Energia em Equilíbrio Florais de Bach

As sete categorias do Sistema de Florais de Bach

Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel

Descubra o sistema que corresponde às suas necessidades físicas e emocionais.

O sistema floral é de fácil utilização, de acordo a vontade de seu criador, o médico inglês Edward Bach. O Dr. Bach queria compreender o ser humano como um todo, para melhor tratar as doenças. Logo intuiu que deveria ir além do mero tratamento físico, e começou a refletir sobre a complexa relação entre um indivíduo e a doença. Seguiu então o caminho da Homeopatia, desenvolvendo depois seu próprio sistema, conhecido pelo seu nome.

A prevenção e cura acontecem quando localizamos o erro dentro de nós mesmos e suprimimos este defeito por meio do cuidadoso aprimoramento da virtude que o destruirá; não combatendo diretamente o erro, mas desenvolvendo tanto estas virtudes que ele chegue a ser varrido de nossas naturezas.

Dr. Edward Bach

Ele achava que os pacientes deveriam analisar suas próprias vidas para achar as causas de suas doenças, pois acreditava que estas eram resultado de problemas emocionais e espirituais.

A origem espiritual das doenças pode ser proveniente dos próprios defeitos do ser humano: orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade mental, cobiça e gula. Os caminhos e atitudes para recuperar o equilíbrio e a liberdade – e, consequentemente, também a saúde – são o cultivo da paz, esperança, alegria, fé, certeza e sabedoria.

O floral não é um remédio, mas vai cuidar da causa emocional que fez com que uma doença se desenvolvesse. O tratamento com florais atua principalmente nos níveis sutis, emocional e espiritual. É sempre importante lembrar que os florais não substituem, em nenhuma hipótese, o diagnóstico e tratamento médicos adequados. Nada impede que os florais possam ser utilizados com outros medicamentos, tanto alopáticos como homeopáticos, pois não causam nenhuma influência nestes.

Ao concluir suas pesquisas, o Dr. Bach dividiu os florais em sete categorias, determinadas pelas semelhanças entre estados emocionais a serem tratados, facilitando assim a escolha das essências:

  1. Para os que têm medo: Rock Rose; Mimulus; Cherry Plum; Aspen; Red Chestnut.
  2. Para os indecisos: Cerato; Scleranthus; Gentian; Gorse; Hornbeam; Wild Oat.
  3. Para os que sofrem de falta de interesse pelas circunstâncias atuais: Clematis; Honeysuckle; Wild Rose; Olive; White Chestnut; Mustard; Chestnut Bud.
  4. Para os que sofrem de solidão: Water Violet; Impatiens; Heather.
  5. Para os que se preocupam exageradamente com os outros: Chicory: Vervain; Vine; Beech; Rock Water (a única essência que não provem de flores, se trata de água puríssima).
  6. Para os que são sensíveis a influências e opiniões alheias: Agrimony; Centaury; Walnut; Holly.
  7. Para os que sofrem de desalento e desespero: Larch; Pine; Elm; Sweet Chestnut; Star of Bethlehem; Willow; Oak; Crab Apple.

Ainda há um floral especial, Rescue Remedy, composto por diversas essências e que deve ser usado nas situações emergenciais.

Os florais podem ser combinados entre si, a fim de cuidar de todo tipo de shutterstock_199810442problema, de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Por isto, é importante também a orientação de um profissional holístico, para melhor adequar as essências ao problema ou dificuldade da pessoa.

Os Florais e  Astrologia

Os florais também podem ser utilizados levando-se em conta o signo da pessoa. Os astrólogos baseiam-se no estudo do mapa astral para prescrever os remédios florais. 

O astrólogo Peter Damian reconhece as características dos doze signos astrológicos idênticos as “Doze essências curadoras” de Bach. Para isso, relacionou um floral para cada signo, levando em conta o que cada um deles deve procurar desenvolver, a fim de alcançar o equilíbrio:

Áries – Impatiens 
Touro – Gentian 
Gêmeos – Cerato 
Câncer – Clematis 
Leão – Vervain 
Virgem – Centaury 
Libra – Scleranthus 
Escorpião – Chicory 
Sagitário – Agrimony 
Capricórnio – Mimulus 
Aquário – Water Violet 
Peixes – Rock Rose 

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel