Acupuntura Medicina Tradicional Chinesa Saúde Integral

Acupuntura como tratamento para Disfunção Temporomandibular

Denise Ciciliano
Escrito por Denise Ciciliano
Articulação Temporomandibular – ATM: talvez você já ouviu esse termo, mas não sabe muito bem o que é. Porém, se você tem Disfunção Temporomandibular – DTM sabe bem do que estou falando. Estima-se que 30% da população mundial sofra com a DTM, que afeta em maior parte as mulheres.

Os sintomas são dor de cabeça, dor de ouvido, dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar; mandíbulas que travam ou saem do lugar. Enfim, é uma sensação incômoda e que causa restrição de movimentos na articulação utilizada para mastigar e se comunicar. Além disso, normalmente torna-se um problema crônico que afeta diretamente a qualidade de vida.

Na Medicina Tradicional Chinesa existem 12 meridianos principais por onde circula o Qi (energia) e Xue (sangue) por todo o nosso corpo. Cada um dos meridianos está relacionado a um órgão, víscera ou função. Na DTM ocorre o desequilíbrio energético dos meridianos Shao Yang (Sanjiao – Triplo Aquecedor) e do Dan (Vesícula Biliar), o que causa os sintomas de dor. O desequilíbrio é causado pelas energias perversas do vento, calor e umidade, que promovem estagnação de Qi e Xue.

O tratamento com acupuntura consiste em selecionar pontos locais e distais, de acordo com o padrão do desequilíbrio, para melhorar a circulação de Qi e Xue e eliminar as energias perversas. A MTC trata o indivíduo de forma completa, inclusive as alterações emocionais como raiva, preocupação e estresse, que estão associadas a DTM.

A técnica de auriculoterapia usa sementes de mostarda fixadas em pontos específicos do pavilhão auricular que estimulam os pontos reflexos e auxiliam no tratamento. É importante ressaltar que o tratamento da DTM, por ter causas multifatoriais, envolve a atuação de outros profissionais, tais como ortodontista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Denise Ciciliano

Denise Ciciliano

Comecei minha vida profissional aos 17 anos como estagiária de secretariado na General Motors, passei por vários departamentos e funções e após 27 anos me desliguei da empresa em novembro de 2011.

Já havia iniciado o curso de acupuntura e em março de 2012 me formei e comecei a atuar com Medicina Chinesa (acupuntura, auriculoterapia, moxa e massagem terapêutica).

Minha formação acadêmica era voltada para a área administrativa e em 2014 iniciei o curso de Fisioterapia pela FMABC, atualmente estou no último ano.

Adoro viajar e conhecer outras culturas, estive na China, EUA, alguns países da Europa, Américas, Índia e viajei por alguns lugares do Brasil também.
Sou budista, praticante de meditação.

Atuei como professora de inglês particular e escola de idiomas. Tenho conhecimento básico de italiano e espanhol.

Formação profissional terapêutica e administrativa:

- Massoterapia – Outubro/2002
- Traditional Chinese Medicine Acupunture & Cosmetology Training Course - WFCMS – Pequim – Setembro/2010
- Formação profissional em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura – Carga horária 1.200 horas - Instituto Tin San - Centro de Cultura de -
Medicina Tradicional Chinesa – São Bernardo do Campo – concluído Março/2012
- Anatomia do Sistema Locomotor – Maio/2012
- Drenagem Linfática – Novembro/2012
- Auriculoterapia Chinesa – CEATA – Abril/2013
- Aprimoramento em Acupuntura no Tratamento da Dor – Setembro/2013
- Diagnostico da Medicina Tradicional Chinesa – Dezembro/2013
- Bandagens Funcionais – Fevereiro/2015
- Massagem Tui Na – Agosto/2016
- Cursando 4o. ano do curso de Fisioterapia – FMABC – Santo André
- Administração de empresas – 1988
- Comércio Exterior – 1997
- Pós Graduação em Gestão de Negócios Internacionais - 2000