Plant-Based Plantas Medicinais

Erva-Cidreira: saiba as propriedades dessa planta medicinal!

Mãos brancas colhendo erva-cidreira na natureza
VH-studio / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Popularmente conhecida como melissa, devido ao seu nome científico – Melissa officinalis –, a erva-cidreira foi encontrada pela primeira vez na região da Europa Medieval. Seus atributos são muito fáceis de serem identificados. Seu “tronco” é um pouco grande para uma planta desse porte, e as folhas têm uma coloração amarelada.

Outro fato interessante é que há uma recomendação em plantá-las entre o meio e o final do verão. A erva-cidreira não gosta de temperaturas muito altas nem tão baixas, e muito menos de abundância de chuva. Então o melhor é se programar para o plantio!

Se você quer saber tudo sobre essa planta ou está cogitando ter uma dessas em asa, este artigo será muito útil e vai te ajudar a fazer um manejo adequado, que não destrua a planta em todas as etapas do cultivo. Continue a leitura, para obter informações como benefícios, forma de plantio, receitas e muito mais!

Benefícios da erva-cidreira

A erva-cidreira é uma planta medicinal que carrega um poder espiritual, físico e de cura gigantesco. Que tal vermos as principais vantagens de usufruí-la?

  1. Benefícios da erva-cidreira para o cabelo: o uso de shampoos ou de águas termais que contenham esse composto ajuda a soltar os fios e a hidratar o seu cabelo, além de deixá-lo com uma aparência mais clara, assim como faz a camomila!
  2. Benefícios da erva-cidreira para dor de cabeça: pelo simples fato de relaxar as tensões musculares, consegue espantar a dor de cabeça, que, em muitos casos, é gerada pelo estresse.
  3. Benefícios da erva-cidreira contra ansiedade e estresse: basta um chá de erva-cidreira depois daquele dia ou daquela situação estressante no trabalho, em casa ou na família para reduzir o ritmo cardíaco acelerado e relaxar os músculos. É um milagre!
  4. Uso para aliviar os sintomas da TPM: a ingestão da cápsula ou de uma quantidade moderada – seja em chá ou em outras receitas – diminui os sintomas desse período que pode ser desagradável vida das mulheres.
  5. Uso para eliminação de fungos e bactérias: essa erva é rica em substâncias como o ácido cafeico, importantíssimo para a eliminação desses microrganismos.

Como consumir a erva-cidreira

O recomendado é que a planta seja ingerida por meio de chás, de forma direta (mastigação das folhas, em condições ideais e preferencialmente lavadas). Indiretamente, podemos consumir seus ramos em refeições ou em sucos. Também pode ser usada em receitas de molhos, temperos, algum acompanhamento especial ou sobremesas, conferindo sabor e sensação de frescor no final.

Receitas com erva-cidreira

Chá de erva-cidreira

Ingredientes:

  • De 12 a 15 g de folhas de erva-cidreira
  • 450ml a 500 ml de água
  • Açúcar ou adoçante

Modo de preparo:

Em uma caneca, ferva a quantidade indicada de água. Depois, adicione as folhinhas de erva-cidreira e deixe em repouso por 5 minutos. Então é só beber!

Suco de erva-cidreira

Ingredientes:

  • 1 limão
  • 10 folhas de erva-cidreira
  • 1 litro de água
  • 1 xícara de açúcar

Modo de preparo:

Em um liquidificador, esprema o limão, acrescente a água, as folhas e o açúcar. Bata até misturar tudo e coloque em uma jarra. Está pronto!

Tabela nutricional

Os valores a seguir levarão em conta 1,5 g – ou seja, uma 1 e ½ colher (chá) –, que irá render aproximadamente 250 a 300 ml de chá.

Calorias5 kcal
Proteínas0 g
Carboidratos1,20 g
Gorduras0 g
Fibra0 g
Sódio0 mg

Erva-cidreira para grávidas e bebês

Ao contrário de algumas plantas, a erva-cidreira é recomendada, sim, para gestantes. Inclusive gera um efeito calmante para a mãe e, por tabela, para o feto. No entanto, deve-se procurar um médico, para avaliar os possíveis riscos da ingestão nesse período.
Já os bebês não devem consumi-la. Até uma certa idade, eles não têm o organismo desenvolvido o suficiente, e devem se alimentar exclusivamente de leite materno.

Como plantar erva-cidreira?

O plantio da erva-cidreira é muito simples e não requer muitos aparatos. Em primeiro lugar, você deverá preparar o terreno e colocar as sementes com, pelo menos, 3 cm de distância entre si, para que elas não se enrosquem e uma não roube os nutrientes da outra.

Em segundo, cave aproximadamente 0,5 cm. Então cuide delas, colocando água e esperando o crescimento. E só reiterando: a erva-cidreira gosta de luz solar, mas com moderação, para evitar as temperaturas altas. Então não a cultive em ambientes escuros!

Seguindo todos esses passos com cuidado e atenção, sem sombra de dúvida, a planta vai crescer bem e ficar linda!

Contraindicações da erva-cidreira

Se você estiver sob tratamento medicamentoso para ansiedade ou depressão, a ingestão dessa erva não é recomendada, já que a ação dela pode se somar aos efeitos do remédio e causar sonolência intensa ou outras reações.

A planta também não é indicada para pessoas que tenham gordura no fígado, problemas na tireoide ou alguma disfunção corporal ou hormonal. Ela pode causar alguma resposta negativa. Então é sempre bom evitar o consumo ou pedir orientação a um médico!

Erva-cidreira e espiritualidade

Como já dissemos, a erva-cidreira tem propriedades calmantes para o organismo. Dessa forma, ela é capaz de relaxar a mente, o que também influencia o relaxamento do corpo espiritual, que consegue voltar ao ritmo e ao equilíbrio.

O consumo da planta é recomendado amplamente pelos profissionais espirituais, porque, com tudo calmo, você consegue ter uma conexão melhor com seu guia ou suas energias, para que saiba exatamente como trabalhar ou como aplicá-las em si mesmo ou nos outros. Mas sempre é bom ressaltar: se você se encontra em um dos grupos que apresentam contraindicações para consumo, evite ingerir a planta antes de se consultar com seu médico.

Você também pode gostar:

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e salve o link para revisitar quando tiver alguma dúvida. A natureza é a melhor fonte para uma vida saudável. Então cuidar das plantas e do solo, preservando a sua vitalidade, além de ser um cuidado com o meio ambiente, é também um investimento certeiro na própria saúde. Até a próxima!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br