Saúde Integral

O que é RPG?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As dores nas costas são muito comuns. No quesito “popularidade”, perde apenas para a cefaleia. Maus hábitos estão intimamente ligados às dores nas costas. Sedentarismo, obesidade e carregar peso de forma inadequada são as causas. Atividade física com carga muito alta ou feita de maneira errada também sobrecarrega as costas.

O cigarro que tão mal faz para os pulmões, também atinge a coluna. As substâncias contidas atrapalham a circulação sanguínea. Os discos vertebrais funcionam como um amortecedor. Eles  protegem a coluna e ficam mais frágeis, devido a irrigação deficiente dos vasos. Dessa forma eles perdem sua maleabilidade.

Distúrbios intra-abdominais irradiam suas dores para as costas:  

  • Cálculo renal
  • Apendicite
  • Pedra na vesícula
  • Infecções na bexiga
  • Torção testicular
  • Endometriose
  • Cistos e câncer ovariano  

As várias jornadas das mulheres colocam suas colunas em risco. Elas carregam tudo o que precisam (e o que não precisam!) nas bolsas. Geralmente, as bolsas são carregadas de um lado só. O desequilíbrio pode provocar hérnias de disco. O problema acontece porque os discos saem do lugar e comprimem as raízes dos nervos da medula e da coluna. Os saltos altos são sexys, entretanto, encurtam a panturrilha e provocam dores nos pés e na coluna. Usar diariamente saltos superiores a quatro centímetros é altamente prejudicial.

Seios grandes causam curvatura da coluna. Sutiãs reforçados são indicados. A indicação de cirurgia é feita quando o tamanho dos seios atrapalha as atividades diárias. As grávidas podem ter lordose, um problema que leva a coluna curvar-se para dentro. A relaxina, hormônio liberado perto do parto provoca relaxamento da coluna.

Nem mesmo as crianças estão livres. As mochilas cada vez mais pesadas torturam os pequenos. Os pais precisam inspecionar o material todos os dias. Uma agenda escolar facilita nesta tarefa. Anote nela todas as disciplinas. Antes da criança ir para a escola, verifique se na mochila estão apenas os materiais necessários. Outra atitude é em relação ao caderno. O de 10 matérias é prático, entretanto, o seu peso sobrecarrega a coluna. Compre um para cada matéria.

A mochila ideal tem alça largas, acolchoadas e ajustáveis nos ombros. Colocar um alcochoado na parte de trás e nos compartimentos interiores ameniza o impacto dos livros e cadernos mais pesados. Ajuste as alças para evitar que a mochila não fique a menos de quatro centímetros da cintura. Oriente seu filho a carregá-la nos dois ombros, para distribuir o peso corretamente.

RPG

A Reeducação Postural Global é uma revolução. Criada em 1981 pelo fisioterapeuta e físico Phillipe Emmanuel Souchard, a técnica é o resultado de quinze anos de pesquisas sobre biomecânica. O profissional também estudou fisiologia, teoria das cadeias musculares, acupuntura e homeopatia.

As descobertas de Souchard foram publicadas no Best seller “O Campo Fechado”. O diferencial do RPG é a valorização dos músculos responsáveis pela postura. Uma vez identificados, começa o trabalho para alongá-los e devolver qualidade de vida ao indivíduo. A técnica é cientificamente comprovada. Ela possui três fundamentos:

  • Individualidade: cada pessoa deve ser tratada conforme suas particularidades
  • Causalidade: nem sempre o sintoma explica as causas do problema
  • Globalidade: tratar o corpo inteiro, não apenas os locais doentes

O RPG trata várias doenças:

  • Problemas posturais.
  • Doenças somáticas: estresse, distúrbios circulatórios e digestivos.
  • Lesões articulares .
  • Problemas ortopédicos: joanetes, dores cervical, lombar e ciática, pés planos, joelhos valgos (em forma de x), joelhos varos (de cowboy) e escoliose.
  • Doenças reumáticas: artrites, artroses, bursite e tendinite.
  • Problemas neurológicos: hérnia de disco e labirintite.
  • Doenças respiratórias: asma e bronquite.
  • Enxaqueca, se relacionada à postura.
  • Sequelas neurológicas espásticas.

