Nutrição Receitas

Brigadeiro de chuchu

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Não tem para ninguém, o docinho mais saboroso que existe é o nosso brasileiríssimo brigadeiro, tanto que tem muita gente vendendo esta iguaria em outros países e fazendo uma verdadeira fortuna.

O lado triste da história é que ele não é lá muito saudável e definitivamente está proibido para quem pretende fazer uma dieta mais natural ou para perda de peso. Sua base é o leite condensado que é altamente calórico. Por isso algumas opções deste docinho irresistível tem aparecido, como é o caso do brigadeiro de chuchu.

Você também pode gostar de:

Apesar de parecer estranho à primeira vista, o sabor do brigadeiro de chuchu é uma delícia e até se assemelha ao brigadeiro tradicional que tanto amamos e estamos acostumados desde a infância. O chuchu dá a base para o doce, que se torna mais saudável e nutritivo, além de low carb.

Brigadeiro de chuchu

O chuchu, apesar de ser considerado um vegetal dos mais sem graça mesmo por aqueles que gostam de se alimentar saudavelmente, pode ser um grande aliado em diversos tipos de preparação. Além de ter uma consistência favorável para algumas receitas, este legume também é fonte de vitaminas importantes como o magnésio, o fósforo, o ácido fólico e agentes antioxidantes.

É também um alimento que pode se tornar um forte aliado nos processos de emagrecimento, pois possui pouquíssimas calorias e também ajuda na desintoxicação do organismo, colaborando para eliminar o inchaço e gorduras localizadas.Abaixo trazemos duas opções de preparo, o brigadeiro de chuchu tradicional que leva uma gema de ovo em sua preparação e a versão vegana do brigadeiro de chuchu, sem qualquer tipo de alimento de origem animal.

Nas duas preparações, note que usamos o cacau no lugar de qualquer tipo de chocolate. Ele é um ingrediente de maior pureza e inúmeros benefícios como quantidades significativas de fósforo, ferro, potássio, sódio, cálcio, vitaminas E e C, cálcio, fibras, “gorduras do bem” e substâncias antioxidantes. Escolha a receita de brigadeiro de chuchu que mais lhe apetecer e experimente!

Brigadeiro de chuchu

Brigadeiro de chuchu

(Receita retirada do site Magrela.net)

Ingredientes:

  • 1 chuchu;
  • 1 colheres de sobremesa de essência de baunilha;
  • 1 gema;
  • 4 colheres de sopa de leite em pó;
  • 1 colher de chá de amido de milho;
  • 2 colheres de sopa de xilitol (ou o adoçante culinário que gostar mais);
  • 4 colheres de cacau em pó (100% cacau).

Modo de preparo:

Descasque o chuchu e retire a parte branca do meio. Cozinhe o chuchu no vapor (assim não há acumulo de água).

Bata-o em um processador ou liquidificador, com a gema, o leite em pó, o amido de milho, o adoçante e o chocolate.

Coloque a mistura em uma panela. Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre até obter o ponto de brigadeiro.

Brigadeiro de chuchu

Brigadeiro de chuchu vegano

(Receita retirada do site Chef Funcional)

Ingredientes:

  • 500g de chuchu;
  • 3 colheres de sobremesa de óleo de coco (ou manteiga de coco);
  • 4 colheres de sobremesa de açúcar demerara ou mascavo (se você utiliza xylitol, ele também fica perfeito nessa receita);
  • 1 colher de chá de café solúvel;
  • 4 colheres de sobremesa de cacau 100% em pó;
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 colher de sobremesa de farinha de batata-doce.

Modo de preparo:

Primeiro, cozinhe o chuchu até ficar mole. Escorra a água do cozimento e passe por uma peneira esfregando até que sobre apenas o chuchu cozido em pasta. Essa etapa garante que não fiquemos com nenhum gruminho na boca.

Coloque essa pasta em uma panela com o óleo de coco, o açúcar mascavo, demerara ou o xylitol, cacau em pó 100%, a essência de baunilha, o café solúvel em pó e a farinha. Misture bem todos os ingredientes.

Mexa bem em fogo médio, até que as bordas do brigadeiro desgrudem da panela (igual ao brigadeiro normal). E está pronto. Se quiser, coma-o com alguma fruta por cima. É possível adaptar essa receita com aipim, batata-doce ou inhame, usando as mesmas quantidades.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]