Autoconhecimento Meditação

McMindfulness: Meditação não é calmante

No vídeo de hoje, Nisargan, do Espaço Presença, faz uma análise crítica em torno da prática do McMindfulness. Por valorizar muito a prática da meditação, Nisargan sempre questiona se a sua aplicação é bem utilizada ou não.

Nisargan relata que a prática do McMindfulness traz uma conceituação meio inapropriada sobre a meditação, onde ela é usada para tornar o praticante mais escravo ou aprisionado ao sistema. Para ele, isso realmente faz muito sentido, principalmente se a pessoa encara a meditação como um calmante, como se ela recebesse um tranco e se mantivesse na boa.

Nesse aspecto, a pessoa realmente usará a meditação como calmante, pois se sujeitará a fazer coisas que vão contra a sua própria natureza, o seu próprio consenso, a sua própria compaixão, a sua própria intenção ou propósito de vida; pois, ao invés de a pessoa realmente mudar, ela se acalma e começa a viver sem tirar os espinhos, ela convive com os espinhos da vida sem ter uma mobilização para transformá-los.

Mulher sentada em um tapete de Yoga, no chão da sala, meditando.
Foto de Maryjoy Caballero no Unsplash

Meditação não é calmante. Meditação é nós encontrarmos a nossa própria verdade. É ter uma consciência desperta ao momento, na qual a nossa venda, o nosso ser, a nossa verdade interna se expresse, se manifeste. Muitas vezes essa manifestação pode ser representada em rebeldia, ela pode fazer com que nós retiremos os espinhos, ela pode ser de protesto, ela pode ser de indignação, ela pode fazer com que a pessoa não se sujeite ao comando do sistema ou à lógica do sistema.

Você também pode gostar

A meditação é algo verdadeiro, borbulhante, intenso, puro; algo que surgiu, aflorou, manifestou-se em função de uma consciência presente, em função de um silenciar dos argumentos da mente, em função de tirar a mente e permitir que o ser tome conta, tirar o comando da própria mente.

E aí, qual é a sua opinião? Convidamos você a conferir os apontamentos de Nisargan e compreender qual é a proposta da meditação em sua pura essência.

Sobre o autor

Anand Nisargan

Anand Nisargan

Anand Nisargan é o criador do ESPAÇO PRESENÇA e focalizador de seus Retiros de Meditação.

Formado em Medicina na Unicamp, em 1994 abandonou seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação.

Bebeu da fonte do Mestre Osho em sua própria presença física e foi membro de suas comunas na Alemanha, Itália e Brasil, sendo tradutor de dezenas de seus livros e vídeos. Autor do livro “A Arte de Estar Presente”.

Site: espacopresenca.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (12) 99700.5670 (Vivo | WhatsApp)