Autoconhecimento

O que é ASMR e quais são seus benefícios?

Mão de uma mulher com manicure perfeita perto do microfone está prestes a fazer batidas de unha. Fazendo sons ASMR. Gatilhos para relaxamento, boa noite de sono e alívio do estresse.
yulisitsa / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O som do saco de pipoca sendo amassado quando alguém está esperando o filme começar… O barulho da chuva quando estamos do lado de dentro de casa… O croc-croc que você faz quando mastiga os amendoins… Você certamente já ouviu algum desses barulhos, não é? E qual sensação eles o despertam?

Muitas vezes, ouvimos sons cotidianos que são muito prazerosos, mesmo que durem pouco tempo. Em alguns casos, até sentimos vontade de gravar o que estamos ouvindo, para ficar repetindo aquele padrão harmonioso e satisfatório. Se você se relaciona com essa sensação, vai entender com facilidade o que é ASMR.

Com o conteúdo a seguir, aprenda qual é o significado dessas letras, por que elas são tão populares e como elas podem melhorar a sua qualidade de vida. Surpreenda-se com essa maneira simples e gostosa de agradar os seus ouvidos!

O que é ASMR?

Em 2007, em um fórum online de discussões sobre saúde, um usuário relatou que tinha algumas sensações estranhas, como sentir que estava passando os dedos sobre a pele, em decorrência de algum gatilho que não era relacionado ao tato. Ou seja, ele sentia o prazer de tocar alguém sem de fato fazer isso depois de receber determinado estímulo.

Depois dessa declaração, mais pessoas do fórum disseram que já sentiram algo parecido. Foi a partir desse fenômeno que se desenvolveu a sigla ASMR, capaz de descrever essa sensação de satisfação estimulada por algo supostamente aleatório. Mas o que isso quer dizer?

Significado de ASMR

Cada uma das letras da sigla em inglês ASMR remete a uma palavra. Quando unidas, elas descrevem o evento que foi identificado pelos participantes do fórum. Analise cada uma delas:

A – Autonomous (autônoma, em tradução para o português)

S – Sensory (sensorial, em tradução para o português)

M – Meridian (meridiano, em tradução para o português)

R – Response (resposta, em tradução para o português)

Portanto, ASMR, Autonomous Sensory Meridian Response, poderia ser traduzido como “Resposta Meridional Sensorial Autônoma”. Um pouco difícil de entender, não é? Ignorando o significado mais técnico de ASMR, compreende-se que a expressão define uma experiência sensorial involuntária desencadeada por algo externo.

Então, quando você sente conforto ou prazer ao ouvir um som familiar ou relaxante ou ao ver algo que lhe remete a algo positivo, você passa pelo fenômeno de ASMR. Além disso, algumas pessoas comparam a sensação do ASMR a um formigamento na cabeça ou a um orgasmo mental.

Benefícios do ASMR

Como ASMR é uma sigla que foi definida a partir de discussões em um fórum da internet, ainda há poucas pesquisas sobre o tema. Os conteúdos mais aprofundados foram levantados de forma informal, por Craig Richard. Ele é professor de ciências biofarmacêuticas e se interessou pelo tema e criou a ASMR University, para explorar o fenômeno.

Apesar disso, a comunidade científica defende que não existem comprovações sólidas de que ver ou ouvir algo agradável realmente provoca um formigamento na cabeça. Para Alvaro Sánchez Ferro, neurologista da Sociedade Espanhola de Neurologia, a maioria das pessoas que se sujeitam a pesquisas que envolvem ASMR já estão propensas a sentir o tal formigamento e não há estudos renomados apresentando explicações biológicas para isso.

Mulher praticando ASMR
Karolina Grabowska / Pexels

Ainda assim, pessoas em todo o mundo relatam que sentem determinadas sensações a partir do ASMR. Inclusive, no site da ASMR University, é possível acompanhar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas sobre o tema. Muitas delas apontam os benefícios do ASMR, que incluem:

  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Controle dos batimentos cardíacos;
  • Facilidade para adormecer;
  • Redução de dores crônicas;
  • Sensação de relaxamento;
  • Alívio da tristeza;
  • Sensação de prazer.

Efeito binaural no ASMR

Efeito binaural é uma das técnicas utilizadas nos vídeos ASMR. Ela consiste em gravar os sons com efeitos binaurais, ou seja, o som será percebido de forma diferente, dependendo do lado do fone de ouvido em que for emitido.