Na primeira sessão, o fisioterapeuta avalia o histórico clínico do paciente. Na segunda, começam os exercícios. A respiração também é importante. Cada consulta tem duração mínima de uma hora. Nos casos de escolioses graves e dores agudas, são duas consultas semanais. Crianças com escoliose devem ser acompanhadas durante a fase de crescimento. Os resultados são perceptíveis após a décima sessão. Confiram os exercícios e seus objetivos:

  • Em pé contra a parede: Problemas nos ombros, joelhos e pés.
  • Em pé no meio: Dores lombares e hérnias discais.
  • Flexão bailarina: Dores lombares e escoliose.
  • Pernas no ar, braços fechados: Alongar músculos posteriores das pernas e corrigir posição da cabeça.
  • Pernas no ar, braços abertos: Dores na nuca, cifose e fortalecer musculatura dos ombros.
  • No chão braços abertos: Alongar cadeia de músculos posteriores e trata problema de “ombros caídos”.
  • No chão braços fechados: Age nos músculos posteriores e trata casos de escoliose.
  • Sentado: Músculos responsáveis pela musculação, cifose e dores na nuca.

shutterstock_282904991

shutterstock_289328891

shutterstock_267967700

→ RPG para crianças e adolescentes

Na infância e adolescência a postura muda. A estrutura corpórea e a alteração no centro da gravidade são os responsáveis. Este grupo curva as costas durante as aulas e carregam mochilas muito pesadas. Para piorar, crianças e adolescentes usam a mochila em um ombro só. Quando carregam nos dois ombros, fica a menos de quatro centímetros da cintura.

Nas meninas, as alterações hormonais causam instabilidade nas estruturas articulares, ligamentos e demais estruturas. Postura errada prejudica a concentração e causa fadiga. Os músculos de crianças e adolescentes são mais frágeis. Os exercícios de RPG, aliados a uma respiração correta ajudam a corrigir a postura.

→ Gravidez e RPG

Tudo na mulher se expande durante a gravidez. As curvaturas do útero aumentam, havendo uma abertura lateral do corpo feminino. Ossos, músculos e a coluna ficam sobrecarregados. Aproximadamente 70% das gestantes sentem dores nas costas. As gestantes precisam fazer um trabalho de relaxamento da coluna. O tratamento deve começar no 3º mês. Obstetra e fisioterapeuta precisam trabalhar juntos, para o sucesso da terapia. O RPG diminui a incidência de incontinência após o parto, pois, a técnica atua na musculatura do períneo, comum devido à pressão intra-abdominal.  Os exercícios são adaptados e prepara a mulher para o parto e ajuda no pós-parto.

→ Envelhecimento e RPG

A partir dos 40 anos começamos a perder massa muscular. Queda nos níveis de hormônios do crescimento e alimentação são as causas. Idosos sentem dores nas articulações, os movimentos são mais lentos, redução de força, há dificuldade para manter o equilíbrio e perda de flexibilidade muscular. Este público também sente os benefícios do RPG. Os  exercícios alongam e fortalecem os músculos. Os idosos readquirem equilíbrio, consciência corporal e coordenação motora.

→ Esportistas e RPG

Praticar esportes é excelente. Entretanto, eles enrijecem e encurtam os músculos. Músculos enrijecidos provocam o esmagamento das articulações, limitam os movimentos e provocam dores. Este problema atinge atletas de alto nível e qualquer pessoa que faça alguma atividade física. Dores na coluna, problemas nas articulações dos joelhos, ombros e tornozelos são alguns dos problemas provocados pelo excesso de treinamento. Tais dores comprometem a força muscular e a flexibilidade. O RPG reforça os músculos dinâmicos (que possuem tendência ao relaxamento e a flexibilidade). A técnica também fortalece os músculos estáticos, os que apresentam grande tendência ao encurtamento.

→ SGA, você já ouviu falar?

O Stretching Global Ativo foi desenvolvido por Phillipe Emmanuel Souchard. É um desdobramento do RPG. O Stretching Global Ativo trabalha as mesmas posturas do RPG, apresentando-se como uma alternativa as técnicas clássicas de alongamento. O SGA possui cinco fundamentos:

  1. Organização dos músculos em cadeias
  2. Cada músculo possui várias fisiologias
  3. Alongamentos ativos e globais
  4. Estiramento muscular tem os mesmos princípios da física dos materiais visco-elásticos
  5. Respiração é a força motriz do alongamento

O SGA, inicialmente era destinado aos atletas, mas, logo começou a ser utilizado no tratamento das lesões causadas pelo esforço repetitivo (LER), cada vez mais comum no ambiente profissional. Esta técnica pode ser aplicada individualmente ou em pequenos grupos. As sessões possuem duração de 50 minutos e podem ser feitas duas vezes por semana. Assim como o RPG, o SGA corrige a postura e traz elasticidade. Bailarinos e atores também podem adotar o Stretching Global Ativo em sua rotina profissional.

