Medicina Tradicional Chinesa

Noções básicas dos fundamentos da MTC aplicadas às Artes Corporais Terapêuticas – Parte 1

Close num prato com elementos da medicina tradicional chinesa.
Wang Aizhong / 123rf

No artigo anterior, falei sobre noções gerais das Artes Corporais Terapêuticas da MTC e que o conhecimento e aplicação de noções básicas dos fundamentos da MTC na prática dos exercícios garante um melhor efeito terapêutico dos mesmos.

Citei quais eram esses fundamentos da MTC e nesse artigo apresento a vocês, com um grande desejo que se tornem futuros praticantes, o primeiro deles:

Teoria de Yin/Yang

Trata-se de uma teoria básica da Medicina Tradicional Chinesa e deriva do conceito filosófico dialético dos antigos.

Yin/Yang são dois princípios (ou forças) fundamentais do universo que se opõem e se complementam um ao outro. Esse movimento incessante provoca todas as mutações no mundo (transformação do dia em noite e vice-versa, passagem das estações, ciclos da Lua, ciclos biológicos etc.).

Yin é o princípio feminino (não relacionado ao gênero sexual), passivo, denso, atrai para o centro, concentra (enche – a água sendo colocada num recipiente e que toma a forma desse), dá forma; o aspecto material das coisas.

Desenho do símbolo Yin-Yang numa mesa de madeira.
cottonbro / Pexels

Yang é o princípio masculino (também não relacionado ao gênero), ativo, leve, expande, afasta do centro, torna-se diáfano (a água evaporando do recipiente – esvazia – e que se expande e perde a forma); o aspecto funcional das coisas.

Como aplico isso na prática corporal?

Pense que para haver movimento o músculo tem que passar por dois momentos: contração e relaxamento.

Vamos praticar isso com um simples movimento. Em pé ou sentado, deixe o seu braço direito ao longo do corpo. Lentamente eleve sua mão até a altura do ombro. Fique nessa posição por 3 segundos. Retorne também lentamente à posição de início.

Você também pode gostar

Repita a sequência, mas agora “abrace” seu ombro direito com a mão esquerda.

Percebe que, conforme o braço sobe, o ombro fica mais volumoso e mais denso (usamos o termo cheio nas Artes Corporais Terapêuticas da MTC)? E que, quando ele desce, o ombro vai ficando menos volumoso e mais leve (usamos o termo vazio nas Artes Corporais Terapêuticas da MTC)?

A fase da contração, quando as fibras musculares deslizam e se aproximam umas das outras, ou seja, convergem para o centro, caracterizam a manifestação do Yin. Em consequência, o braço se move, se afasta do centro do corpo, o que é a manifestação do Yang.

Quando as fibras começam a relaxar, afastam-se do centro, no músculo ocorre a manifestação do Yang e, de forma oposta, o braço volta a sua posição original, próximo ao corpo.

Lâmpadas chinesas.
Cheryl Wee / Pexels

As Artes Corporais Terapêuticas da MTC são um caminho para harmonizar o Yin e o Yang. Assim, o repouso e o movimento, a suavidade e a firmeza, a ação e não ação, e todos os demais opostos coexistem e se harmonizam, o nosso centro se estabiliza (no exemplo dado o centro é a articulação do ombro) e surge um eixo em torno do qual todas as coisas gravitam. Yin e Yang já não se desarmonizam, pelo contrário, se unem e se complementam.

Viram só quantas possibilidades de reflexão num único movimento?

No próximo artigo falarei sobre mais dois fundamentos, o Qi e Nei Jing.

Sobre o autor

Alexandre Maradei Nogueira

Alexandre Maradei Nogueira

Graduado em enfermagem pela Unisantos, desde 1990. Trabalhou quase que exclusivamente na docência (em especial de anatomia humana) e deixou de exercer a profissão há 15 anos para se dedicar profissionalmente à terapia holística.

Em 2005 obteve o título de especialista em artes corporais terapêuticas em medicina tradicional chinesa pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário Senac.

Formou-se em astrologia em 1997 na Escola Santista de Astrologia e especializou-se em astrologia e saúde pela Gaia Escola de Astrologia, em 2005.

Integrou a 1ª turma do CPG (Central de Pesquisas Gaia) na Gaia Escola de Astrologia, onde obteve o 1º lugar no Prêmio Novos Astrólogos com a pesquisa “Marte e a Linguagem Corporal”. Esse trabalho foi publicado na 8ª edição do CBA (Caderno Brasileiro de Astrologia).

É canceriano com ascendente e Lua em Peixes.

Em 2010 tornou-se reikiano nível III.

Em 2011 tornou-se Master Teacher in Magnified Healing® 1ª fase.

Em 2021 tornou-se terapeuta praticante de Magnified Healing 3ª fase – Light Healing®.

Possui um espaço terapêutico no qual atende em seu consultório, ministra cursos, dá palestras e conduz semanalmente Meditação da Chama Violeta e um Grupo de Estudos sobre Espiritualidade.

Ministra cursos em diversos locais pelo Brasil.

É terapeuta voluntário na Casa da Luz Santos (https://www.facebook.com/casadaluzsantos – @casadaluzsantos), onde coordena o atendimento de Reiki dos Bichinhos.

É terapeuta credenciado ao Sinte desde 2012 – CRT 47268

Contatos
Email: [email protected]
Facebook: Alexandre Maradei Nogueira
Instagram: @alexandre.tholistico
Site: alexandremaradei.terapeutaholistico.com.br