Autoconhecimento

Por que acordamos às 3h da manhã todas as noites?

Relógio marcando três horas com o ponteiro
Janzwolinski / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você tem a sorte de dormir a noite toda de uma vez só, sendo daqueles que fecham os olhos e só despertam no dia seguinte? Ou você é do tipo que sempre acorda no meio da noite sem explicação aparente? Se você se identifica com esse último grupo, saiba que as interrupções no sono noturno são comuns para a maioria das pessoas e, em muitos dos casos, verifica-se que essa interrupção acontece precisamente às 3 horas da manhã. Por que será?! Algumas crenças populares comumente acreditam que esse horário específico é o momento em que bruxas estão à solta pelas ruas, outras afirmam que são os espíritos malignos que espreitam os quartos na metade da madrugada; mas o que será que o mundo místico conclui de fato a respeito disso?

Pense sobre as últimas vezes em que você acordou de forma repentina. Provavelmente, você olhou no relógio para ver quanto tempo ainda poderia dormir e descobriu que eram 3h da madrugada. Nesse cenário, você se lembra se acordou suando, com calor ou com muito frio? Lembra-se de ter sentido calafrios ou medo? De qualquer modo, acordar às 3 horas da manhã aguça (e muito!) a curiosidade das pessoas que desejam encontrar uma explicação para o fato de acordarem sempre nesse mesmo período. Continue lendo e descubra o que a espiritualidade, a partir de visões de diversas religiões, diz sobre isso!

Qual o significado de acordar às 3h da manhã?

Existem múltiplas teorias místicas para o despertar involuntário às 3 horas da manhã, e não se pode afirmar com convicção qual dessas teorias está certa, pois tudo depende de qual é a sua crença e de como você vê a vida. A seguir, você vai encontrar diversas interpretações para esse fenômeno que está, literalmente, tirando o seu sono. Veja como cada religião interpreta esse fato, considere aquilo que faz mais sentido para você e saiba identificar o que o seu despertar repentino simboliza!

Significado de acordar às 3 da manhã para a religião católica

Mulher deitada na cama, acordada de madrugada
Bialasiewicz / 123rf

Uma das teses centrais do catolicismo é a de que existe o bem, representado pela bondade e pela humildade de Jesus Cristo, e o mal, representado pela figura do Diabo.

Com isso, aponta-se, nesta religião, que a morte de Cristo – um dos acontecimentos mais importantes do catolicismo, que simboliza a libertação dos pecados da humanidade – aconteceu às 3 horas da tarde, e que o Diabo teria, então, se apropriado do horário das 3h da manhã (oposto às 3h da tarde) como uma forma de representar a vitória das trevas sobre as luzes.

Então, se 3h da tarde é um horário que remete ao heroísmo, à bondade e ao perdão dos pecados, o horário das 3h da manhã é o momento da manifestação de forças ocultas, é quando a tentação e a maldade tomam conta dos pensamentos das pessoas. Despertar nesse momento é uma evidência, então, de que demônios estão tentando te provocar e te conduzir ao mal de forma muito intensa.

Não há um motivo específico para isso acontecer com alguém, porque forças malignas não escolhem alvos, mas atente-se a conduzir sua vida de forma a cercar-se de luz, caso isso venha a acontecer com frequência.

Significado de acordar às 3h da manhã para o espiritismo

O espiritismo é uma religião que defende a existência de um plano material, que é onde vivemos, e de um plano espiritual, onde estão os espíritos de pessoas que já partiram.

Apesar de apenas aqueles que têm a mediunidade desenvolvida conseguirem entrar em contato com os espíritos, a religião afirma que, durante a madrugada, todos os habitantes do plano material comunicam-se com os habitantes do outro plano de existência, mesmo que não tenham consciência de que isso está acontecendo. Os espíritos com os quais você entra em contato durante esse período podem desenvolver pensamentos na sua cabeça e até estimulá-lo a tomar determinadas atitudes na vida, mas você não será capaz de recordar-se desse contato.

Assim, acordar às 3 da manhã é uma evidência de que os espíritos estão se comunicando de forma intensa com você, a ponto de esse processo quase tomar conta da sua mente consciente e te despertar. É, portanto, um acontecimento natural, que se manifesta em ocasiões de intensa atividade espiritual. Aproveite!

Mulher acordada à noite olhando para o relógio, que marca as 3 da manhã.
Katarzyna Białasiewicz / 123RF

Significado de acordar às 3h da manhã para a umbanda

Assim como o espiritismo, a religião umbandista defende que despertar às três da manhã não é um indício necessariamente negativo. Nessa crença, cada horário tem um significado – e eles são divididos em horas neutras, abertas ou fechadas. O saber de cada horário e a qual desses grupos de horas ele pertence é muito útil para os umbandistas, que utilizam-se dessa informação para entender o melhor momento de realizar rituais e orações.

Você também pode gostar:

O período das horas neutras não apresenta influências negativas nem positivas, pois é um momento de equilíbrio. Já nas horas abertas, predominam as forças negativas, enquanto que nas horas fechadas são as influências positivas que se manifestam. O horário das 3h da manhã está incluído no grupo das horas fechadas, então deve ser tido como um momento para aproveitar, orar e saudar suas crenças!

O que fazer ao acordar às 3h da manhã, segundo cada religião?

Se você acordou às três da manhã e segue a religião católica, você precisa se proteger contra os demônios que estão tentando te atingir. Para isso, você deve realizar uma oração de proteção e certificar-se da presença de Deus, fazendo com que as influências negativas se afastem, o que permitirá que você durma.

Para o espiritismo e para a umbanda, acordar às 3h da manhã não é algo negativo, como foi apresentado anteriormente. Então, quando isso acontecer, você deve aproveitar o momento fazendo uma oração, agradecendo pelo seu dia, pela sua vida e, principalmente, pelo contato que seres de outro plano vital estão estabelecendo com você.

Agora que você já sabe o que acordar às 3h da manhã significa para as religiões, que tal ver o que a ciência diz sobre esse mesmo assunto? Mesmo que você já se sinta suficientemente contemplado com as interpretações espirituais para esse acontecimento singular, entender como a física ou a medicina se relacionam com esse despertar da madrugada pode ser surpreendente!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br