Cuidado com os picaretas!

Segundo Souchard “Só no Brasil tem pirataria de RPG”. A técnica só pode ser aplicado por fisioterapeutas graduados. A formação básica é dividida em três fases. Duas fases têm duração de dez dias cada. A terceira dura cinco dias. A carga horária é de 300 horas-aula. Escoliose, patologias articulares, interpretação de exames radiológicos e preparação para o parto é apenas alguns dos conhecimentos necessários. Pacientes devem consultar a Sociedade Brasileira de RPG, ou então, a Instituto Philippe Souchard para encontrar fisioterapeutas com formação adequada.

A técnica virou moda. Vários cursos são vendidos com a promessa de formação de RPG. Fisioterapeutas com interesse no assunto devem procurar o Instituto Philippe Souchard. Fundado em 1999, já formou mais de 25 mil profissionais. No site, já estão abertas as inscrições para os cursos de 2016, avançado de cervical e preparação para o parto. Também estão abertas as inscrições para os cursos de lesões articulares e escoliose ministrados por Phillipe Emmanuel Souchard. O instituto está recrutando voluntários para o curso de lesões articulares.

Embora a Reeducação Postural Global seja uma revolução na fisioterapia, as dores nas costas podem ser evitadas. Veja o que fazer para manter sua coluna saudável:

  • Ao sentar, mantenha o quadril próximo ao encosto. Evite inclinar-se para frente.
  • Compre um colchão com densidade adequada ao seu corpo.
  • Não use travesseiros muito baixos.
  • Durma de lado, com um travesseiro entre as pernas. O apoio cervical deve ficar alinhado a uma altura que ocupe o espaço entre a ponta do ombro e o pescoço.
  • Levante-se devagar. Flexione as pernas e com as mãos, impulsione o corpo. Retire as pernas sem pressa e levante aos poucos.
  • Deixe o computador na altura dos olhos (40 centímetros do rosto). A tela precisa estar abaixo da linha horizontal de 5 a 15 graus goniométricos.
  • Emagreça. O fisioterapeuta Oldack Borges de Barros explica que o sobrepeso propicia alterações musculoesqueléticas. Barros ainda esclarece que o corpo é uma balança “se algo pesa de um lado, os músculos e as articulações sofrem as consequências do outro”.
  • Hidrate seu corpo. Cartilagens hidratadas fazem as extremidades ósseas se moverem satisfatoriamente. Cartilagens desidratadas provocam dores, diminuem os discos e são os responsáveis pela hérnia de disco, uma das mais conhecidas doenças da coluna.

Os cuidados com a coluna devem começar ainda na infância. Os pais precisam inspecionar as mochilas dos filhos e deixá-las apenas com os materiais que realmente serão utilizados. Regular as alças e colocar um acolchoado nas divisórias internas dão mais conforto as crianças. Cuidar da alimentação é outra medida que preserva a saúde da coluna. Estar acima do peso é um dos grandes responsáveis pelas dores nas costas.

A coluna possui a função de sustentar nosso corpo. As agressões do cotidiano, bolsas e mochilas pesadas, horas em frente ao computador, salto alto vão pouco a pouco destruindo a coluna. As dores comprometem a vida. A pessoa constantemente se afasta do trabalho e toma remédios para tentar aliviar a dor. Mesmo que os sintomas sejam controlados, algumas atividades precisam ser evitadas.

A prevenção sempre é o melhor remédio. Comece a cuidar da sua coluna hoje mesmo.

Alimente-se bem, não use saltos maiores que quatro centímetros todos os dias, carregue sua mochila nos dois ombros e não force sua coluna para pegar o que caiu no chão. Você pode procurar um fisioterapeuta especializado em RPG no intuito de melhorar sua postura. Tenha a precaução de consultar os sites do Instituto Philippe Souchard ou então, da Sociedade Brasileira de RPG, para encontrar um profissional devidamente habilitado.


  • Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]