Saúde Integral

15 chás que vão te ajudar a cuidar melhor da saúde

Xícara de chá.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma pessoa que gosta de molhar os lábios com uma água quente e saborizada já deve imaginar do que se trata essa bebida. Os chás são o acompanhamento perfeito para bolos, biscoitos, bolachas, lanches ou até para uma refeição.

Além do sabor fresco e, por vezes, acolhedor, os chás são bebidas preparadas à base de ervas e água. Isso significa que são nutritivos e leves, sendo que cada um deles terá um efeito diferente no organismo de quem os ingerir.

Para conhecer os benefícios de 15 tipos diferentes de chá, encontre um lugar confortável e fique perto da cozinha. Você vai querer provar um deles quando terminar de conferir a lista a seguir!

1) Chá-verde

Xícara de chá verde.


Para as pessoas que não querem envelhecer e gostam de um sabor mais amargo, o chá-verde é ideal. Ele tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células do corpo. Como é rico em cafeína, pode ser consumido por pessoas que precisam de bastante energia.

Se você não gosta do sabor amargo do chá-verde, pode misturá-lo com frutas ou outras ervas. A função antioxidante não será comprometida se você tentar melhorar um pouco o sabor.

2) Chá-preto

Xícara de chá preto.

Você já deve ter ouvido falar que o chá-preto pode ser misturado ao leite. Na Índia, essa mistura é popular, é o famoso chai. Sendo originário da mesma família de plantas do chá-verde, o chá-preto tem um sabor mais suave, ainda que seja um pouco amargo.

Entre os benefícios desse chá, estão as propriedades adstringentes (que propiciam a renovação celular) e anti-inflamatórias (capazes de combater dores no corpo resultantes de uma inflamação).

3) Chá-branco

Chá branco.

Da mesma família do chá-preto e do chá-verde, o chá-branco é eficaz no combate às doenças degenerativas. Essa qualidade deve-se ao potencial antioxidante que ele apresenta. Mas esse não é o único benefício do chá-branco.

Rico em cafeína, o chá-branco acelera o metabolismo, fazendo o organismo funcionar com mais vigor. Por esse motivo, é procurado por pessoas que precisam de energia ou que querem emagrecer. Outra vantagem é que esse chá auxilia na oxidação do colesterol, prevenindo a ocorrência de doenças cardiovasculares.

4) Chá de camomila

Chá de camomila.

Um dos mais famosos entre os amantes de chás é o de camomila. A propriedade calmante e tranquilizante é a mais notável nessa bebida, recomendada para pessoas com dificuldades para dormir ou que sofrem de ansiedade.

Outras vantagens menos difundidas são o auxílio no combate a dores de cabeça e a amenização das olheiras. Neste último caso, o ideal é usar o chá na forma de compressa fria sob os olhos. Você vai notar a diferença!

Você também pode gostar

5) Chá-mate

Chá mate.


Quente ou frio, o chá-mate conquistou o sul do Brasil. Entre as propriedades desse chá, está a antioxidante, o que favorece o controle do colesterol e o retarda o processo de oxidação produzido pelos radicais livres. Na praia, é um agente importante para proteger a pele contra a radiação solar.

Além disso, o chá-mate também acelera o metabolismo e favorece o sistema respiratório, sendo ideal para pessoas que estejam gripadas ou com dificuldade para respirar.

6) Chá de erva-cidreira

Chá de Erva-Cidreira

A erva-cidreira, que pode ser combinada com o chá de camomila, é a protagonista de um chá com muitos benefícios para o corpo. É com ela que as pessoas podem ter uma noite de sono mais tranquila ou enfrentar um momento de estresse.

O chá de erva-cidreira também é um ótimo aliado no tratamento de problemas digestivos. Acúmulo de gases, cólicas, dores de estômago ou diarreia podem ser combatidos com um chá de erva-cidreira quente.

7) Chá de boldo

Chá de boldo.

