Animais de Poder Autoconhecimento Coaching

Arquétipo do leão: conquistando mais força e autoestima

Caso você já tenha ouvido falar sobre o arquétipo do Leão, sabe que ele gera reações mistas entre as pessoas. Isso porque seu lado luz e seu lado sombrio possuem características muito fortes. Leia mais informações sobre esse tipo de personalidade e aprenda a ativá-la de forma controlada e cuidadosa, com as dicas que trouxemos para você!

Já ouviu falar sobre o termo “arquétipo do Leão” mas não sabe exatamente o que isso significa? Não precisa se preocupar: apesar de ele estar relacionado a um tipo de estudo bastante antigo, ele vem ganhando popularidade aos poucos, o que gera esse tipo de dúvida.

Por isso vamos começar pelo início: com a explicação do que é exatamente um arquétipo.

De maneira simplificada, esse termo diz respeito a um conjunto de ações que forma um tipo de personalidade — ou papel social — específica na sociedade, que adota comportamentos, interesses e ações padronizadas, de certa forma.

Sendo assim, é um recurso excelente não só para profissionais do marketing e escritores que desejam humanizar marcas e criar personagens convincentes e realistas, como também algo muito valioso para psicólogos e indivíduos que querem aprofundar o seu autoconhecimento, tratamentos ou simplesmente saber mais sobre aqueles ao seu redor.

Esse é um assunto muito interessante e, não à toa, vem recebendo cada vez mais atenção da sociedade. Por isso, neste artigo, você vai conhecer mais sobre o arquétipo do Leão, um importante elemento desse estudo.

Significado do arquétipo do Leão

O leão é considerado o “rei da selva”. Por isso não é à toa que o seu arquétipo está relacionado a uma personalidade poderosa, que é determinada e sabe muito bem não somente o que quer, mas como alcançar seus objetivos.

Por esse motivo, o arquétipo do Leão é sempre fortemente associado a figuras de autoridade, desde chefes até presidentes e monarcas, por exemplo.

Explore mais o universo dos arquétipos e ative o seu:

Arquétipo do Afortunado Arquétipo da Jasmine
Arquétipo de Afrodite Arquétipo do Leão
Arquétipo de AtenaArquétipo de Lilith
Arquétipo da CleópatraArquétipo da Lua
Arquétipo do CupidoArquétipo do Mago
Arquétipo das DeusasArquétipo da Marilyn Monroe
Arquétipo do Explorador Arquétipo de Ouro
Arquétipo da Fada Arquétipo da Prosperidade
Arquétipo do FlamingoArquétipo da Rosa Vermelha
Arquétipo do Guerreiro Arquétipo da Sereia
Arquétipo do Herói

Sendo assim, naturalmente, o arquétipo do Leão também está relacionado àquela personalidade cuidadosa, que, apesar de seu caráter um pouco direto demais, é muito empática e se importa fortemente com aqueles que ama. Ou seja, defende com unhas e dentes todos que fazem parte do seu círculo de proteção.

Deu para ter uma boa ideia de como se comporta o arquétipo do Leão, né? A partir de agora, você vai entender, de forma mais minuciosa, as características mais marcantes tanto do seu lado luz quanto do seu lado sombra.

O lado luz

O lado luz do arquétipo do Leão diz respeito às suas características positivas.

Ou seja, está fortemente conectado à sua força (seja ela física e/ou mental) e ao seu poder. Além disso, também possui ligação com o respeito que impõe nas pessoas, seja simplesmente por sua liderança nata ou então por suas ações que emanam coragem, determinação e cuidado.

Além disso, esse arquétipo também está ligado à questão do empoderamento e da liberdade sexual.

O lado sombra

Já o lado sombra do arquétipo do Leão diz respeito às suas características negativas.

Por inspirar bastante as pessoas, esse arquétipo muitas vezes se beneficia do trabalho alheio. Por isso pode ficar um pouco acomodado e preguiçoso, o que é um ponto de atenção muito forte para quem deseja ativá-lo.

Além disso, esse tipo de personalidade também é muito ligado às questões materiais. Sendo assim, pode ter dificuldade de aproveitar as coisas mais simples da vida, sempre em busca daquilo que está mais relacionado à ostentação.

Aprofunde-se sobre os arquétipos:

Arquétipo do leão: como ativar?

Ficou interessado pelo arquétipo do Leão e acha que ele pode ajudar você a se tornar uma pessoa mais confiante? Então você precisa saber como ativá-lo. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar você nessa missão:

  1. Busque se conectar a esse arquétipo com frequência. Para isso, coloque imagens de leões no plano de fundo do seu celular, por exemplo, além de em locais estratégicos e pessoais. Lembre-se de não fazer algo tão acessível para que outras pessoas não acabem tendo o arquétipo ativado sem desejar.
  2. Faça um esforço para pensar como um verdadeiro leão. Antes de tomar decisões, pare e pense: “O que arquétipo do Leão me diria para fazer?”. Assim, ao longo do tempo, você conseguirá fazer isso de forma mais natural e sem muito esforço.
  3. Estude bastante sobre o arquétipo do Leão. Informação é poder e, quanto mais conhecimento você busca, mais fácil fica incorporar esse modo de agir em sua rotina.
  4. Pratique atividades que, além de incentivarem esse lado de coragem e liderança em sua personalidade, ajudem você a lutar contra o lado sombrio do arquétipo. Por exemplo: fazer algum tipo de esporte faz você cuidar daqueles ao seu redor e pensar de forma estratégica em busca da vitória sem que você se acomode ou fique preguiçoso.
  5. Faça uma lista de características que você admira no arquétipo do Leão e mentalize-as com frequência.

Você também pode gostar:

Com estas dicas, você vai perceber que, a cada dia que passar, ficará mais fácil canalizar o leão que existe dentro de você. Porém tome cuidado para não permitir que o lado sombrio ofusque o lado luz, ok? Esperamos que este artigo ajude você nesta jornada tão especial. Compartilhe com a gente os resultados obtidos!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br