Autoconhecimento

Por que você acorda às 3 da manhã?

Relógio digital mostra o horário das três horas.
Foto: Andrii Zhezhera / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você tem a sorte de dormir a noite toda de uma vez só? É daqueles que fecha os olhos e só acorda com o som do despertador? Ou será que você sempre acorda no meio da noite sem explicação aparente? Se você é deste último tipo, saiba que outras pessoas também passam por isso.

As interrupções no sono durante toda a noite são comuns para a maioria das pessoas. No entanto, em muitos dos casos, verifica-se que essa interrupção acontece precisamente às 3 horas da manhã. Pense sobre as últimas vezes em que você acordou de forma repentina. Provavelmente, você olhou no relógio para ver quanto tempo já tinha dormido e quanto ainda poderia dormir. Quantas vezes o horário indicado era 3 horas da manhã?

É possível que você tenha acordado suando, com calor ou com muito frio. Talvez você tenha sentido um calafrio e ficou com medo do motivo de ter acordado assim, de repente. Dependendo da sua religião, você pode ter entendido exatamente o que esse despertar significava e conseguiu dormir ou acordou de uma vez. Lembre o que você fez!

Em todos os cenários, acordar às 3 horas da manhã aguça a curiosidade das pessoas que desejam encontrar uma explicação para o fato de acordarem sempre nesse horário. Há quem diga que esse é o momento em que as bruxas estão à solta, outros afirmam que espíritos malignos espreitam os quartos na metade da madrugada, e algumas pessoas podem acreditar que existe uma razão lógica e racional para o fenômeno.

Uma tese diferente da explicação católica é defendida pelo espiritismo

Mulher sentada na cama, à noite, com o braço em torno dos joelhos.
Foto de cottonbro no Pexels

De acordo com essa religião, os espíritos de cada pessoa permanecem se comunicando com outros universos durante a madrugada.

Acordar às três da manhã, portanto, não é necessariamente um sinal ruim, apenas uma evidência de que espíritos estão se comunicando com você nesse período de intensa atividade espiritual. Para garantir que esses espíritos que te cercam são bem-intencionados, basta fazer uma oração, antes de dormir, agradecendo pelo seu dia e pela sua vida.

Uma terceira explicação para o fenômeno de acordar às três da manhã está na medicina tradicional chinesa

Mulher acordada à noite olhando para o relógio, que marca as 3 da manhã.
Foto de Katarzyna Białasiewicz em 123RF

Essa ciência tradicional parte da tese de que todas as pessoas possuem, em seus corpos, ondas de energia.

Cada onda de energia é liberada por um órgão diferente do corpo em momentos específicos do dia. Quando há algum problema físico ou emocional, esses sinais podem ser enviados com mais intensidade, fazendo uma pessoa ficar sonolenta ou acordar.

Você também pode gostar

Dessa forma, acordar às três da manhã pode ser uma evidência de que há algo errado com a saúde da pessoa que acordou. Quem acorda nesse horário, de acordo com a medicina tradicional chinesa, normalmente está se sentindo triste com frequência, precisando de auxílio para voltar a se sentir bem.

Para recuperar e fortalecer as energias que promovem a sensação de felicidade, essa pessoa que está acordando às três da manhã deve procurar auxílio profissional assim que amanhecer. Exercícios de respiração podem te ajudar a voltar a dormir, mas não irão solucionar a raiz do problema.

A última teoria sobre a ocorrência desse despertar inesperado está na biologia

Homem acordado no meio da noite, com a mão sobre a testa, enquanto mulher dorme ao lado.
Foto por Cathy Yeulet em 123RF

Quando uma pessoa deita-se para dormir por volta das onze da noite, três da manhã é quando ela atinge um momento de sono profundo.

Acordar justamente nesse horário, para a biologia, é um indicativo de que o hormônio cortisol, liberado em situações de estresse, está se manifestando no corpo. É essa substância que faz uma pessoa despertar de um sonho que ia muito bem ou sentir dificuldade para voltar a dormir depois de ter acordado às três da manhã.

Nessa situação, o melhor a fazer é buscar ajuda médica. As causas para o estresse nem sempre são evidentes, mas sempre precisam ser trabalhadas para que a interrupção do sono não prejudique o cotidiano de cada pessoa que sofre disso.

Texto escrito por Julia Gravalos Benini da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br