Os chás podem ser servidos quentes, frios, doces ou amargos, isso não importa. Independente de como eles venham até você, a quantidade de benefícios que existem dentro de uma xícara é enorme. Mas muita gente anda dizendo o que não sabe por aí e muitos mitos foram construídos em torno dessa bebida. Descubra agora o que é mito e o que é verdade sobre os chás:
Chá é melhor do que café – MITO
Essa afirmação não é muito verídica, já que o principal ponto negativo do café é, quando consumido em excesso, causar ansiedade, palpitações e insônia. Mas existem chás que provocam exatamente o mesmo efeito no corpo, como o chá verde e o chá preto.
O chá verde emagrece – VERDADE
O chá verde ajuda no processo de emagrecimento pois tem forte ação diurética, diminui a ansiedade, aumenta a velocidade do seu metabolismo e ainda faz o corpo gastar mais calorias.
Os chás são bons para acompanhar refeições – MITO
Alguns estudos provam que não pois certos tipos de chás podem prejudicar a absorção de ferro. Existem sim chás que são digestivos, mas a indicação é sempre tomá-los após as refeições.
Chá retarda o envelhecimento – VERDADE
O chá verde apresenta substâncias como bioflavonóides e catequinas que combatem os radicais livres e estimulam seu corpo a produzir colágeno, melhorando assim a aparência da pele e retardando o aparecimento das rugas.
Chá tem prazo de validade – VERDADE
Muita gente consome o chá sem olhar a data de validade da erva comprada. O ideal é sempre ficar atento a data que vem impressa na caixinha e consumir o chá pronto em até três horas.
Chá faz muito bem à saúde, mas o uso indiscriminado pode trazer alguns prejuízos, já que algumas ervas podem reagir com determinados medicamentos, cancelando ou modificando os efeitos.
Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.