Nutrição Nutrição Funcional

Linhaça: benéfico alimento funcional

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Cultivada principalmente no Canadá, Estados Unidos e Argentina, a linhaça é uma semente oleaginosa, rica em proteínas, lipídeos e fibras. Apesar de pequena, a linhaça é considerada um alimento funcional que traz grandes benefícios, seja para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer.

A linhaça possui gorduras boas, como os ômegas 3 e 6, que ajudam a combater o colesterol ruim no organismo. Podemos encontrar dois tipos da semente, a marrom e a dourada. A linhaça marrom possui maior quantidade de ômega 3 e 6.

É um alimento frequentemente recomendado às mulheres, porque seus componentes ativos são as lignanas, substância similar ao estrogênio, que podem prevenir e controlar câncer de mama e até mesmo de pulmão.

linhaçaMinerais como magnésio, manganês, fósforo e zinco não faltam em sua composição, bem como fibras, sendo um alimento bastante indicado para pessoas que estão controlando o peso. Uma colher de sopa de linhaça contém o equivalente a 13% das nossas necessidades diárias de fibras.

Por possuir ômega 3, a linhaça auxilia no bom funcionamento do coração, controlando o mau colesterol do sangue, evitando infartos e até mesmo AVCs (Acidente Vascular Cerebral). Alguns estudiosos também afirmam que, pelo mesmo motivo, o alimento é capaz de reduzir as chances de uma pessoa desenvolver diabetes.

Melhora o funcionamento intestinal, previne câncer, auxilia no controle de inflamações no organismo e protege a saúde. Sobram motivos para incluirmos a linhaça no nosso dia a dia.

A quantidade diária de linhaça que devemos ingerir indicada pelos nutricionistas é de 10 gramas, o que equivale a uma colher de sopa. É quantidade suficiente para obter uma boa quantidade do ácido alfalinolênico para o organismo.

Extremamente versátil, pode ser consumida como farinha, grão, óleo e até mesmo em cápsulas. O que não pode é deixá-la fora do cardápio diário.

Receitas rápidas e deliciosas com linhaça:
Patê de tomate seco com linhaça

Ingredientes:
– 1 xícara de chá de tomates frescos maduros picados;
– 1 xícara de chá de tomates secos;
– 1 colher de chá de linhaça hidratada*;
– 1/2 colher de café de sal;
– 1/4 de xícara de chá de água de coco verde ou o suficiente para dar o ponto;
– 1 colher de sopa de manjericão fresco picado.

Preparo:
– Bata no liquidificador os tomates (frescos e secos), a linhaça, o sal e a água de coco.
– Coloque o manjericão e dê uma leve triturada.

*Deixe de molho na água por, no mínimo, oito horas.

Farelo funcional

Ingredientes:
– 6 colheres de sopa de aveia em flocos grossos;
– 6 colheres de sopa de linhaça dourada triturada;
– 6 colheres de sopa de farinha de amaranto;
– 6 colheres de sopa de farinha de quinoa.

Preparo:
Misture todos os grãos e guarde em um recipiente de vidro bem tampado. Utilize com frutas, iogurtes ou em sucos.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]