Autoconhecimento Meditação

McMindfulness: Meditação não é calmante

Por valorizar muito a prática da Meditação, Nisargan, do Espaço Presença, sempre questiona se a sua aplicação é bem utilizada ou não. Assim, neste vídeo, ele faz uma análise crítica em torno dessa prática, apontando para o perigo de ela se tornar o que se chama de McMindfulness.

E o que é McMindfulness? É o uso da Meditação para tornar o praticante mais escravo ou aprisionado ao sistema do que ele já é.

Para Nisargan, esse realmente é um perigo, pois essa finalidade é justamente a oposta do propósito essencial da meditação: conectar seus praticantes às suas verdades internas mais profundas e sábias.

E esse perigo é tanto maior quanto mais o praticante considera que a Meditação é um tipo de calmante ou anestesia aos incômodos da vida. Portanto, se a pessoa pratica a Meditação para não responder aos dessabores da vida coerentemente com suas verdades internas, corre o risco de continuar espetada por espinhos sem procurar removê-los.

Com essa atitude frente à Meditação, o praticante se sujeitará a fazer coisas que vão contra sua própria natureza, seu próprio bom senso, sua própria compaixão, sua própria intenção ou contra seu propósito de vida, o que, de novo, é justamente o oposto do que o resultado natural da verdadeira Meditação.

Você também pode gostar

Que fique claro, muitas vezes o natural manifesto pela Meditação autêntica pode ser rebeldia, pode ser protesto, pode ser indignação e pode levar a pessoa a não se sujeitar ao comando ou à lógica do sistema. Tudo isso porque, com a clareza de consciência que a Meditação traz, as verdades são vistas tais como elas são, tanto as externas como as internas, o que dá clareza para perceber o quanto elas estão ou não estão em ressonância entre si.

E aí qual é a sua impressão profunda sobre o tema? Convidamos você a conferir neste vídeo os apontamentos de Nisargan e a verificar o que ele coloca como sendo a proposta da Meditação em sua essência.

Sobre o autor

Anand Nisargan

Anand Nisargan

Anand Nisargan é o criador do ESPAÇO PRESENÇA e focalizador de seus Retiros de Meditação.

Formado em Medicina na Unicamp, em 1994 abandonou seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação.

Bebeu da fonte do Mestre Osho em sua própria presença física e foi membro de suas comunas na Alemanha, Itália e Brasil, sendo tradutor de dezenas de seus livros e vídeos. Autor do livro “A Arte de Estar Presente”.

Site: espacopresenca.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (12) 99700.5670 (Vivo | WhatsApp)