Convivendo

O desafio de viver o verdadeiro sentido do Natal

Árvore de natal.
Rodion Kutsaev / Unsplash
Escrito por Herica Rodriguess

O desafio de viver o verdadeiro sentido do Natal, que a humanidade ainda não conseguiu entender, mesmo que já tenham se passado mais de 2.000 anos desde a passagem de Cristo pelo planeta Terra: viver o amor.

Natal, essa época tão linda! Luzes brilhantes, confraternizações, festas e pessoas se presenteando. Mas será que no interior dessas pessoas, no interior de suas casas, em suas intimidades e em seus corações, o verdadeiro Natal é celebrado? Será que o real sentido natalino está sendo de fato celebrado por elas? Será?

Natal, nascimento de Cristo. Viver e deixar fluir o amor. Jesus foi a personificação do amor na Terra. Quando buscamos entender um pouco mais a respeito do arquétipo do amor, vemos que somente por meio dessa emoção é que podemos encontrar a nossa verdadeira força, além de libertação, paz, prosperidade e felicidade. Nada é mais poderoso e libertador na vida de um ser humano, do que deixar o amor entrar. E não foi para isso que Cristo veio? Para nos anunciar as boas novas?

O amor é a língua que devemos falar para nos comunicarmos com o Universo, para termos acesso ao coração de Deus e à linguagem da felicidade. Mas que amor é esse que é capaz não apenas de nos trazer a felicidade, mas de nos tornar canais de felicidade para aqueles que encontramos durante a nossa vida? Como diz lá em Coríntios, quando se ama não há busca pelos próprios interesses; não há julgamentos; quando amamos não disputamos e buscamos fazer com que o nosso ego se sobreponha ao dos outros; quando se ama, não há ciúme, nem espaço para inveja, não há julgamentos. Onde há o amor, há a gratidão; quando se ama, perdoa…

Bebê branco em frente de papai noel.
Mike Arney / Unsplash

Se um ser humano consegue exercer o amor em sua forma mais genuína, não precisa de mais nada, pois o amor é o sentimento mais completo; e dele se originam todas as outras sortes de bênçãos para a vida… Mas quando falamos no AMOR nesse sentindo, não falamos apenas no amor de um familiar para com o outro, em um amor apaixonado entre os membros de um casal ou em um amor entre amigos, por exemplo. Isso é fácil. Falamos do amor em sua forma completa, ou seja, do amor altruísta, justo e verdadeiro. O amor que provém de Deus. Amor pela natureza, amor pelos animais, amor pelo próximo. Mesmo que esse próximo não seja um familiar, um amigo ou conhecido, ainda que seja alguém desconhecido, é preciso amar simplesmente pelo fato de percebê-lo como alguém como você. Quando falamos nesse tipo de amor, falamos na capacidade de amar todas as coisas do céu e da Terra.

O amor te faz olhar nos olhos, te faz ter empatia, te faz sentir compaixão, o amor te faz humano, o amor te faz deus. O amor que se sente, que se nota e que se exerce em sua forma mais simples. O amor que eu percebo quando eu desejo um simples bom-dia, olhando nos olhos e desejando que o dia daquela pessoa seja realmente um bom dia!

Você também pode gostar

O AMOR VERDADEIRO E GENUÍNO É MUITO SIMPLES. Muitas pessoas falam sobre o amor, mas, ao observá-las na prática, muitas vezes podemos notar que suas falas não têm passado de meras filosofias, de dizeres bonitos e falácias. Meras palavras que acabam ficando em um simples discurso, em teorias ou folhas de papel.

O amor é simples, leve, compassivo, espontâneo, caridoso e verdadeiro… nele há bondade e paz. Não há condicionamentos, interesses ou preconceitos. O amor não tem explicação. Quando se ama, não se explica. Simplesmente ama. E é esse amor que Jesus veio nos ensinar. Foi para isso que ele nasceu. E o nosso desafio é: mesmo que estamos vivendo em um mundo egóico e denso, no qual a maioria das pessoas ainda está inconsciente do real sentido da vida, é preciso deixar, a cada dia, entrar mesmo que seja uma pequena gota desse amor dentro de nós, pois assim estaremos lavando a nossa alma constantemente e acessando ainda que seja uma pequena parcela dessas boas novas que Cristo veio nos enviar.

O sentimento mais poderoso do Universo é o amor. O amor dissolve doenças, o amor aproxima pessoas, o amor desenvolve a empatia, a caridade e o perdão.

Menino negro olhando árvore de natal.
Chris Benson / Unsplash

Faça o Natal todos os dias na sua vida! Deixe o amor de Cristo reinar dentro de você todos os dias do ano! Celebre o Natal da cultura, do comércio e da tradição! Agradeça os presentes compartilhados e recebidos, as luzes, a ceia, a árvore! Agradeça por poder usufruir todas essas coisas! Isso também envolve o amor. Celebre o Natal, sim! Comemore o seu Natal externo! Esse Natal, que, embora faça parte do comércio. É lindo, é interessante participar e dedicar esse dia para celebrar! Porém lembre-se: tudo isso não faz o menor sentido se você não viver o Natal das boas novas CRÍSTICAS primeiramente dentro de você! Celebre o Natal dentro de você! Esse é o verdadeiro sentido do Natal, porque Cristo foi e é o AMOR.

Feliz Natal!

Sobre o autor

Herica Rodriguess

Olá! Meu nome é Herica Rodriguess.

Sou Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística), mentora, coach, professora, escritora e advogada.

Sempre amei o Direito, mas onde minha alma realmente canta é no conhecimento da mente humana e no desenvolvimento pessoal. Ajudar as pessoas a descobrirem os seus potenciais e se tornarem mais eficientes, proativas e conscientes de que elas criam e transformam as suas realidades por meio de suas ações e reações frente aos acontecimentos é minha missão. E eu amo fazer isso!

Pretendo seguir por toda a minha existência trabalhando com o desenvolvimento de pessoas. Isso me fascina!

Sou apaixonada pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento humano! Amo escrever sobre a vida! Sou uma eterna buscadora da expansão da consciência. Adoro assuntos ligados à Lei da Atração, além de Leis Universais, Metafísica da Saúde, Astrologia, enfim, sou fascinada pelo descobrimento humano e universal! Acho que o Universo é riquíssimo em conhecimentos e abundância! E tenho toda a disposição desse mundo para estudá-los e descobrir cada dia um pouco mais desse presente que nos foi dado e é chamado de vida! Gosto bastante da psicologia de Carl Jung e pretendo me aprofundar nisso no decorrer de minha vida. Amo os animais e a natureza! Gosto de ler e me interesso por diferentes culturas.

Contatos
Email: contato.pausacoracao@hotmail.com
Site: pausaparaaquecerocoracao.com
Facebook: Pausaparaaquecerocoracao
Instagram: @hericarodriguess9
LinkedIn: Herica Rodrigues
YouTube: Canal - Hérica Rodriguess l
Canal - Ho'oponopono abençoado