Nutrição

Limão, além da limonada

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Que o limão é uma fruta deliciosa para consumo, principalmente em sucos, doces e temperos, todo mundo já sabe, mas você sabia que ele pode ser utilizado para tirar manchas, eliminar odores, manter a cor dos alimentos e muitos mais?

Pois é isso mesmo, da casca ao bagaço são muitas as tarefas que você pode utilizar o limão para auxiliar na limpeza da casa toda, inclusive como inseticida, separamos aqui algumas dicas, confira e aproveite!

Eliminar odores

Alimentos como peixe, alho e cebola quando manipulados deixam cheiro forte nas mãos, no caso do peixe, inclusive nas panelas. Para mandar embora o mau cheiro basta lavar a mão, ou as panelas, com suco de um limão. Se o mau cheiro estiver na geladeira ou micro-ondas, por conta de alguma comida deixada por muito tempo, basta deixar um copo com o suco do limão dentro por algumas horas. Para alimentos como repolho, que liberam cheiro forte durante o preparo, pode-se cortar algumas rodelas de limão e adicionar durante o cozimento, não altera em nada o sabor do repolho, porém não deixa o cheiro empestear a casa. Também é possível tirar o mau cheiro de lixos e lixeiras, adicionando a casca ao saco. Pode ser usado como aromatizante natural ou tirar cheiro de gordura da casa, basta fazer chá com a casca e deixar esfriando no ambiente em que quer perfumar.

Espantar formigas e insetos

Para espantar insetos como aranhas, formigas e pulgas basta adicionar o suco de um limão em um litro de água e utilizar a mistura para limpar a pia, chão, janelas e rodapés, o cheiro forte da fruta os afastará.

Limpar banheiros

Também adicionando o suco de um limão em um litro de água você tem um forte desinfetante para banheiros, eficaz para limpar e tirar manchas, inclusive de pias, banheiras e vaso sanitários. Basta esfregar bem a mistura sob as manchas, deixar agir por alguns minutos e enxaguar.

Roupas brancas e sem manchas

shutterstock_205146496Adicionando apenas ½ xícara de suco de limão à sua máquina de lavar suas roupas ficarão brancas como nunca, ou ainda, você pode utilizar o limão para remover manchas de mofo, suor, vinho e gordura de suas roupas ou tecidos, basta colocar a peça manchada de molho e aplicar sob a mancha uma mistura de limão e sal e esfregar bem. Se quiser apenas aromatizar basta adicionar 1 colher de sopa do suco.

Manter o brilho em peças Inox

Para limpar manchas de seus utensílios Inox corte o limão ao meio, passe no sal e esfregue sob a mancha, depois enxague com água corrente.

Limpeza de vidros e espelhos

Adicione o suco de ½ limão em uma bacia com água e com o auxílio de uma esponja esfregue em vidros e espelhos fazendo movimentos circulares. Finalize passando um pano seco no local.

Conservar alimentos

Algumas frutas e legumes após cortados ficam escuras quando guardadas na geladeira, para evitar que isso aconteça esprema um pouco de limão sob a superfícies cortada antes de guardar, isso conservará os alimentos por mais tempo. A casca do limão também impede que o açúcar mascavo empedre depois de aberto, basta adicioná-la ao mesmo recipiente hermeticamente fechado, é importante trocar a casca quando estiver seca.

Fazer um arroz mais soltinho

Há duas maneiras: você pode adicionar água fria com suco de limão ao arroz quando ele estiver secando, ou usar a fruta com sal na hora de lavar o arroz.

Alívio de dores e mal-estar

O limão pode ser um santo remédio para combater dor de garganta, ressaca ou desconforto estomacal. Para a dor de garganta o recomendado é fazer gargarejo – esprema ½ limão em um copo de água morna. Para eliminar o desconforto causado pela ressaca você pode fazer essa mistura de limão com água ou ainda tomar um chá da fruta, ele ajuda a reidratar e recuperar o Ph do corpo. Para o desconforto estomacal esprema o limão em um copo de água de beba de uma vez, isso ajuda a aliviar a sensação de mal-estar e dor após comer alimentos muito pesados ou gordurosos.

Por fim, é importante ressaltar que sempre que usar o limão deve-se lavar bem as mãos, pois em contato com o sol pode manchar a pele.


  • Escrito por Carolina Peixoto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]