimento e ativação do seu fluxo de produtividade.

Pedras vermelhas como a jaspe devem ser utilizadas da cintura para baixo e no bolso direito ou colocadas do lado esquerdo da cama e não devem ser utilizadas por mais de três dias seguidos, pois podem trazer irritabilidade.

Como limpar e energizar a jaspe vermelha?

Essa é uma pedra pouco sensível e que não demanda uma frequência excessiva de limpeza. Para recarregá-la, 30 minutos no sol já são o suficiente e sua limpeza pode ser feita na água corrente com sal grosso ou apenas colocá-la na terra por 1 hora.

Você também pode gostar

Aproveite a jaspe vermelha para os momentos de desânimo e falta de iniciativa, ela é uma pedra poderosa e com certeza irá ajudar a te dar o empurrão inicial de que você precisa.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br