Nutrição Receitas Veganismo

Leite de amêndoas caseiro

Pote com amêndoas ao lado de dois copos com seu leite, sobre uma mesa de madeira.
Foto: rawpixel.com/PxHere
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já deve ter ouvido falar de leite vegetal em algum momento da sua vida, seja entre os vegetarianos ou veganos ou entre aqueles que adotam uma alimentação mais saudável. Entre as tantas variações desse produto, o leite de amêndoas se destaca por causa dos seus benefícios. Esse destaque é resultante das inúmeras propriedades que a amêndoa tem!

Fruto que pertence à família das oleaginosas, ela é extremamente rica em gorduras boas e fibras: tem ômega 3, que são ácidos graxos presentes em peixes e diversos frutos do mar. Além disso, é rica em cálcio e magnésio, que ajudam a fortalecer os ossos e beneficiam de inúmeras formas o organismo humano. Grande fonte de vitamina E, a amêndoa age como antioxidante, sendo um grande combatente dos radicais livres, atuando na revitalização da pele. Também melhora a circulação sanguínea por conter alto teor de magnésio e potássio, que são substâncias que auxiliam a condução de oxigênio para as células e os órgãos.

O consumo regular de amêndoas tem o poder de aumentar a disposição de um indivíduo, visto que todos os nutrientes contidos nesse fruto resultam em reações químicas no organismo, aumentando os níveis de tranquilidade, felicidade e bem-estar tanto físico quanto mental.

Sabendo de todos esses benefícios da amêndoa, hoje nós vamos falar sobre o leite de amêndoas! Veja a seguir o porquê de essa opção ser extremamente benéfica ao organismo e aprenda duas receitas para fazer em casa!

Leite de amêndoas

Ilustração de leite de amêndoas sendo derramado sobre amêndoas amontoadas.
Imagem de Lisa Redfern por Pixabay

A sociedade em geral está acostumada a consumir o leite comum, de vaca, mas muitas doenças foram descobertas relacionadas à alimentação, e boa parte da população, por exemplo, sofre com intolerância à lactose ou à soja, e este é um dos principais benefícios do leite de amêndoas: ele é zero lactose! Além de ser uma ótima opção para os intolerantes a esse açúcar presente no leite, o leite de amêndoas também é um grande controlador da diabetes, pois tem baixo índice glicêmico.

Além desses benefícios, o leite de amêndoas previne doenças cardiovasculares devido ao seu baixo teor de gordura; ele facilita a digestão, ajuda no combate à prisão de ventre, tem baixo teor calórico (então pode ser consumido sem culpa), é extremamente nutritivo e pode ser utilizado no tratamento de osteoporose. Também ajuda a regular o intestino devido à sua grande quantidade de fibras, entre muitos outros benefícios que proporciona ao corpo humano.

Você também pode gostar

O leite de amêndoas comumente é comprado em lojas de produtos orgânicos ou naturais e também em supermercados. Nesses estabelecimentos, o custo do litro pode ser de cerca de 10 reais. Como o preço é consideravelmente alto se comparado com o valor dos leites comuns, é possível fazê-lo em casa. Veja a seguir uma receita supersimples de leite de amêndoas e beneficie-se desse superalimento!

Receita de leite de amêndoas

Pote de amêndoas sobre uma mesa de madeira, ao lado de copos com seu leite.
Foto: rawpixel.com/PxHere

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de amêndoas cruas e sem sal
  • 6 xícaras (chá) de água
  • Modo de preparo

Em um recipiente, coloque as duas xícaras de amêndoas e cubra-as com água fria – faça isso durante a noite, para que elas fiquem de molho até o dia seguinte. Após no mínimo seis horas de molho, jogue a água fora e retire o excesso de líquido das amêndoas com um pano de prato limpo. Coloque-as em um processador ou liquidificador e adicione as xícaras de água. Bata por aproximadamente três minutos ou até perceber que elas estão totalmente trituradas. Em seguida, coe o líquido com um coador de pano bem fino.

Obs.: essa receita deixa o leite mais diluído. Se a sua intenção for substituir o leite de vaca, use apenas quatro xícaras de água, pois assim a consistência do leite ficará mais espessa. Se você quiser um leite mais docinho, troque a água por água de coco.

Forma de armazenamento: coloque o leite de amêndoas em um recipiente de vidro e deixe-o na geladeira. Ele deve ser consumido no prazo de cinco a sete dias.

Custo da receita: o valor de 100 gramas de amêndoas cruas e sem casca gira em torno de R$ 5,50. Na nossa receita, usa-se aproximadamente 150 gramas de amêndoas para 1,5 litro de água. Isso significa que você fará 1,5 litro de leite vegetal rico em nutrientes por menos de R$ 9,00!

Consumir leite de amêndoas pode beneficiar o seu organismo de inúmeras formas, além de promover uma saúde constante não só para o seu corpo, mas também para a sua mente. Aposte em uma alimentação mais saudável e sinta a melhora na sua saúde! Esse leite vegetal é uma ótima opção para nutrir o seu corpo e evitar diversas doenças!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]