Convivendo

O otimismo faz nossa vida florescer

Foto de uma mulher deitada na grama sorrindo.
Chirles de Oliveira
Escrito por Chirles de Oliveira

Você sabia que hoje é o Dia do Otimismo? Sabia que o otimismo traz benefícios para a vida?

A ciência da felicidade, baseada na psicologia positiva, enfatiza que a felicidade é um estado de consciência, de descoberta de uma vida significativa, alicerçada no cultivo das emoções positivas, e uma delas é o otimismo.

Alimentar uma mentalidade positiva requer conhecimento, disciplina e prática, afinal muitas pessoas foram acostumadas a alimentar a insatisfação, a crítica, o estado competitivo e de comparação e não sabem o quanto isso impacta negativamente na construção da sua realidade.

Três copos. Um está vazio. Outro está com água pela metade. O último está cheio de água. Simboliza o otimismo.

Tem pessoas que enxergam o copo meio vazio, outras vão dizer que ele está meio cheio. Ou seja, tudo é uma questão de perspectiva. O copo está com a mesma quantidade de água, mas as pessoas enxergam de forma diferente, de acordo com seu estado interno emocional baseado nos seus pensamentos, emoções e ações.

Você sabia que o que faz as pessoas terem esperança de que tudo passa e de que as coisas vão melhorar, mesmo perante as adversidades de nossa rotina, é o otimismo?

E você encara a vida com a mentalidade otimista, positiva e grata? Ou negativa, de reclamação, de críticas e de justificativas?

Você é do tipo que faz acontecer ou é do tipo que mesmo numa situação ruim prefere permanecer na zona de conforto?

Qual é a sua escolha?

Mulher feliz mostrando seus bíceps simbolizando força e coragem.

Nós temos o livre arbítrio para decidir qual caminho seguir e como segui-lo. O otimismo nos faz escolher a leveza, o aprendizado, os ganhos diante das adversidades.

No livro “Positividade”, a dra. Barbara Fredrickson, professora de psicologia da Universidade da Carolina do Norte, enfatiza que “as emoções positivas, tais como alegria, otimismo, esperança, dentre outras, fortalecem nossos recursos intelectuais, físicos e sociais, dos quais podemos lançar mão quando uma oportunidade ou uma ameaça se apresenta em nossa vida”.

A vida não é perfeita, ela é cheia de altos e baixos, mas se você tiver uma mente otimista vai se sair bem das mais diversas situações.

Inspire-se nos otimistas, e veja sua vida florescer. Cultive amizades afetivas, relacionamentos construtivos e impacte positivamente o mundo. Inspire-se nas pessoas que escolhem a vida positiva, a realização, a contribuição para o mundo. Esse é o primeiro passo para conquistar uma vida que realmente faz sentido. Seja luz, faça o bem, e no mais as coisas boas vêm.


Você também pode gostar de outro artigo da autora. Acesse: Conviva com pessoas que façam você ver o seu melhor

Sobre o autor

Chirles de Oliveira

Chirles de Oliveira

Sou jornalista de formação, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP, pós-graduada em Marketing e Propaganda e atuo como docente do ensino superior na graduação e pós-graduação.

Na minha busca pela sustentabilidade e felicidade experiencial, fiz a certificação em Ciências Holísticas e Economia para Transição pela Escola Schumacher Brasil, trabalhei como voluntária na comunidade Schumacher College, sou facilitadora em Felicidade Interna Bruta pelo FIB-Feliciência e tenho formação em Psicologia Positiva pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching. Sou professora e praticante de Yoga.

Busco o autoconhecimento e penso que o grande desafio da vida é equilibrar o lado profissional, pessoal, social e espiritual. Eu, sinceramente, acredito no poder da transformação, da ressignificação das experiências da vida, da resiliência, da gratidão, da gentileza e compaixão. Eu acredito que podemos desenvolver um mindset da felicidade e desmistificar os preconceitos em relação ao tema.

E assim, por inspiração, surgiu o blog Felicidade Sustentável em março de 2015, cuja missão é informar, inspirar, compartilhar as boas práticas, agregar valor à vida e senti-la pulsando em alta potência! É vida que flui e promove sempre bons encontros!

Agora o blog transforma-se em um portal com conteúdos online e ofertas de cursos, workshops e palestras com embasamento na Ciência da Felicidade, na Psicologia Positiva, na Neurociência, no Sistema FIB e pela história de vida (Walk the Talk).

Não damos receitas de felicidade (só receitas saborosas e saudáveis! rsrs), mas esperamos que cada um encontre aqui algumas “pílulas” ou trilhas para viver a Felicidade Sustentável, no seu tempo, respeitando a sua individualidade e despertar… Porque, como canta Caetano Veloso, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.

Vamos juntos por uma vida mais feliz e sustentável?

Email: [email protected]
Site: felicidadesustentavel.com.br Facebook: blogfelicidadesustentavel
Instagram: @felicidade_sustentavel
href="https://www.youtube.com/channel/UC8zFsDGrCfJppf9mtotcz4Q">
Felicidade Sustentável