Autoconhecimento Medicina Tradicional Chinesa Nutrição Saúde Integral

O dia que fui obrigada a comer bife de fígado

bife de fígado
Pat Cuocolo
Escrito por Pat Cuocolo
Desde muito pequena, eu não tinha uma relação muito confortável com a comida. Lembro-me da minha mãe muito brava quando eu “não comia nada”, dizia ela. Ficava sem chão com a minha dificuldade de comer. Peguei uma pneumonia aos 7 anos e tive que comer bife de fígado, pois o médico dizia que era necessário! Imagine a agonia minha e dela.

Para eu ficar forte, ela me dava sopa de agrião (ela achava que eu ia morrer). Eu vomitava tudo após comer. E não era de propósito, não! Meu “sistema digestivo” não dava conta. Sei que sobrevivi e aqui estou. Depois de crescida e no alto dos meus 45 anos, observo que se seguirmos as indicações dos alimentos da moda sem termos consciência da nossa tipologia, estamos perdidos.

Outro dia, fui me consultar com um médico da medicina chinesa e gostei muito. Ele leu meu pulso, observou minha língua e descreveu todos os meus sintomas sem eu precisar falar nada. Me senti vista integralmente, e não por partes, como na medicina tradicional.

bife de fígado

Dentro desse contexto, me disse que eu tenho uma deficiência da energia do baço e que não posso comer comida crua DE JEITO NENHUM, pois, segundo essa visão, aumenta a umidade do meu corpo e eu pioro muito dos meus sintomas. Tudo cozido, então! Fez sentido pra mim. Agora, e se eu tivesse há alguns anos optado pela linha do alimento crudívoro, quando deu aquele “boom”?

Para quem não sabe, o crudivorismo dá prioridade ao consumo de alimentos vegetais crus. É uma dieta que considera a vitalidade existente nestes alimentos como uma fonte essencial, ainda mais importante do que as proteínas ou os carboidratos. Honro muito essa visão, assim como outras, mas meu “sistema” não se alinha com ela.

Minha reflexão aqui hoje, caros leitores, é a seguinte:

Conheçam a sua tipologia antes de optarem por uma visão alimentar ou outra. Se observem, vejam as reações de seus corpos quando ingerem algo.

Outro dia, li que a Ayurveda diz que não é bom tomar leite com banana ou manga (se for pra tomar, prefiram os leites que não são longa vida, pois de longa só a vida deles mesmo). Lembrei de quando minha avó dizia que eu ia morrer se tomasse leite com manga.

Claro que um certo dia, para subverter a ordem, eu bati leite com manga… e estou aqui vivinha. Mas talvez, para algumas tipologias, não seja bom mesmo. O ovo e o café já foram condenados no passado e hoje são os queridinhos da vez novamente. E se você for malhar e não disser que come frango com batata doce não pega bem! Talvez você seja mal vista (risos). Virou quase religião.

Então, mais do que tudo: conheça seu corpo, por favor! Observe o que cai melhor e pior! E qual o horário também. Muitas vezes, um alimento cai mal em um horário e em outro não. Isso acontece porque os órgãos estão mais ativos em certos horários. A Medicina Chinesa explica isso também.

Sobre o autor

Pat Cuocolo

Pat Cuocolo

Sou Pat Cuocolo, especialista em facilitar processos de aprofundamento da consciência. Tenho por missão conectar uma tribo de mulheres e homens que tem no autoconhecimento sua base para modelar um estado mais desperto de existir. Gosto de trabalhar com pessoas que buscam empreender a si mesmas, que topam o desafio de ir além dos papéis atuados no dia a dia para encontrar seu eu mais autêntico. Repensar valores e poder viver as minhas diversidades com inteireza é parte integrante da minha busca e atuação.
Idealizadora do Mulheres Despertas, um movimento que inspira mulheres a se reconhecerem, a se tornarem a sua melhor versão, conscientes do seu poder de transformar a si mesmas e o seu entorno.

#sejaasuamelhorversao | #sejaoquevocequiserser

Graduada em psicologia pela PUC/SP em 1995, tenho formação em Antroposofia, Psicologia Junguiana, Psicologia Transpessoal. No meu trabalho associo técnicas modernas de investigação pessoal a toda minha vivência e pesquisa sobre Sabedoria Ancestral.

Atualmente atuo nas seguintes iniciativas:

- Psicoterapia dirigida a homens e mulheres
- Programa Mulheres Despertas
- Facilitação de cursos, workshops e palestras
- Viagens vivenciais (no Brasil e Exterior)

Contatos:

E-mail: [email protected]
Site: www.patriciacuocolo.com.br
Youtube: Canal Pat Cuocolo
Facebook: Mulheres Despertas
Instagram: @mulheresdespertas
Celular: (11) 994497910 (whatsapp)