Ervas e Chás Nutrição

Chá de alecrim: conheça os benefícios e como prepará-lo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O alecrim é uma erva conhecida pelo seu inconfundível aroma, que agrada a maioria das pessoas, e é considerada a erva mais completa quando o assunto é beneficiar a saúde. Usado como tempero de carnes, complemento de pratos como batatas assadas com alho e em outras diversas receitas, o alecrim possui muitos benefícios ao organismo, mas poucas pessoas os conhecem. No ramo da mixologia, a erva está presente na produção de vários drinques, sendo usada como xarope, ingrediente de sabor e até mesmo na fabricação de destilados, como gim e alguns licores. Outra forma de consumo é o chá! O chá de alecrim é incrivelmente benéfico ao organismo, pois a planta também é considerada medicinal.

Você sabia que o chá desta planta tão acessível, que pode ser encontrada com facilidade e também cultivada no quintal da sua casa, tem o poder de aliviar dores de cabeça? Isso mesmo! Por ter substâncias bioativas, o alecrim é considerado um fitoterápico poderoso, então o seu chá traz muitos benefícios ao corpo. Conheça alguns dos seus benefícios:

Ramos de alecrim e da folha do alecrim dispostos em um prato branco de porcelana sobre uma mesa de madeira pintada de branco.
Imagem de gate74 por Pixabay

1 – Funciona como antibiótico

O alecrim possui algumas propriedades medicinais que agem como antibiótico, então tem eficácia comprovada contra algumas bactérias que causam infecção urinária, diarreia e vômito, mas lembre-se: o chá não substitui nenhum medicamento receitado por um médico especialista, apenas age aliviando o organismo e auxiliando no processo de cura.

2 – Auxilia a digestão e tem ação diurética

Por ser rico em cálcio, potássio, fósforo e magnésio, o alecrim beneficia quem deseja perder peso, pois estes minerais e estas vitaminas possuem ação diurética. O chá de alecrim é extremamente digestivo e diaforético, então alivia assim alguns sintomas de má digestão.

3 – Melhora a prisão de ventre

O chá do alecrim tem ação carminativa. Ele é indicado para pessoas com problemas de gases intestinais, que devem consumir diariamente algumas doses do chá para que ocorra a redução dos gases e, desta forma, fiquem livres deste incômodo.

4 – Alivia o estresse

O alecrim contém ácido carnósico, que possui propriedades antioxidantes essenciais para o nosso sistema nervoso. O chá de alecrim é conhecido por ter o poder de relaxar a musculatura e acalmar os nervos, já que aumenta o fluxo do sangue e estimula o cérebro.

5 – Dá vida aos cabelos

Além de ser consumido oralmente, o chá pode ser usado para lavar os cabelos, pois fortalece os fios capilares, auxilia no combate à caspa e também induz o crescimento dos fios, já que melhora a circulação, quando em contato com o couro cabeludo.

Plantação de alecrim em um vaso grande branco. O vaso está disposto sobre uma cadeira antiga feita de ferro.
Imagem de Couleur por Pixabay

6 – Beneficia o fígado

Quando ingerimos alimentos muito gordurosos, geralmente nos sentimos pesados e até mesmo enjoados. O chá de alecrim tem o poder de agir como um desintoxicante, melhorando o funcionamento do fígado e aliviando alguns dos sintomas causados pelo excesso de gordura, como dores de cabeça.

7 – Alivia os sintomas da gripe

O chá da planta é estimulante e muito indicado para controlar a tosse (é indicado também para aliviar crises de asma). Com efeito também expectorante, o chá de alecrim ameniza as tosses que são acompanhadas por catarros.

8 – Combate a anemia

Por conter grande quantidade de ferro, este chá é uma boa indicação para prevenir a doença. E se você já sofre com a anemia, tomar uma quantidade específica deste chá diariamente pode ajudar a melhorar os sintomas que a doença causa.

9 – Auxilia no controle da glicose do sangue

Baixar a glicose e elevar a insulina são mais dois poderes que o chá de alecrim possui. Ele ajuda a controlar o diabetes, mas não exclui o tratamento usual e a necessidade de manter uma dieta equilibrada.

10 – Previne a trombose

Para quem tem problemas circulatórios, o chá pode ser uma boa pedida por ter efeito antitrombótico. Ele age evitando a formação de trombos e, consecutivamente, a obstrução da circulação. Geralmente o chá de alecrim é indicado como tratamento fitoterápico após alguma cirurgia.

Agora que você já conhece 10 benefícios que o chá de alecrim pode trazer à sua saúde, é hora de aprender a receita para que você possa fazer em casa e usufruir de suas propriedades naturais! Veja a seguir:

Ramos de alecrim em flores e verdinhos. Estão dispostos dentro de um pote branco de porcelana.
Imagem de A_Different_Perspective por Pixabay

Ingredientes:

– 4g de folhas secas de alecrim;
– 150ml de água fervente.

Modo de preparo: adicione as folhas de alecrim na água fervente e deixe infusionar por um tempo entre 3 a 6 minutos (cobrindo o recipiente em que o chá estiver). Beba morno e sem adoçar.

Você também pode gostar

Obs: é indicado que você tome o chá de alecrim de 2 a 4 vezes por dia, sempre com moderação. Esta mesma receita pode ser utilizada para lavar os cabelos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]