Autoconhecimento

Por que você acorda às 3 da manhã?

Relógio digital mostra o horário das três horas.
Andrii Zhezhera / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você tem a sorte de dormir a noite toda de uma vez só? É daqueles que fecha os olhos e só acorda com o som do despertador? Ou será que você sempre acorda no meio da noite sem explicação aparente? Se você é deste último tipo, saiba que outras pessoas também passam por isso.

As interrupções no sono durante toda a noite são comuns para a maioria das pessoas. No entanto, em muitos dos casos, verifica-se que essa interrupção acontece precisamente às 3 horas da manhã. Pense sobre as últimas vezes em que você acordou de forma repentina. Provavelmente, você olhou no relógio para ver quanto tempo já tinha dormido e quanto ainda poderia dormir. Quantas vezes o horário indicado era 3 horas da manhã?

É possível que você tenha acordado suando, com calor ou com muito frio. Talvez você tenha sentido um calafrio e ficou com medo do motivo de ter acordado assim, de repente. Dependendo da sua religião, você pode ter entendido exatamente o que esse despertar significava e conseguiu dormir ou acordou de uma vez. Lembre o que você fez!

Em todos os cenários, acordar às 3 horas da manhã aguça a curiosidade das pessoas que desejam encontrar uma explicação para o fato de acordarem sempre nesse horário. Há quem diga que esse é o momento em que as bruxas estão à solta, outros afirmam que espíritos malignos espreitam os quartos na metade da madrugada, e algumas pessoas podem acreditar que existe uma razão lógica e racional para o fenômeno.

Qual o significado de acordar às 3 da manhã?

Se existem tantas teorias para o despertar às 3 da manhã, qual delas está certa? De forma simplificada, podemos dizer que acordar nesse horário é um sinal de que espíritos estão tentando se comunicar com você ou que há muita tristeza presente nas suas vibrações. Tudo depende de qual é a sua crença e de como você vê a vida!

A seguir, você vai encontrar múltiplas interpretações para esse fenômeno que, literalmente, está tirando o seu sono. Veja quais são as perspectivas a partir da religião, da medicina e da ciência e saiba identificar o que o seu despertar repentino simboliza!

Significado de acordar às 3 da manhã para a religião católica

Uma das teses centrais do catolicismo é a de que existe o bem, representado pela bondade e pela humildade de Jesus Cristo, e a de que existe o mal, personificado na figura do Diabo, figura oposta a Deus. E um dos acontecimentos mais importantes da religião é a morte de Cristo, para libertar a humanidade dos pecados, em um gesto de sacrifício e de altruísmo.

A morte de Jesus Cristo crucificado teria acontecido às 15 horas, segundo a religião. Então, o Diabo teria se apropriado do horário das 3 da manhã (oposto às 3 horas da tarde) como uma forma de simbolizar não só a escuridão desse período da madrugada, mas também para representar a vitória das trevas sobre as luzes.

Mulher sentada na cama, à noite, com o braço em torno dos joelhos.
cottonbro / Pexels

Então, se 3 da tarde é um horário que remete ao heroísmo, à bondade e ao perdão dos pecados, o horário das 3 da manhã é quando as forças ocultas se manifestam, quando a tentação e a maldade tomam conta dos pensamentos das pessoas. Despertar nesse momento é uma evidência, então, de que demônios estão tentando te provocar e te conduzir ao mal de forma muito intensa.

Não há um motivo específico para isso acontecer com alguém, porque as influências malignas não escolhem alvos. Porém é importante que você preste atenção no que tem feito no seu cotidiano que poderia despertar a atenção desse tipo de figura e, assim, conduzir a sua vida de forma a se cercar de luz.

Significado de acordar às 3 da manhã para o espiritismo

O espiritismo é uma religião que defende a existência de um plano material, onde estamos vivendo, e de um plano espiritual, onde os espíritos de pessoas que já partiram se fazem presentes. Ainda que não sejamos capazes de observar esses espíritos, uma pessoa que tem a mediunidade desenvolvida consegue contatá-los.

Porém a religião afirma que, durante a madrugada, os espíritos das pessoas que estão no plano material comunicam-se com os espíritos do outro plano de existência, mesmo que não tenhamos consciência de que isso está acontecendo.

Imagine que o seu inconsciente está atuando nesse momento e que você não será capaz de se lembrar desse contato se não tiver a mediunidade desenvolvida. Os espíritos com os quais você entra em contato durante a madrugada podem desenvolver pensamentos na sua cabeça ou estimulá-lo a tomar determinadas atitudes, seguindo o que será melhor para a sua vida.

Assim, acordar às 3 da manhã é uma evidência de que os espíritos estão se comunicando de forma intensa com você, ao ponto de esse processo quase tomar conta da sua mente consciente. Você acordará sem se lembrar disso, como se estivesse despertando sem razão.

Mulher acordada à noite olhando para o relógio, que marca as 3 da manhã.
Katarzyna Białasiewicz / 123RF

Ou seja, o despertar no meio da madrugada não é necessariamente algo ruim ou que deve gerar medo. É um acontecimento natural que se manifesta em uma ocasião de intensa atividade espiritual e que não prejudicará o seu sono em outros momentos.

Significado de acordar às 3 da manhã para a umbanda

Assim como para o espiritismo, a religião umbanda defende que despertar às três da manhã não é um indício necessariamente negativo. Nessa crença, cada horário tem um significado: as horas abertas são diferentes das horas fechadas e das horas neutras.

