Comportamento Espiritualidade

Incenso de alecrim: tudo sobre o aroma da alegria

Imagem de vários incensos de alecrim dispostos sobre uma mesa de madeira. Apenas um deles está sendo queimado. Ao lado dois vasos de bronze decoram a mesa.
Vasilijus Bortnikas / Pixabay
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você já entrou em uma loja de artigos esotéricos ou foi até a casa de uma pessoa que tem a espiritualidade bastante desenvolvida, deve ter se deparado com um perfume singular no ar. É possível que você tenha visto até mesmo uma fumaça, em um local específico, e ficou se perguntando de onde ela vinha.

Os incensos são formados a partir de ingredientes aromáticos que liberam uma fumaça perfumada ao serem queimados. Normalmente, são elaborados como pequenas varetas, que podem ser fixadas em uma base de madeira, de pedra ou de cerâmica. São comumente utilizados em determinados rituais religiosos ou espirituais, em processos de meditação ou para limpar as energias de um ambiente.

Assim, os incensos podem apresentar uma série de aromas distintos. Entre eles, está o incenso de alecrim. A própria erva aromática em si, o alecrim, é muito utilizada na cozinha, em cosméticos e na aromaterapia, por ter um poder calmante e purificador.

Na forma de incenso, a vareta, ao ser acesa com fogo, irá liberar o perfume característico da planta, com uma fumaça sutil e quase imperceptível. Para entender os benefícios do incenso de alecrim para a sua vida, e as melhores maneiras de utilizá-lo na sua rotina, continue lendo o artigo!

Para que serve o incenso de alecrim?

O incenso de alecrim produz um aroma que pode trazer uma série de benefícios, seja para o corpo, para a mente, seja para um ambiente específico. A seguir, veja como ele atua sobre cada aspecto e se convença a experimentá-lo no seu lar!

Imagem de um incenso de alecrim queimando sobre um porta incenso disponível sobre uma pedra de granito na cor cinza. Sobre essa pedr uma linda flor na cor roxa.
Ian Lindsay / Pixabay

1) Benefícios do incenso de alecrim para o corpo

As partículas aromáticas do alecrim, que são liberadas com a queima do incenso, apresentam a capacidade de liberar a tensão do corpo, tendo uma propriedade calmante. Para atenuar a ansiedade ou uma sensação de medo intenso, o incenso de alecrim pode ser um importante aliado, além da medicação indicada, se for necessário.

Com esse poder calmante, o incenso de alecrim também facilita o desenvolvimento de um raciocínio lógico, sendo ideal para quem precisa de mais concentração na hora de estudar ou de trabalhar. Essa propriedade é uma facilitadora para processos de meditação, nos quais devemos refletir sobre os nossos problemas e encontrar um caminho para resolvê-los.

O alívio de problemas respiratórios é outro importante benefício do incenso de alecrim. Seu aroma fresco e natural faz com que as vias respiratórias sejam abertas mais facilmente, auxiliando na recuperação de resfriados. Com mais disposição, você ainda sentirá uma onda de alegria passando pelo seu corpo.

2) Benefícios do incenso de alecrim para a mente

A mente de uma pessoa pode ser muito prejudicada por uma carga energética negativa proveniente de outros indivíduos. Quando estamos em um local onde acontecem muitas brigas, onde as pessoas estão sempre estressadas e quando não há um momento para ficar em paz consigo, é provável que muitas forças ruins estejam tentando te atingir.

O incenso de alecrim tem como poder a limpeza energética de uma pessoa. Ele afasta as vibrações negativas para que a positividade possa tomar conta do que antes estava sendo afetado pela negatividade. O mau-olhado e a inveja também serão dispersados pela fumaça proveniente da queima do alecrim.

3) Benefícios do incenso de alecrim para o ambiente

Da mesma maneira que o incenso de alecrim promove a limpeza espiritual de uma pessoa, ele o faz em um ambiente que esteja poluído com negatividade. Locais onde eventos ruins aconteceram ou onde pessoas receberam notícias ruins, por exemplo, precisam ser higienizados com energias positivas. O aroma do alecrim pode fazer isso!

Imagem de um incenso de alecrim queimando sobre o incensário. Ao lado dele três vasos pequenos brancos dispostos sobre uma mesa de madeira. Nos vasos exista a plantação de alecrim.
JayMantri / Pixabay

Como utilizar o incenso de alecrim

Em primeiro lugar, para utilizar o incenso de alecrim, você vai precisar de um apoio para a vareta, que você pode encontrar em lojas de decoração ou em estabelecimentos de artigos para casa.

Depois, pegue um fósforo ou um isqueiro e acenda a ponta mais grossa do incenso, até que o fogo comece a consumi-la. Caso seja necessário, acrescente um papel por baixo do apoio que você escolheu para que as cinzas do produto não se espalhem pela sua casa.

Ao realizar esse processo, você terá acendido o seu incenso, e já vai começar a sentir o aroma do alecrim se espalhando pelo ar. Porém, existem maneiras mais específicas de utilizá-lo, dependendo do objetivo que você tem para esse aroma.

Se você quiser limpar as energias de um ambiente, deve tomar banho e vestir roupas brancas. Abra todas as janelas e caminhe com o incenso de alecrim pela sua casa, mentalizando somente boas vibrações. É importante que a fumaça passe por todos os cômodos que você deseja limpar.

Caso o seu desejo seja promover uma limpeza espiritual em você ou em um objeto, pegue o incenso pela ponta mais fina e circule-o pelo seu corpo, no mínimo três vezes. Conforme a fumaça se espalhar por você, a tranquilidade, a leveza e os bons pensamentos tomarão o lugar daquilo que está te preocupando. Assim, é possível se conectar consigo, auxiliando no seu processo de autoconhecimento durante a meditação.

Imagem de um incenso de alecrim queimando e disposto sobre um suporte decorado com uma flor de lótus feita em bronze.
Truthseeker08 / Pixabay

Você também pode gostar

Levando essas maneiras de uso em consideração, você pode usar o incenso de alecrim para meditar ou para promover a limpeza energética de um ambiente. Mentalizar pensamentos positivos enquanto você caminha com o incenso pela casa, por exemplo, é uma forma de oração que vai te ajudar.

O incenso de alecrim é um importante instrumento de purificação e de obtenção de clareza de pensamentos. Sendo utilizado corretamente, pode trazer inúmeros benefícios para o corpo, para a mente e para um ambiente. Experimente acrescentar essa fumaça aromática na sua próxima meditação ou na hora de limpar as energias de um espaço!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]