Saúde Integral

O que diz a ciência sobre acordar às 3 da manhã?

Homem com insônia as 3 da manhã.
terovesalainen / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Acordar às 3h da manhã ou de madrugada é algo recorrente na vida de muitas pessoas. Às vezes essas pessoas acordam suadas, com medo ou até trêmulas. Você sabia que existem muitas explicações para esse fenômeno?

Se preocupadas ou ansiosas, o fato é que o fenômeno acontece e deixa algumas dúvidas na nossa mente. Para esclarecê-las, existem várias explicações, sejam místicas, espirituais ou práticas.

Algumas dessas explicações são religiosas. Por exemplo, a religião católica acredita que o Diabo tenha escolhido o horário das 3h da manhã para perturbar as pessoas por ser um horário oposto ao da crucificação de Jesus Cristo, às 15h.

Outra explicação atual para esse fenômeno é a quarentena. O coronavírus modificou a forma que vivemos e trouxe um ar de insegurança em nossas vidas. Nesse período, então, é natural que os medos e os problemas ocasionados pela Covid-19 interfiram na nossa qualidade de vida e no nosso sono.

Mas o que mais, além da quarentena e das motivações religiosas, pode te levar a acordar às 3h da manhã ou no meio da noite? Sabia que a ciência tem respostas que podem te ajudar a compreender o fenômeno e a lidar com ele? Pois conheça agora o que a ciência diz sobre acordar no meio da noite.

As fases do sono:

Talvez você não saiba, mas seu sono não é um só. Ele é dividido em 4 estágios, sendo 3 estágios parte do sono não REM e 1 estágio parte do sono REM:

E1: Sono leve, ainda em fase de transição para um sono mais pesado;

E2: Sono ainda leve, mas o cérebro já não faz conexão com o mundo real;

E3:: Sono profundo, onde há descanso da atividade cerebral;

Sono REM: Nesse estágio do sono, nós sonhamos e a atividade cerebral fica muito intensa.

Mulher deitada em uma cama dormindo.
Ivan Oboleninov / Pexels

Cada estágio tem sua marca. No primeiro estágio, é comum que ainda estejamos nos preparando para dormir. No segundo, o corpo já está entregue ao sono e o cérebro age lentamente. O terceiro é marcado pela intensidade, é profundo e o cérebro descansa plenamente.

O sono REM, por sua vez, é onde a atividade cerebral é marcada por movimentos involuntários do corpo, dos músculos e dos olhos. É o estágio em que os sonhos ocorrem.

A transição entre estágios do sono pode ser uma causa?

Sim. A transição entre estágios de sono é uma ocorrência natural e geralmente saudável. Transitamos entre sono leve, profundo e sono REM, e é normal que nessas transições acordemos, ainda que por alguns instantes.

Existem, entretanto, alguns gatilhos que podem motivar um despertar e uma transição de sono não saudável. Por exemplo, a ingestão de bebida alcoólica, dores, hipertensão e a apneia do sono são fatores que podem ocasionar um sono fragmentado.

Elementos externos à sua saúde, mas dentro do ambiente em que você está dormindo também são fatores. Ambientes muito barulhentos e ou com temperaturas extremas podem fazer com que você acorde de maneira não desejada.

Maus hábitos de sono também são fatores relevantes. Se você costuma dormir tarde e acordar cedo ou tem o hábito de “madrugar”, é interessante saber que isso também prejudica a transição natural de estágios do sono, fazendo com que seu sono seja pior.

Acordar no meio da noite é normal?

Sim. É um fato comum e que pode ocorrer com qualquer pessoa. O que não é tão normal, entretanto, é que você acorde em várias madrugadas ou em noites seguidas, uma após a outra.

Se você acorda no meio da noite várias vezes, por exemplo, pode ser que esteja sofrendo de insônia. Por outro lado, se você acorda às vezes no meio da noite e tem dificuldade em dormir, pode ser que esteja sofrendo de apneia do sono.

Vale ressaltar que estados ou doenças psicológicas como a ansiedade, depressão, ou sentimentos como tristeza, raiva e frustração também podem fazer com que você tenha um sono dividido e fragmentado. Não é normal acordar com muita frequência no meio da noite sob essas condições.

