Nutrição

Mitos e verdades sobre os chás

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os chás podem ser servidos quentes, frios, doces ou amargos, isso não importa. Independente de como eles venham até você, a quantidade de benefícios que existem dentro de uma xícara é enorme. Mas muita gente anda dizendo o que não sabe por aí e muitos mitos foram construídos em torno dessa bebida. Descubra agora o que é mito e o que é verdade sobre os chás:

Chá é melhor do que café – MITO

Essa afirmação não é muito verídica, já que o principal ponto negativo do café é, quando consumido em excesso, causar ansiedade, palpitações e insônia. Mas existem chás que provocam exatamente o mesmo efeito no corpo, como o chá verde e o chá preto.

O chá verde emagrece – VERDADE

O chá verde ajuda no processo de emagrecimento pois tem forte ação diurética, diminui a ansiedade, aumenta a velocidade do seu metabolismo e ainda faz o corpo gastar mais calorias.

Os chás são bons para acompanhar refeições – MITO

Alguns estudos provam que não pois certos tipos de chás podem prejudicar a absorção de ferro. Existem sim chás que são digestivos, mas a indicação é sempre tomá-los após as refeições.

Chá retarda o envelhecimento – VERDADE

O chá verde apresenta substâncias como bioflavonóides e catequinas que combatem os radicais livres e estimulam seu corpo a produzir colágeno, melhorando assim a aparência da pele e retardando o aparecimento das rugas.

Chá tem prazo de validade – VERDADE

Muita gente consome o chá sem olhar a data de validade da erva comprada. O ideal é sempre ficar atento a data que vem impressa na caixinha e consumir o chá pronto em até três horas.

Chá faz muito bem à saúde, mas o uso indiscriminado pode trazer alguns prejuízos, já que algumas ervas podem reagir com determinados medicamentos, cancelando ou modificando os efeitos.


Texto escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]