Musicoterapia The Music Medicine

Musicoterapia para autistas

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Você sabia que a música exerce grande influência na vida de um autista? Por meio da musicoterapia o autista participa passivamente ou ativamente, se comunicando de forma verbal e não verbal, demonstrando seus sentimentos e desenvolvendo a autoestima.  

O autismo é um conjunto de transtornos que afetam diretamente o desenvolvimento do sistema nervoso central, comprometendo principalmente as habilidades de comunicação e interação social. O autismo foi incorporado a um novo termo médico denominado Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do sistema neurológico. Cerca de uma pessoa a cada 100, possui algum TEA, o transtorno geralmente aparece nos três primeiros anos de vida.

Sabendo que muitas vezes a linguagem é bloqueada, a musicoterapia surge como um método alternativo de tratamento, pois tem como objetivo envolver o autista em uma atividade onde o foco é exclusivamente ele, sem nenhuma cobrança de rendimento, qualquer tipo de participação é respeita. O intuito é estimular os movimentos, organizar o pensamento e propor atividades em grupo ou individuais, desde que favoreçam a comunicação.

Durante a terapia são propostos exercícios de canto, movimentação durante as músicas, além de tocar instrumentos. As sessões devem ser aplicadas por musicoterapeutas certificados. Os benefícios surgem em longo prazo, mas já no início o envolvimento do autista é perceptível.

Cute Little Girl Playing Grand Piano In Music School

Benefícios da Musicoterapia para Autismo
  • Mais facilidade de comunicação verbal e não verbal, induzindo também o contato visual e tátil;
  • Diminuição dos movimentos estereotipados;
  • Estímulo de criatividade
  • Satisfação emocional
  • Facilidade para organização do pensamento;
  • Contribuição para o desenvolvimento social;
  • Interação com a sociedade
  • Diminuição da hiperatividade;
  • Melhora da qualidade de vida do autista e de sua família.

Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]