Autoconhecimento

Conheça o ASMR e seus benefícios

Mão de uma mulher com manicure perfeita perto do microfone está prestes a fazer batidas de unha. Fazendo sons ASMR. Gatilhos para relaxamento, boa noite de sono e alívio do estresse.
yulisitsa / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

ASMR é a sigla para “Autonomous Sensory Meridian Response” ou, em tradução livre, “Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano’. Mesmo que a expressão não lhe soe familiar, o ASMR nada mais é do que a percepção de sensações agradáveis a partir de estímulos sonoros e visuais diversos.

Muitas pessoas sentem, por exemplo, uma calmaria e a sensação de formigamento ou arrepios no corpo ao terem os cabelos escovados no salão de cabeleireiro, ao escutar uma embalagem de plástico sendo amassada ou então ao ouvir o tilintar de objetos.

Essa sensação prazerosa é explorada por vários canais especializados na internet, em plataformas como o YouTube e a Twitch. Os vídeos de ASMR vêm ganhando cada vez mais notoriedade, sendo um método bastante utilizado por quem busca uma maneira natural para cair no sono de forma rápida.

Os vídeos associam barulhos de objetos e vozes baixas; nos chamados vídeos de “roleplay”, os criadores simulam situações do cotidiano que são potencialmente relaxantes, como ir ao dentista, fazer uma tatuagem ou fazer uma limpeza de pele. A seguir, reunimos uma série de informações sobre o ASMR e sobre o porquê você deveria conhecer o método que tem feito cada vez mais sucesso entre seus adeptos:

  • ASMR para dormir

Em um mundo cada vez mais conectado, onde muitas pessoas encontram dificuldade para deixar de lado o celular ou desligar o computador horas antes do momento de dormir, a insônia tem sido uma companhia cada vez mais presente.

Conversar com os amigos até a madrugada ou ficar na expectativa por notificações nas redes sociais acabam tirando o nosso sono. Por isso é que o ASMR se torna uma excelente estratégia para ajudar a driblar a insônia, por meio da promoção do relaxamento.

Mulher em celular assistindo a um vídeo antes de dormir
ake1150 / 123RF

Em teoria, o efeito se dá em razão do abafamento de sons ambientes que podem tirar a concentração de qualquer pessoa ou inquietações internas que impedem a mente de se desligar. Sendo assim, os efeitos dos vídeos de ASMR estão relacionados à concentração que eles causam, não havendo comprovação científica de que eles alterem as ondas cerebrais que marcam o sono.

O ASMR estimula o sono por meio do relaxamento, da concentração e da calmaria, assim como também pode provocar sensações de prazer, formigamentos e arrepios pelo corpo, dependendo do que estimula cada indivíduo.

  • Benefícios do ASMR

São vários os benefícios do ASMR, mas o maior deles, sem dúvida, é a sensação de relaxamento. Além disso, os adeptos relatam que, somado à melhora da qualidade do sono, ao alívio da ansiedade e à diminuição do estresse, a técnica ainda reduz dores crônicas, provavelmente decorrente do pleno relaxamento muscular.

Mulher relaxando deitada em uma cama
Free-Photos / Pixabay

Por outro lado, não é seguro afirmar que o ASMR traga benefícios a todas as pessoas. Como a reação desencadeada pelos estímulos sonoros e visuais varia de pessoa para pessoa, dependendo da sensibilidade que cada um tem ao perceber determinado som, é preciso cautela para que não haja reações adversas.

  • Efeito binaural no ASMR

Efeito binaural é uma das técnicas utilizadas nos vídeos ASMR. Ela consiste em gravar os sons com efeitos binaurais, ou seja, o som será percebido de forma diferente, dependendo do lado do fone de ouvido em que for emitido.

Essa técnica se aproxima ainda mais de um som ambiente real, já que ouvimos os ruídos de formas e alturas distintas, dependendo do lado do qual o barulho se origina. Esse efeito garante uma proximidade ainda maior com quem está assistindo ao vídeo e contribui mais ainda para a concentração do ouvinte.

  • ASMR e YouTube

A plataforma está lotada de canais ASMR de criadores tanto brasileiros como estrangeiros. Para garantir uma maior concentração e proporcionar uma sensação de conforto e acolhimento a quem está assistindo, a maioria dos vídeos enquadra apenas no rosto da pessoa ou focam os objetos e as cenas onde são produzidos os sons.