Conhecido para tratar problemas digestivos, o chá de boldo é referência nesse quesito. Para azia, má digestão, prisão de ventre e gastrite, essa bebida pode resolver o seu problema. Até mesmo a ressaca ela pode combater.

No entanto, o consumo em excesso do chá de boldo pode provocar diarreia e desconforto intestinal. É importante ingeri-lo de forma controlada, sem exagerar na dose.

8) Chá de hortelã

Chá de hortelã.

Para quem precisa tratar um leve desconforto estomacal ou intestinal, o chá de hortelã é o mais recomendado. Com um potencial menos eficiente que o chá de boldo, o chá de hortelã é refrescante e traz uma sensação de alívio, até mesmo para o hálito.

Esse é um exemplo de chá que pode ser ingerido frio ou quente, de acordo com o gosto de cada um.

9) Chá de canela

Chá de canela.

O chá de canela é um potente anticoagulante. Isso porque ele tem o poder de acelerar a circulação, atuando no sistema cardiovascular, no sistema digestivo e no metabolismo. É possível que você sinta calor depois de ingeri-lo.

Por ser um chá com propriedades estimulantes e que atua sobre as contrações musculares, é tido pela crença popular como um auxiliar da aceleração da descida da menstruação e também como um causador de abortos espontâneos. No entanto. Não existem estudos científicos que comprovem essas propriedades. Pelo sim, pelo não, se você estiver grávida, prefira outros chás.

10) Chá de amora

Chá de amora.

O chá de folhas de amora é importante para as mulheres que estão passando pela menopausa. O calor e o ressecamento da pele podem ser combatidos por esse chá, que atua no metabolismo feminino.

Além disso, o chá de amora controla os níveis de glicose e de colesterol no sangue, sendo um agente importante para prevenir doenças causadas pelo excesso desses fatores.

11) Chá de gengibre

Chá de gengibre.

O chá de gengibre é conhecido por sua versatilidade e por seu sabor picante e acentuado. Essa bebida pode atuar no sistema respiratório e na garganta, combatendo resfriados e inflamações.

Também pode estimular o metabolismo, favorecendo o emagrecimento. É preciso consumi-lo com cuidado, sem utilizá-lo como um único método de perda de peso.

12) Chá de hibisco

Chá de hibisco.

O chá de hibisco pode favorecer o organismo tanto pela parte líquida quanto pelas pétalas da flor. O chá em si é um agente emagrecedor e antioxidante, favorecendo a perda de peso e o combate aos radicais livres, que podem causar envelhecimento precoce.

As pétalas da flor fornecem cálcio e magnésio, essenciais para fortalecer os ossos e estimular as contrações musculares.

13) Chá de eucalipto

Chá de eucalipto.

Por ter um aroma fresco, o chá de eucalipto também tem propriedades benéficas para tratar as mais variadas doenças ligadas ao sistema respiratório. Ele pode ajudar até mesmo quem está sofrendo com muita tosse.

O eucalipto também tem propriedades antissépticas, que ajuda, a tratar machucados e arranhões.

14) Chá de cavalinha

Chá de cavalinha.


O chá de cavalinha tem uma ação eficiente no processo de eliminação de líquidos, facilitando, com isso, as idas ao banheiro. É ideal para quem precisa de um estímulo para urinar e eliminar líquidos acumulados.

O chá de cavalinha também acelera o metabolismo, facilita a drenagem do sangue pelos rins, mantém as células jovens e neutraliza a acidez estomacal, podendo ser usado para tratar azia e má digestão.

15) Chá de alecrim

Chá de alecrim.

Perfumado, o chá de alecrim pode ser usado para mais de um propósito. O primeiro deles é de proteger os dentes contra a ação de cáries. Pode ser ingerido depois de escovar os dentes, como um enxaguante bucal.

Além disso, o chá de alecrim é um aliado no combate à anemia, podendo vencer também os sintomas de gripe e de resfriado.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]