Energia em Equilíbrio Tai Chi Chuan

O Tai Chi Toroidal

Beautiful woman doing qi gong tai chi exercise or reiki wearing professional, original Chinese clothes at gym
Luciano Imoto
Escrito por Luciano Imoto

O Tai Chi é uma arte marcial com um sistema de gerar forças inspirada no vórtice toroidal, em que se gira e espirala ao redor de um eixo, até formar uma esfera dinâmica que se movimenta como um pêndulo, para todas as direções.

Este movimento típico dos redemoinhos é o único capaz de ABSORVER, PROJETAR e DESVIAR forças, simultaneamente, sem sacrificar a estabilidade. Por isso, os melhores exercícios do Tai Chi são os de movimento espiralado e randômico, que expande e contrai, abre e fecha, sobe e desce, avança e recua, enquanto rotaciona como um pião e ondula ao longo de um centro axial.

Tal movimento serpentino, sinuoso e dual é um segredo da Natureza escondido a céu aberto, que os antigos chineses só depois de muita contemplação conseguiram descobrir, decifrar e aproveitar com sucesso no treinamento.

Transferir essa poderosa qualidade de movimento toroidal para o corpo e a mente em vez de insistir e resistir com força linear segmentada e isolada exige um treino neuromuscular e neurossensorial sistemático e persistente.

Nas minhas aulas, demonstro primeiro no braço uma combinação de rotação da mão nos dois sentidos (horário e anti-horário), seguido de arqueamento e desarqueamento entre pulso, ombro e translação do cotovelo, para facilitar a compreensão focando em três articulações isoladas. Eventualmente, os aprendizes irão transferir esse movimento oscilatório e espiralado para a cabeça, o tronco e os demais membros. Quando aplicado na coluna, essa nova maleabilidade nos tecidos musculares e conjuntivos, nervos e ossos é chamada de “Reflexo Craniossacral”.

Criar esse novo reflexo postural envolve desprogramar e reprogramar todo o sistema nervoso, é tarefa básica para dez anos de treino, estudo e testes consistentes, mas que compensa — e recompensa — cada segundo de tempo e suor investido no seu aprendizado!

Essa reeducação estrutural interna ajuda a evitar a rigidez muscular que inibe a nossa fluidez natural. Somos um organismo vivo e devemos nos mover seguindo padrões motores fundamentais já impressos em nosso DNA.

Maior equilíbrio, aumento do estado de soltura e relaxamento, refinamento dos sentidos, emprego do corpo unificado em todos os gestos e posturas trarão benefícios terapêuticos e combativos incríveis a médio prazo. Nesta progressão, o praticante disciplinado estará apto a se deslocar com total liberdade e desprendimento: irá se adaptar instantaneamente a qualquer ameaça de violência, sabendo neutralizar forças e energias antes que lhe causem danos graves (os mestres de Tai Chi são famosos por terem escapado imunes de acidentes, assaltos e emboscadas graças a essa rara habilidade).

Por meio da inteligência e da consciência, estamos buscando no Tai Chi replicar e incorporar um princípio de ordem neste universo em perpétua pulsação e vibração.

Sobre o autor

Luciano Imoto

Luciano Imoto

Professor Luciano Imoto

Diretor da ACADEMIA IMOTO, idealizador do MÉTODO IMOTO, instrutor de defesa pessoal (GUIDED CHAOS), Tai Chi Chuan e condicionamento físico (MMA Fitness) para homens, mulheres e crianças.

Ministra aulas coletivas e cursos particulares de autoproteção para profissionais liberais, atletas, estudantes e civis em geral bem como para equipes de segurança das mais diversas áreas.

2º Dan de AIKIDO e faixa-preta graduado no sistema GUIDED CHAOS pelo Grão-Mestre John Perkins.

Iniciou oficialmente sua carreira marcial aos 16 anos em 1988, praticando as seguintes artes marciais:

- Jut-Bo (Chuteboxe) com Mestre Sun
- Aikido com Wagner Bull
- Tai Chi Chuan com Velzi Moreschi
- Xing Yi Chuan com Yong Jun Wang
- Yi Chuan com Wang Te Cheng
- Ving Tsun com Léo Imamura
- Caratê Kyokushin com Ulisses Isobe
- Systema com Gustavo Castilhos
- Taikiken com Massamichi Fukushima
- Jiu-Jitsu com Ezes Barros e Daniel Rego
- Guided Chaos com John Perkins, Al Ridenhour e Ari Kandel
- Sangenkai (treinamento de Poder Interno e Aiki) com Dan Harden

Atualmente realiza consultas técnicas com treinadores europeus de MMA (Mixed Martial Arts), com especialistas de faca sul-africanos (Piper System) e filipinos, instrutores de defesa pessoal nos EUA e com antigos alunos do Daito Ryu Aikibujutsu, entre outras autoridades nacionais e internacionais na área da segurança e do meio das artes marciais internas chinesas.

Em 2003 integrou equipe de instrutores de curso de segurança e autodefesa para a Guarda Civil Metropolitana de São José dos Campos - SP, ajudando na capacitação de centenas de recrutas.

Como projetista de armas e equipamentos de treinamento, desenvolveu um bastão com desenho inovador e prático batizado de Tonfa Imoto.

É autor do livro "A Metafísica do Combate", lançado pela Ícone Editora em 2008. Foi o primeiro treinador no Brasil a introduzir o treino funcional de resistência e rapidez utilizando correntes (Speedchain), Corda Naval e o Push-Up Board (Prancheta de Flexão).

Em 2006, com 33 anos de idade e quase duas décadas de treinamento, experiências e pesquisas, acumulou conhecimento suficiente para idealizar uma didática original, atual e segura de autoproteção e fortalecimento corporal. E, posteriormente, ao incorporar posturas de Yôga e de Tai Chi aos exercícios funcionais com equipamentos antigos e modernos de ginástica, descobriu novos meios de se obter mais tônus, mobilidade e equilíbrio até idealizar o MÉTODO IMOTO e o MMA FIT, duas formas modernas de treinamento marcial para segurança pessoal e de condicionamento físico.