Autoconhecimento PNL - Programação Neurolinguística

Conheça as 5 técnicas-chave para transformar sua saúde mental em dias

José Carlos Oliveira
Você sabe o real poder que a PNL tem sobre sua saúde mental?

A saúde mental de uma pessoa é o que comanda sua vida. Isso é um fato. Sem a mente plenamente saudável, você é mais limitado, seu estado de espírito fica enfraquecido, sua maneira de ver a vida muda para pior e você na prática, vive menos. Mas, existem algumas Técnicas da PNL que permitem a você controlar sua mente para que ela sempre permaneça em um estado positivo, forte e totalmente livre de bloqueios emocionais. Com o que irei mostrar agora, é possível neutralizar completamente emoções e pensamentos negativos, curando inclusive fobias e traumas em dias devido ao poder de ação direta destas abordagens no inconsciente humano. Mas chega de papo e vamos ao que interessa! Vou mostrar a partir de hoje e em alguns artigos, como estas poderosas Técnicas de PNL podem melhorar as coisas e revolucionar sua vida.

Vamos a primeira técnica: Técnica #1: Dissociação

Se você é humano então você sabe que existem aqueles momentos em que somos totalmente reativos a um evento, deixando explodir inclusive o nosso lado negativo em uma situação. Todos já passamos por isso e sabemos que isto é normal. Um exemplo bom disso seria levar uma brusca fechada no trânsito, o que geralmente nos leva a instantaneamente xingar a pessoa, trazendo parte daqueles sentimentos negativos para dentro de nós mesmos naquele momento porque afinal, ninguém fica bravo com alguém, xinga, e logo em seguida sai sorrindo.

shutterstock_254583715Bom, então apesar de este exemplo ser algo normal, este tipo de coisa deve ser dissipado do nosso dia a dia porque quanto menos emoções negativas tivermos na vida, melhor.

A Técnica PNL da Dissociação trabalha justamente nisso: ela neutraliza emoções negativas. Ponto. Então se você tem aqueles problemas de ser explosivo, de ser raivoso constantemente e de sair xingando todo mundo quase que sem motivo, essa técnica é para você.

Como fazer a técnica da dissociação:
  1. Identifique qual emoção você não quer mais experimentar. (ex: medo de altura, intolerância em relação à uma pessoa, raiva explosiva etc).
  2. Visualize você na situação do começo ao fim, vendo o lugar onde essa emoção acontece, como um observador. Veja-se apenas como uma terceira pessoa vendo o que está acontecendo.
  3. Ok. Agora rode o mesmo “filminho mental” de trás para frente e então adiante-o e logo em seguida, rode-o de trás para frente novamente.
  4. E agora, desta vez quero que você rode este mesmo “filminho mental” de trás para frente porém adicione uma música engraçada/divertida ao filminho. Faça a situação mudar só por causa da música que está tocando de fundo. E repita esse passo de 3 a 5 vezes.
  5. Ok. Agora é hora de testar. Tente visualizar esse evento na sua mente como se ele estivesse acontecendo com você agora. Pense no mesmo evento e veja o que você sente. Sinta a experiência. Sentiu? As emoções que são frutos daquele evento deverão ter desaparecido, certo? A música de fundo deve ter tornado o evento algo cômico ou diferente demais para produzir aquela mesma emoção horrível. Mas, se isso não aconteceu e você ainda sente algum tipo de emoção negativa em relação àquele evento, mesmo depois de ter feito este exercício, então volte e repita os quatro passos mais algumas vezes até que a sua mente consiga ser 100% reprogramada. Você pode trocar a música também como opção, porque sons são diretamente ligados às emoções (por isso um ex-namorado(a) chora ao escutar uma música que lembra do seu ex por exemplo), e são as emoções positivas que vão anular as negativas. Simples certo?
Nos próximos artigos apresentarei mais quatro técnicas. Aguardem!

Artigo 1: Conheça as 5 técnicas
Artigo 2: Autoancoragem
Artigo 3: Rapport
Artigo 4: Mudança de crença
Artigo 5: Reframe

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

José Carlos Oliveira

José Carlos Oliveira

Psicoterapeuta há 31 anos, cursou graduação em Psicologia e Psicanálise, é autor de duas obras literárias: "É Possível, Eu sou Capaz", 234pgs - Editora Formato Livre; e "O Semeador de Metáforas" 308 pgs - Editora Formato Livre.

Especialista em tratamento com Psicoterapia Focal, utilização de abordagens com Hipnose Ericksoniana e Clássica, Neurolinguística, Linha do Tempo (Timeline), Regressão Etária Hipnótica para disfunções mentais e emocionais, Regressão de memórias Intrauterina.

Possui três trabalhos em áudio publicados pela Editora Qualidade de Vida do Grupo DOMO: "Libere Seu Potencial", "Emagreça com Saúde" e "Conquiste seu Peso Ideal".

José Carlos Oliveira possui Registro CRT 31.547/SP em Psicoterapia Holística e atende presencial e pelo Skype.

ATENDIMENTO EM PSICOTERAPIA
(16) 32410745 - (16) 996348754
Skype: atendimento.psi

Contato:
Site: jcoliveirapsi.com.br
Facebook: Psicoterapia Online
Youtube: JC Oliveira - Psicoterapeuta
Email: [email protected] | E-mail pessoal: [email protected]