Essa técnica se aproxima ainda mais de um som ambiente real, já que ouvimos os ruídos de formas e alturas distintas, dependendo do lado do qual o barulho se origina. Esse efeito garante uma proximidade ainda maior com quem está assistindo ao vídeo e contribui mais ainda para a concentração do ouvinte.

ASMR e YouTube

A plataforma está lotada de canais ASMR de criadores tanto brasileiros como estrangeiros. Para garantir uma maior concentração e proporcionar uma sensação de conforto e acolhimento a quem está assistindo, a maioria dos vídeos enquadra apenas no rosto da pessoa ou focam os objetos e as cenas onde são produzidos os sons.

Playlist com vídeos de ASMR

Dentre os tipos de vídeos, há para todos os gostos e idades. Os “gatilhos”, como são chamados os barulhos que ativam as sensações dos apreciadores da técnica, podem ser utilizados como palavras-chave para encontrar o ASMR ideal.

Os gatilhos preferidos dos adeptos são “sussurros”, em primeiro lugar, seguido de “sons nítidos” (como bater ou arranhar objetos), “sons lentos e repetitivos” (como o da água de chuva caindo), além de barulhos específicos, como aspirador de pó ou sopros.

Já os vídeos mais populares talvez sejam os de “roleplays”, onde é feita uma simulação de alguma situação cotidiana com falas e barulhos. Nesta categoria, estão os vídeos de limpeza de pele, ida ao cabeleireiro, visita ao dentista, embalando presentes de Natal, dentre outros. Listamos a seguir alguns dos canais de ASMR mais famosos e procurados por quem está precisando de uma ajuda na hora de dormir:

  • Sweet Carol: É atualmente o maior canal do gênero no YouTube do Brasil, ultrapassando a marca de 2 milhões de inscritos. Sweet Carol grava roleplays dos mais diversos para relaxar seus espectadores. Os vídeos de maior sucesso são os que reproduzem algumas profissões ou os desafios de dormir em poucos minutos por meio de estímulos sonoros, tocando objetos bem próximos ao microfone.
  • Sabrina ASMR: Sabrina ASMR é outra youtuber que causa arrepios com os seus vídeos, que alternam entre automaquiagem, cuidados com a pele e mastigação de alimentos diferentes. A lista é imensa e todos prometem fazer o ouvinte dormir de forma rápida e intensa.
  • Gaúcha ASMR: “Oi, obrigada por estar aqui comigo neste momento!”. É assim que a Gaúcha ASMR, atualmente com mais de 800 mil inscritos, inicia seus vídeos, que têm gatilhos dos mais variados para induzir o relaxamento profundo e fazer qualquer um dormir em minutos! Barulho de chuva, sons com a boca e movimentos com as mãos são alguns dos estímulos propostos por esse canal.
  • ASMR Lá nas alturas: Ana Gutierrez explora os sons da natureza em seu canal “ASMR Lá nas alturas”. Os vídeos têm uma abordagem holística e terapêutica, e a influencer foca em práticas de meditação e relaxamento, a fim de contribuir para o bem-estar e o autoconhecimento dos seus seguidores.
  • Peaceful Cuisine: Diferentemente dos canais anteriormente mencionados, “Peaceful Cuisine” tem a cozinha como tema principal! Criado pelo japonês Ryoya Takashima, o canal tem 2.39 milhões de inscritos no YouTube e apresenta vídeos ASMR de preparações de pratos, sobretudo veganos. Os sons vão desde alimentos sendo cortados a grãos de café sendo torrados e moídos. Além de música para os ouvidos, os vídeos dão água na boca.

ASMR para dormir

Mulher em celular assistindo a um vídeo antes de dormir
ake1150 / 123RF

Um dos principais benefícios do ASMR é o auxílio na hora de dormir. Isso porque muitas pessoas sentem dificuldade para adormecer, principalmente com todos os estímulos que elas têm ao redor de si.

Então, o ASMR auxilia um indivíduo a manter o foco em apenas uma atividade, que é assistir ao vídeo que ele escolheu. Esse vídeo pode ser de uma pessoa cochichando ou da chuva caindo, por exemplo. Em geral, são sons e imagens relaxantes que estimulam a desaceleração dos batimentos cardíacos.

