Energia em Equilíbrio Yoga

Yoga muda a maneira como o cérebro lida com a dor, comprova novo estudo

Silhouette of young woman practicing standing bow yoga pose on sandy beach at sunset.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Há muito tempo vem se falando dos benefícios que a prática milenar da Índia pode proporcionar aos seus praticantes. O yoga é muito mais do que uma atividade física, é um estilo de vida e apresenta diversas linhagens. Algumas mais voltadas para acalmar a mente, outras que necessitam de mais força do corpo para alcançar os benefícios. Mas independente da linhagem, essa prática já vem chamando a atenção da medicina por apresentar uma nova forma de enxergar a vida para muitas pessoas. E foi isso que mostrou uma pesquisa.

Essa foi à constatação feita na reunião anual da American Pain Society, M. Catherine Bushnell, PhD, diretor científico da Divisão de Intramural Research, National Center for Complementar e Integrativa Saúde, NIH. Nesta reunião foi explicado que o yoga pode ajudar as pessoas a lidar com a dor crônica. A pesquisa foi intitulada como: Yoga e Efeitos crônicos à frente da dor têm no cérebro por Gray Matter.

M. Catherine Bushnell destacou o seguinte em relação à prática de Yoga: “Praticar yoga tem o efeito oposto sobre o cérebro, assim como a dor crônica”. E ainda complementou: “Insula tamanho da matéria cinzenta correlaciona-se com tolerância à dor e aumentos na matéria cinzenta insula pode resultar da prática de Yoga em curso. A notícia é encorajadora para pessoas com dor crônica e com as práticas mente-corpo parecem exercer um efeito protetor sobre a massa cinzenta do cérebro que neutraliza os efeitos neuroanatômicos de dor crônica”, ressaltou a pesquisa.

Nesta pesquisa, os estudos correlacionam redução de matéria cinzenta e depressão com aumento da dor física.

O que foi mostrado é que as pessoas mesmo com seus problemas, quando vão fazer a prática e cercar-se de outras pessoas que também estão buscando evoluir vão se sentir desafiados e encontrar motivos para continuar e se mantendo fortes na prática.

Vale o destaque da pesquisa que quando o corpo sente dor, ele quer nos avisar que algo não vai bem, que é preciso fazer alguma coisa. Seja uma prática de Yoga ou outra coisa que vá nos movimentar e acalmar. Neste sentido, o Yoga pode ajudar a reduzir a dor e desenvolver padrões mais saudáveis em nossas vidas.

A gente sabe muito bem que a dor e o sofrimento são universais. Mas cabe a cada um conseguir encarar com força de vontade e buscar ajuda, seja no Yoga ou em outras terapias como meditação, por exemplo. O que não vale é apenas colocar a culpa no outro e se achar o coitado da história.

E isso o Yoga ajuda a fazer muito. Não são apenas as posturas, mas as reflexões que são feitas fora do tapete que nos instigam a sermos seres humanos melhores, que conhecem seus defeitos, buscam melhorar e que busquem autoconhecimento para poder se curar.


Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]