As horas neutras são aquelas que não apresentam influências negativas ou positivas, nelas há um equilíbrio entre essas duas forças. Os horários que se caracterizam como horas neutras são as 18 horas e as 6 horas. Já as horas fechadas são os momentos em que as influências positivas se manifestam, e nesses períodos é possível realizar qualquer tipo de ritual. O horário das 3 da manhã está incluído nesse grupo.

O período que seria prejudicial para os rituais e que, consequentemente, carrega energias negativas seriam as horas abertas, que são os 15 minutos anteriores ou posteriores às horas chamadas de pequena (meio-dia) e grande (meia-noite).

Significado de acordar às 3 da manhã para a medicina tradicional chinesa

De acordo com a medicina tradicional chinesa, os corpos de todas as pessoas são compostos de ondas de energia, que podem ser absorvidas e emanadas quando elas estão em determinados ambientes ou em contato com certas pessoas.

Cada uma dessas ondas de energia é liberada por um órgão diferente do corpo em momentos específicos do dia e normalmente estão relacionadas ao nosso estado de espírito. Com base nisso, entende-se que a saúde da mente se reflete na saúde do corpo.

Homem acordado no meio da noite, com a mão sobre a testa, enquanto mulher dorme ao lado.
Cathy Yeulet / 123RF

Nesse sentido, quando uma pessoa apresenta um problema físico ou emocional, as ondas que estão presentes no corpo dela são estimuladas de forma a deixá-la mais desperta ou mais sonolenta, fazendo com que ela acorde ou relaxe. É uma maneira de o corpo indicar a necessidade de procurar ajuda ou de dar um tempo para reduzir a tensão.

Dessa forma, acordar às três da manhã pode ser uma evidência de que há algo errado com a saúde da pessoa que acordou. Quem acorda nesse horário, de acordo com a medicina tradicional chinesa, normalmente está se sentindo triste, ansioso ou preocupado com frequência, precisando de auxílio para voltar a se sentir bem. A ansiedade e a depressão podem estar comprometendo o sono dessa pessoa sem que ela se dê conta disso.

Para recuperar e fortalecer as energias que promovem a sensação de felicidade, essa pessoa que está acordando às 3 da manhã deve procurar auxílio profissional assim que amanhecer. Exercícios de respiração podem ajudá-lo a voltar a dormir, mas não solucionarão a raiz do problema. Escolha a forma de medicina que mais atende às suas necessidades e busque ajuda para voltar a se sentir bem!

O que fazer ao acordar às 3 da manhã segundo cada religião?

Se você acordou às três da manhã e segue a religião católica, você precisa se proteger contra os demônios que estão tentando te atingir. Para isso, deve realizar uma oração de proteção e rechear a sua mente de pensamentos positivos. Assim, a presença de Deus se tornará marcante onde você estiver, e essas influências negativas vão se afastar, permitindo que você durma.

Para o espiritismo e para a umbanda, acordar às 3 da manhã não é algo negativo, como foi apresentado anteriormente. Então, quando isso acontecer, você deve simplesmente reconhecer que espíritos estão tentando se comunicar com você e que isso é um processo natural. Para garantir que somente as melhores energias estarão ao seu redor, porém, você pode fazer uma oração agradecendo pelo seu dia e pela sua vida.

Qual a explicação científica para acordar às 3 da manhã?

Se você é uma pessoa que não segue uma religião ou que tem convicção de que há uma razão lógica para tudo, a explicação científica para o fenômeno de acordar às 3 da manhã é ideal para você.

Quando uma pessoa adormece por volta das 11 da noite, 3 da manhã é quando ela atinge um momento de sono profundo. Isso significa que ela não poderá ser acordada por qualquer barulho e que em breve começará a sonhar. É o momento reparador do sono, essencial para recuperar as energias.

Então, se uma pessoa acordar justamente nesse momento, ela perderá essa fase de relaxamento intenso do sono. E existe um motivo para isso acontecer. O despertar repentino, exatamente quando o sono deveria estar mais profundo, é um indicativo de que o hormônio cortisol, liberado em situações de estresse, está se manifestando no corpo.

A liberação de cortisol durante o sono não é algo típico do corpo e pode ser um sinal de alerta. Com a sensação de que algo ruim acontecerá e de que é preciso se movimentar, a pessoa em questão despertará e sentirá dificuldade para dormir novamente, ainda que esteja longe da hora de começar a rotina.

Nessa situação, o melhor a fazer é buscar ajuda médica. As causas para o estresse nem sempre são evidentes, e em muitos casos negligenciamos a nossa saúde por acreditarmos que estamos conseguindo lidar com a tensão. Precisamos prestar atenção aos sinais do nosso corpo para que a interrupção do sono não prejudique o cotidiano de cada pessoa que sofre disso.

Agora você já sabe que acordar às 3 da manhã pode apresentar muitos significados, mas que é possível voltar a dormir e se recuperar de maneiras simples. Da próxima vez que isso acontecer, lembre-se de tudo que aprendeu, respire fundo e tenha certeza de que aos poucos você terá uma noite de sono profundo e tranquilo.

Mulher sentada na ponta da cama.
Ben Blennerhassett / Unsplash

A Aromaterapia e a Cromoterapia atuam ao nível físico, emocional e vibracional e podem te auxiliar a ter uma noite de sono mais tranquila trazendo o equilíbrio do corpo, mente e espírito. Dormir com uma luz baixa cor azul e com óleo essencial de lavanda no quarto auxilia o corpo a equilibrar os hormônios e ajuda a mente a relaxar para que você atinja um estado de sono mais profundo e reparador. Fizemos a seleção de alguns difusores de ambientes que vão fazer toda a diferença na hora de pôr essa nova prática na sua rotina noturna.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br