Autoconhecimento PNL - Programação Neurolinguística

Mudança de crença: A quarta técnica de PNL para transformar sua saúde mental

José Carlos Oliveira

Hoje vamos falar da quarta técnica de PNL para que você opere mudanças em sua saúde mental.  

TÉCNICA #4: Mudança de crença

Na nossa vida, existem crenças que regem a maneira como vemos as coisas à nossa volta, o que acaba nos dando o poder de agir ou de ficarmos completamente inertes e estáticos em relação a algo. Então na prática, são suas crenças que implicam quais experiências você irá viver enquanto estiver vivo, o que faz delas algo muito poderoso se você parar para pensar.

Bom, existem três categorias de crenças:

  1. Crenças que envolvem uma causa;
  2. Crenças que envolvem um significado;
  3. Crenças que envolvem uma identidade.

Todas elas influenciam o mundo que você vive. Todas. E é justamente isso que essa técnica de PNL “ataca”. Ela visa fazer você conseguir alterar o seu comportamento e fazer você provar novas experiências. Por exemplo, todos nós estamos cansados de escutar sobre aquele certo tipo de pessoa que não acredita mais em relacionamentos por ter tido uma péssima experiência com alguém, certo? Pois é. Mas isso acontece porque a crença desta pessoa é que por ela ter tido um relacionamento ruim com alguém, logo, todos do mesmo sexo/estilo são iguais.

E são coisas como essa que devem ser desconstruídas da sua mente.

Então vamos ver o que precisamos fazer para mudar isso.

Como mudar uma crença:
  • Destaque mais os fatos positivos sobre algo do que os fatos negativos.

shutterstock_229736875Vamos pegar o caso do relacionamento fracassado por exemplo. É impossível que tudo tenha sido ruim durante esta experiência. Certo? Quase impossível. Então o que você deve fazer é contar cada momento positivo, cada coisa que te faz sorrir ao lembrar de forma positiva daquela pessoa e listar todos estes bons momentos de forma que os fatos positivos ultrapassem os fatos negativos. Você deve fazer uma lista de todas as vantagens e ótimas coisas que provou e sentiu, e colocar ao lado dos fatos negativos. Cada sorriso, cada bom gesto, cada carinho etc. e colocar tudo no papel. E em seguida, teste se aqueles fatos negativos eram realmente fatos para diminuir ainda mais a interpretação que você tem daquilo. Isso é também bem útil porque existem muitas pessoas que assumem que foram traídas por exemplo, sem terem sido na realidade, porque não sabem se aquilo foi um fato ou não.

  • Gaste 15 minutos por dia afirmando para você mesmo o INVERSO da sua crença limitadora

Aqui entra uma abordagem no qual você faz uma reprogramação direta na sua mente, repetindo diariamente justamente o inverso da sua crença que bloqueia sua vida. Por exemplo, se você acredita ser incapaz de algo, então apenas repita “eu sou capaz de fazer isso, eu sou capaz de fazer isso” e continue falando por aproximadamente 15 minutos, em um quarto fechado e silencioso onde só você poderá escutar sua voz e somente a sua voz. Isso vai induzi-lo lentamente a uma auto-hipnose e a frase repetida irá parar no seu inconsciente, que é o lugar da nossa mente que é responsável por fazer uma crença ser verdadeira ou não. E então, em até 40 dias – garantido – você irá começar a ver os resultados dessa nova crença implantada no seu cérebro.

Teste isso e depois comente o resultado. Pode testar. Até a próxima!

Artigo 1: Conheça as 5 técnicas
Artigo 2: Autoancoragem
Artigo 3: Rapport
Artigo 4: Mudança de crença
Artigo 5: Reframe

Sobre o autor

José Carlos Oliveira

José Carlos Oliveira

Psicoterapeuta há 31 anos, cursou graduação em Psicologia e Psicanálise, é autor de duas obras literárias: "É Possível, Eu sou Capaz", 234pgs - Editora Formato Livre; e "O Semeador de Metáforas" 308 pgs - Editora Formato Livre.

Especialista em tratamento com Psicoterapia Focal, utilização de abordagens com Hipnose Ericksoniana e Clássica, Neurolinguística, Linha do Tempo (Timeline), Regressão Etária Hipnótica para disfunções mentais e emocionais, Regressão de memórias Intrauterina.

Possui três trabalhos em áudio publicados pela Editora Qualidade de Vida do Grupo DOMO: "Libere Seu Potencial", "Emagreça com Saúde" e "Conquiste seu Peso Ideal".

José Carlos Oliveira possui Registro CRT 31.547/SP em Psicoterapia Holística e atende presencial e pelo Skype.

ATENDIMENTO EM PSICOTERAPIA
(16) 32410745 - (16) 996348754
Skype: atendimento.psi

Contato:
Site: jcoliveirapsi.com.br
Facebook: Psicoterapia Online
Youtube: JC Oliveira - Psicoterapeuta
Email: [email protected] | E-mail pessoal: [email protected]