Dentre os tipos de vídeos, há para todos os gostos e idades. Os “gatilhos”, como são chamados os barulhos que ativam as sensações dos apreciadores da técnica, podem ser utilizados como palavras-chave para encontrar o ASMR ideal.

Mulher praticando ASMR
Karolina Grabowska / Pexels

Os gatilhos preferidos dos adeptos são “sussurros”, em primeiro lugar, seguido de “sons nítidos” (como bater ou arranhar objetos), “sons lentos e repetitivos” (como o da água de chuva caindo), além de barulhos específicos, como aspirador de pó ou sopros.

Já os vídeos mais populares talvez sejam os de “roleplays”, onde é feita uma simulação de alguma situação cotidiana com falas e barulhos. Nesta categoria, estão os vídeos de limpeza de pele, ida ao cabeleireiro, visita ao dentista, embalando presentes de Natal, dentre outros. Listamos a seguir alguns dos canais de ASMR mais famosos e procurados por quem está precisando de uma ajuda na hora de dormir:

Sweet Carol:

É atualmente o maior canal do gênero no YouTube do Brasil, ultrapassando a marca de 2 milhões de inscritos. Sweet Carol grava roleplays dos mais diversos para relaxar seus espectadores. Os vídeos de maior sucesso são os que reproduzem algumas profissões ou os desafios de dormir em poucos minutos por meio de estímulos sonoros, tocando objetos bem próximos ao microfone.

Sabrina ASMR:

Sabrina é outra youtuber que causa arrepios com os seus vídeos, que alternam entre automaquiagem, cuidados com a pele e mastigação de alimentos diferentes. A lista é imensa e todos prometem fazer o ouvinte dormir de forma rápida e intensa.

Diferentes pincéis de maquiagem em cima de uma mesa
Dids / Pexels

Gaúcha ASMR:

“Oi, obrigada por estar aqui comigo neste momento!”. É assim que a Gaúcha ASMR, atualmente com mais de 800 mil inscritos, inicia seus vídeos, que têm gatilhos dos mais variados para induzir o relaxamento profundo e fazer qualquer um dormir em minutos! Barulho de chuva, sons com a boca e movimentos com as mãos são alguns dos estímulos propostos por esse canal.

ASMR Lá nas alturas:

Ana Gutierrez explora os sons da natureza em seu canal “ASMR Lá nas alturas”. Os vídeos têm uma abordagem holística e terapêutica, e a influencer foca em práticas de meditação e relaxamento, a fim de contribuir para o bem-estar e o autoconhecimento dos seus seguidores.

Peaceful Cuisine:

Diferentemente dos canais anteriormente mencionados, “Peaceful Cuisine” tem a cozinha como tema principal! Criado pelo japonês Ryoya Takashima, o canal tem 2.39 milhões de inscritos no YouTube e apresenta vídeos ASMR de preparações de pratos, sobretudo veganos. Os sons vão desde alimentos sendo cortados a grãos de café sendo torrados e moídos. Além de música para os ouvidos, os vídeos dão água na boca.

As sensações provocadas pelo ASMR se assemelham àquelas causadas por técnicas como a meditação mindfulness ou ouvir música. Vale pontuar que para relaxar de verdade é importante encontrar uma posição confortável e preferencialmente usar fones de ouvidos, para evitar ruídos externos e prestar bastante atenção em cada estímulo individualmente.

Você também pode gostar

Para quem sofre de ansiedade e dificuldade para dormir, os vídeos de ASMR podem ser grandes aliados, conduzindo a um processo de relaxamento e induzindo o sono. Porém a ideia é ser apenas um formato agradável de distração, não a solução para um sintoma que pode estar ocultando um problema ainda maior.

Dessa forma, ressalta-se que a insônia é um distúrbio do sono e ASMR não é um tratamento para essa condição. Caso a dificuldade para dormir dure por mais de um período específico da sua vida, procure um médico especialista para resolver essa questão.

As sensações de relaxamento e de formigamento relatadas pelos defensores do ASMR indicam, no mínimo, uma experiência bastante agradável! Fato é que cada pessoa terá um sentimento único frente aos mais variados estímulos. Há quem fique irritado, em vez de relaxar, e há quem sente uma espécie de massagem cerebral ao assistir a um vídeo do tipo. Na dúvida, experimente e tire suas próprias conclusões!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br