Saúde Integral

5 alimentos para melhorar a sua imunidade no inverno

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

No inverno aumentam os casos de doenças respiratórias, crianças e idosos são os mais atingidos. Alimentar-se bem pode ajudar a evitar os problemas. Conheça aqui 5 alimentos que fortalecem a imunidade nessa época.

Gengibre

Fresh ginger root ginger spice powder oil honey and slices of candied ginger on wooden background

Esta raiz nativa da Ásia melhora os sistemas respiratório, circulatório e digestivo, ameniza a congestão nasal e tem ação anti-inflamatória. Na culinária, o recomendado é usar até 2 gramas, para fazer o chá use o gengibre em pedaço ou ralado, veja a receita:

  • 2 ou 3 centímetros de gengibre fresco ou 5 colheres de raiz de gengibre ralada;

Como fazer?

Quando ferver a água, coloque o gengibre, tampe a panela, abaixe o fogo e espere 10 minutos. Desligue o fogo, espere ficar morno e coe. Se quiser, adicione o suco de um limão ou a metade da fruta com casca após o gengibre.

Observações importantes:

  • Não tome se estiver com febre superior a 38º;
  • Proibido em casos de problemas de pele, pedras na vesícula e úlcera;
  • Gestantes devem consultar o médico antes de consumir o chá.
Alho

Garlic and garlic press on rustic wooden boardGarlic and garlic press on rustic wooden board

Suas propriedades já eram conhecidas no Antigo Egito e na Idade Média. O alho tem vitaminas A, B1, B2, C, cálcio, enxofre, selênio, sódio, magnésio e zinco. A raiz fortalece a imunidade e auxilia no combate às doenças cardiovasculares.  O famoso chá de alho que ameniza os sintomas dos resfriados é fácil de fazer, veja:

  • Ferva água por 5 minutos;
  • Coloque a água em uma xícara com uma colher de alho picado;
  • Espere esfriar e coe.

Tome uma xícara 3 vezes por dia.

Cenoura

bigstock--127409045

Muito consumida no Brasil, a cenoura é rica em antioxidantes e fornece vitamina A, por isso evita gripes e resfriados. O legume ainda é bom para os olhos, combate a prisão de ventre e previne o câncer de pulmão. Coma uma cenoura por dia, preferencialmente crua e fortaleça seu organismo.

 Linhaça

Difference of Golden linseeds and brown linseeds (flax seeds) in wooden spoon on sack background.

A semente da região da Mesopotâmia é conhecida desde os anos 5 mil a.C. Rica em ômega 3, a linhaça além de fortalecer o sistema imunológico, beneficia o intestino, coração. Pesquisas indicam que a semente ajuda a evitar câncer. A linhaça pode ser consumida com iogurte, leite, sucos e vitaminas, com frutas, em saladas e substituindo a farinha de trigo. A quantidade ideal é de duas colheres por dia.

Quinoa

Popped Quinoa

Nativa da região dos Andes, a quinoa é fonte de zinco e lisina, substâncias que protegem o sistema imunológico. A semente ainda possui ferro, cálcio, fibras, ômega 3 e vitaminas do complexo B e fortalecem o sistema nervoso e ajuda na cicatrização. A quinoa pode ser consumida do mesmo jeito que a linhaça e na mesma quantidade.  

Em boa parte do país, o frio já deu as caras e o inverno ainda nem chegou! Aposte nesses alimentos e melhore sua imunidade.


  • Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]