Caso você queira aproveitar o ASMR com o propósito de dormir mais rápido e com mais qualidade, veja quais são os 5 ASMRs mais famosos, disponíveis no YouTube, que vão ajudá-lo com isso:

1) Sweet Carol: “ASMR com Tuc Tuc, Sk Sk, Shh, Suco Suco, Camera Brushing, Hand Movements

2) Sabrina ASMR: “Vou te fazer dormir intensamente hoje

3) Monique Always: “ASMR em português: Limpeza de pede, relaxando e dando sono

4) Gaúcha ASMR: “As irmãs gêmeas te arrepiando e fazendo você dormir

5) ASMR Diana: “ASMR BINATURAL – Sussurros e boas palavras para te ajudar a dormir

ASMR de comida

Uma categoria muito explorada por quem ama ASMR é o ASMR de comida. Os gatilhos que aparecem nos vídeos podem incluir pessoas comendo diversos alimentos, doces ou salgados, diante de microfones potentes.

Nesse caso, o som da mastigação e do manuseio de alguns ingredientes é o que torna a experiência de ver o vídeo mais agradável. Essa categoria não é necessariamente relaxante, mas grande parte da audiência sente prazer com as imagens e com os sons gastronômicos.

Se você quer conhecer mais sobre esse mundo divertido e saboroso, os seguintes canais do YouTube vão oferecer-lhe ótimas experiências:

1) Bun ASMR

2) Food Craver ASMR

3) KyoKwang TV

4) Mellawnie ASMR

5) Mou ASMR

ASMR para acalmar ansiedade

Outro uso comum do ASMR é para o alívio da ansiedade. Atualmente, muitas pessoas sofrem dessa doença, que se caracteriza por uma preocupação excessiva com o futuro e pelo medo intenso daquilo que não se pode controlar.

Na maioria dos casos em que as pessoas são diagnosticadas com ansiedade, é comum experienciar uma aceleração nos batimentos cardíacos e uma dificuldade para respirar adequadamente. Nesse sentido, muitas pessoas relatam que o ASMR pode auxiliar na amenização dos sintomas.

Abrahão Baptista, professor de Neurociência da Universidade Federal do ABC, reitera que o ASMR gera uma sensação de relaxamento: “O cérebro passa a oscilar em frequências mais baixas devido à atuação do sistema nervoso parassimpático. Você vai entrando em repouso, seu coração começa a bater mais lentamente, a frequência respiratória reduz e o metabolismo diminui.”

Entretanto, é fundamental lembrar que o ASMR não substitui qualquer outro tratamento para a ansiedade e não deve ser utilizado como uma cura para a doença. Sabendo disso, se você quer aliviar algum dos sintomas que sente, pode recorrer aos seguintes conteúdos:

1) ASMR: Diminuindo sua crise de ansiedade

2) ASMR – Para acalmar ansiedade!

3) ASMR 2 HORAS: Alívio da ansiedade

ASMR no Spotify

Embora as recomendações de ASMR que oferecemos estejam disponíveis no YouTube, também é possível entrar em contato com esse conteúdo pelo Spotify. Nesse caso, não há imagens, apenas sons relaxantes e prazerosos.

Essa alternativa é ideal para um cotidiano corrido, quando você precisa relaxar em algum momento de estresse do seu dia. Colocando os fones de ouvido, você já vai ter a experiência completa do ASMR que desejar.

Para aproveitar esse alívio na sua rotina, confira a playlist que separamos para você!

ASMR Whispers

As sensações provocadas pelo ASMR se assemelham àquelas causadas por técnicas como a meditação mindfulness ou ouvir música. Vale pontuar que para relaxar de verdade é importante encontrar uma posição confortável e preferencialmente usar fones de ouvidos, para evitar ruídos externos e prestar bastante atenção em cada estímulo individualmente.

Você também pode gostar

As sensações de relaxamento e de formigamento relatadas pelos defensores do ASMR indicam, no mínimo, uma experiência bastante agradável! Fato é que cada pessoa terá um sentimento único frente aos mais variados estímulos. Há quem fique irritado, em vez de relaxar, e há quem sente uma espécie de massagem cerebral ao assistir a um vídeo do tipo. Na dúvida, experimente e tire suas próprias conclusões!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br