Nutrição Veganismo

Ingredientes que substituem o ovo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Muito tem se falado sobre a carne ultimamente, principalmente pelas revelações a respeito de sua procedência e quais substâncias eram encontradas na produção do alimento. De fato, existem muitos questionamentos acerca do produto e polêmicas sempre estão em debate. Comer ou não comer carne? Eis a questão. O fato é que milhares de pessoas já adotam a dieta sem carne há anos e recorrem a alternativas diversificadas para substituí-la.

Ligados principalmente à causa animal, os vegetarianos são aqueles que excluem a carne de seu prato, dando espaço para ingredientes naturais. Em sua maioria, legumes, grãos, soja e muito carboidrato. E nesta categoria existem diversos nichos com conceitos distintos. Já os veganos, os mais radicais do grupo “não à carne”, eliminam de vez de suas vidas todo o consumo que for de origem animal. Ou seja, roupas, calçados, cosméticos. Tudo. Ah, mas não tem espaço nem para o ovo? Não. Eles não ingerem absolutamente nada que venha dos bichinhos. O que é diferente de alguns vegetarianos, que até consomem o ovo como opção.

Sempre há um alimento que ganha destaque em determinado momento. Sendo apontado como bom ou ruim, causador de doenças ou arma poderosa no tratamento de certos problemas, e assim a população vai alternando naquilo que se acredita ser o ideal. O ovo, que divide opiniões, foi considerado por algum tempo um vilãozinho mascarado em forma de colesterol. E, além dos veganos, existem pessoas que não são tão ligadas a ele. A verdade é que existem diversos ingredientes capazes de substituí-lo e que dão o mesmo resultado. Não é irreal preparar um menu com coisas gostosas e sem ovo. Mesmo que pareça distante a ideia de cozinhar tais receitas sem ele, confira algumas dicas abaixo e veja que é possível.

– Ao preparar massas, é preciso que os ingredientes fiquem com consistência homogênea, o famoso “dar liga”. Ao invés do ovo (neste caso uma unidade), você pode usar 2 colheres de sopa de amido de batata ou até mesmo o purê de batata;

– Para receitas de sobremesas, há duas escolhas bastante saudáveis. Para cada ovo, inclua a quantidade de 1/4 de xícara de ameixa seca amassada ou 1/4 de xícara de purê de maçã. Para texturas mais grossas, uma banana amassada é o ideal. E, se quiser deixar a mistura com aspecto mais fino, basta adicionar 1/2 colher (chá) de fermento;

– Outra opção é a semente de linhaça que, ao ser misturada à água, fica pronta pra entrar no lugar do ovo. Basta apenas colocar tudo em um recipiente próprio e deixar ferver;

A ágar-ágar (gelatina de algas vermelhas) entrou para o rol de produtos naturais mais queridos por quem busca vida saudável. Sua composição aponta o número de quase 98% de fibras solúveis, fazendo com que o organismo tenha melhor funcionamento, principalmente na região do intestino. Por ser de origem vegetal, é um dos itens mais usados na culinária vegana e substituto recorrente do ovo também.


Escrito por Juliana Alves de Souza da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]