Autoconhecimento

O que fazer para se sentir menos ansioso

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A ansiedade aparece quando a sua cabeça não consegue parar de pensar no futuro e você não encontra a paz enquanto não resolve todos os problemas que ainda estão por vir. O ruim disso é que, dessa forma, você deixa de viver o presente e, mesmo assim, nem tudo se resolve como deveria. Como todo mal-estar, o ideal é procurar um profissional da área da saúde para te ajudar a tratar a causa do problema. Mas, enquanto você não consegue trabalhar com o motivo de sua ansiedade, pode criar alguns hábitos para tentar minimizar os efeitos desse problema em seu dia a dia. Veja algumas dicas:

Listas

Muitas vezes, a ansiedade aparece devido ao acúmulo de tarefas e, com isso, a mente não consegue processar todas elas de um jeito lógico e compreensível. Para minimizar esse efeito, crie o hábito de fazer listas de tarefas. Você pode fazer uma lista para tarefas diárias e uma para atividades a longo prazo. Escrever tudo o que você tem que fazer e colocar prioridade nelas pode ajudar a sua mente a focar nas tarefas mais urgentes e parar um pouco com a bagunça mental. Ao terminar uma tarefa, vá na lista e marque o que você já conseguiu fazer. Isso vai dar uma sensação de alívio que também ajuda a diminuir a ansiedade.

Lugares

Escolha um lugar onde você possa relaxar por alguns minutos sem ser incomodado. Pode ser um local em sua casa que seja mais quieto, ou uma praça perto do trabalho que você possa dar uma volta na hora do almoço. O importante é que você tenha lugares que possa ficar sozinho, sair um pouco da rotina e deixar a mente descansar. Às vezes, cinco minutos de paz sem nada te atrapalhando podem diminuir a ansiedade durante o dia.

Mundos alternativos

Se desligar um pouco da realidade e mergulhar em um mundo alternativo pode fazer muito bem para descarregar um pouco o excesso de atividade em seu cérebro. Ler um livro que te leve para uma outra realidade, jogar um game que te distraia, ouvir uma música que te faça esquecer de tudo ao redor, são apenas algumas das coisas que você pode se permitir fazer durante o dia para aliviar um pouco a tensão.

Alimentação

Algo que passa despercebido, mas que pode afetar ainda mais a ansiedade: sua alimentação. Por exemplo, se você já está em um estado de ansiedade intenso, não é uma boa hora para tomar café ou comer algo com muito açúcar para ativar ainda mais o seu sistema nervoso. Nesses momentos, prefira alimentos que tenham substâncias que ajudem a relaxar. Um chá de erva-cidreira, um suco de maracujá, refeições leves e saudáveis na hora do almoço. Fique atento ao que você ingere durante o dia, e verá como pode se beneficiar com os alimentos certos na hora certa.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]