Nutrição Funcional Saúde Integral

O que comer para ter mais energia?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Chegou o verão e com ele os compromissos sociais crescem, a vontade de sair por aí e desbravar o mundo também, mas, em contrapartida, por conta do calor e do excesso de tarefas, a energia pode cair drasticamente. Com isso, faz-se necessária uma alimentação cuidadosamente balanceada e com a escolha de alimentos que irão te ajudar a ter uma carga extra de disposição e bem-estar. Abaixo, listamos alguns dos principais grupos de comida e/ou alimentos que contenham vitaminas para este fim, confira:

Complexo B

Leguminosas, carnes brancas, cereais integrais e alguns lácteos são ricos em vitaminas do complexo B. Eles são responsáveis pela produção mais acentuada de energia e também ajudam na capacidade do organismo se movimentar e exercitar.

Ferro

O ferro é um dos principais responsáveis pela produção de energia necessária para enfrentar o dia a dia, pois é ele que transporta o oxigênio através das células. Para garantir a dose necessária deste nutriente consuma carne, feijão, beterraba e folhas escuras como o espinafre. Vale sempre consumir uma dose deste nutriente em conjunto ou logo em seguida a uma boa dose de vitamina C, para facilitar a absorção do organismo. A vitamina C pode ser encontrada em frutas como laranja, kiwi, acerola e limão.

Selênio

Mineral presente principalmente na castanha do pará, é capaz de mandar o desânimo pra longe do seu corpo com muita rapidez. Coma um punhado desta oleaginosa todos os dias para manter o nível desejado no organismo.

Triptofano

É um aminoácido capaz de aumentar a sensação de bem-estar; consumir alimentos que o contenham garante uma dose extra de disposição. Está presente nos derivados do leite, ovos e principalmente no chocolate. Pois é, aquela sensação de felicidade logo após comer uma barrinha não era apenas psicológica.

Carboidratos

Devem ser consumidos com moderação para evitar o ganho de peso desnecessário, mas são eles os responsáveis pela energia massiva de nosso corpo. É por meio da queima destes nutrientes que o organismo reage. Prefira a versão complexa dos carboidratos, presente em grãos integrais e em raízes como a mandioca, inhame e batata-doce.

Gorduras

As gorduras também têm sua versão do bem e devem ser consumidas periodicamente. Estão presentes no abacate, amêndoa, azeite de oliva, salmão e nozes.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]