No fim das contas, o que indica normalidade ao acordar no meio da noite é a regularidade. Se acontece com muita frequência, não é normal. Nesse caso, seria ideal fazer uma investigação mais detalhada sobre o problema.

Se tenho bons hábitos e sou saudável, por que acordo no meio da noite?

Acordar no meio da noite é mais do que um fato comum, é uma ocorrência natural. Isso significa que você pode acordar no meio da noite mesmo tendo bons hábitos e sendo uma pessoa saudável.

Além de ser ocasionado por motivos de saúde e fatores externos, sabia que o despertar no meio da noite é também um mecanismo de autodefesa? Trata-se de um ato fisiológico, o qual seu corpo faz e você nem sempre tem controle.

Mulher sentada na cama com insônia.
cottonbro / Pexels

É natural que nós acordemos, no meio da noite, para trocar de posição na cama ou para tomarmos consciência do local em que estamos, por exemplo. Esses despertares são referidos como mini despertares e ocorrem frequentemente durante o nosso sono.

Para além, acordar no meio da noite é também um reflexo evolutivo. No passado, acordávamos no meio da noite para averiguar a presença de predadores ou perigos que poderiam nos cercar. Esse reflexo biológico nos segue até hoje, apesar de não termos de nos preocupar mais com predadores ou animais perigosos.

Por que sempre acordo às 3h da manhã? É uma mera coincidência?

Existem muitas explicações espirituais e religiosas para o fato de se acordar sempre às 3 da manhã.

A sociedade costuma buscar explicações místicas para explicar muitos fatos da nossa vida, e a relação com esse fato não é diferente.

Se você acorda sempre às 3 da manhã, saiba que você tem como hábito o despertar noturno regular. Pode ser às 3, mas também às 6 ou às 7: o que define o despertar noturno regular é a regularidade em que você acorda nesse horário.

Nesse sentido, o horário em que as pessoas acordam é uma mera coincidência. Você pode conhecer pessoas que têm esse mesmo tipo de despertar, mas que acordam em horário diferente do seu.

O que não é mera coincidência, entretanto, são os fatores que ocasionam esse seu despertar noturno regular. Vale a investigação com base nos seus hábitos diários e na sua saúde.

Acordar no mesmo horário sempre seguidamente de preocupação, ansiedade ou frustração também não é bom sinal. Pode ser que seu sistema nervoso tenha sido acionado, e daí um problemão pode surgir, pois seu corpo pode ser levado a um estado de insônia completa.

O que faço para não acordar no meio da noite?

Existem algumas opções, todas bem efetivas. A mais básica, por exemplo, consiste na autoavaliação dos seus hábitos diários. Consumo desenfreado de bebida alcoólica, cafeína, hábitos noturnos insalubres e estado de ansiedade são gatilhos para esse despertar noturno.

Agora, se você acha que não há nada de errado, a outra opção é a visita ao médico e a um profissional que compreenda do assunto. A consulta ao profissional pode ser feita mesmo sem que você reveja seus hábitos, embora seja recomendado ver o que tem sido prejudicial ao seu sono.

Você também pode gostar

Tornar sua rotina em algo com hábitos constantes e que não lesem a sua vida também é uma atitude. A desregularidade do sono no cotidiano pode te levar a acordar no meio da noite. Então, busque estabelecer uma hora fixa para dormir e para acordar, por exemplo.

A ausência de sono crônica ou a insônia é algo a ser investigado, sempre. Seus males são muito grandes, e a falta de um bom sono pode ocasionar muitos riscos, como depressão e ansiedade, além de outras doenças crônicas perigosas.

Se você tem dificuldade em dormir ou tem seu sono fragmentado, saiba que todo cuidado é bem-vindo e que é mais do que aconselhável que você consulte um profissional que entenda do assunto.

Busque rever seus hábitos diários e melhorá-los sempre, mas se o sono é um problema, não hesite em visitar um médico especialista. Um bom sono é sinônimo de uma boa vida.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br