Alimentação consciente Comportamento

O que causa a falta de serotonina

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
A falta de serotonina pode gerar transtornos de humor, ansiedade e depressão. Mas, afinal, o que é serotonina? É um neurotransmissor que atua no cérebro e em outros sistemas. É o hormônio da felicidade e do prazer, o principal responsável pela sensação de bem-estar.

Esse hormônio tem funções parecidas com a endorfina e com a dopamina, ou seja, a ausência de serotonina pode te deixar pra baixo, além de causar o desenvolvimento de uma série de problemas ligados ao bem-estar mental. Para ter uma boa produção de serotonina, é importante manter uma alimentação adequada e bem-equilibrada, além de praticar exercícios físicos de forma moderada e tomar bastante sol, que nos dá vitamina D.

Felicidade

A serotonina é produzida pelo consumo de aminoácidos, como a fenilalanina, encontrada em soja e derivados, grão de bico, feijão, lentilha, ervilha etc. Outro exemplo é o triptofano, encontrado em nozes, queijo e carne vermelha. A baixa produção desse hormônio é perceptível por meio de diversas alterações de humor. Os sintomas trazidos pela baixa serotonina são parecidos com os da depressão: ansiedade, autoestima baixa, compulsão alimentar, fadiga, falta de atenção, irritabilidade, falta de paciência, mau humor, sonolência e insônia.

A importância da serotonina

A produção de serotonina tem uma função crucial para o bom funcionamento do organismo e para a saúde mental. Por isso é bom ficar atento para manter hábitos saudáveis, uma alimentação regada a nutrientes e comidas saudáveis.

Você pode gostar também:

A serotonina auxilia na coagulação sanguínea e nos movimentos intestinais, facilitando a digestão. É um princípio ativo na produção de cálcio, então é muito importante para o bem-estar e para a formação óssea. Além disso, é um bom regulador para o humor e para o sono. Ou seja, se você está tendo uma boa noite, com a cabeça tranquila e sem estresse, é graças à produção de serotonina.

Além de todas essas funções, esse neurotransmissor também tem um efeito direto na função sexual, aumentando a inibição, proporcionando mais prazer e ajudando no processo de cicatrização.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]