Energia em Equilíbrio Yoga

Sirsasana: tudo sobre a postura invertida na Yoga

Mulher fazendo a posição sirsasana sobre um tapete de Yoga em um ambiente interno de cores claras
fizkes / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Como o Yoga é uma prática de origem indiana, algumas palavras utilizadas na técnica são originárias do sânscrito. Por causa disso, muitos não entendem o que elas significam. Felizmente é fácil analisar o significado de alguns termos. Sirsasana, por exemplo, é a palavra que nomeia o conjunto de posturas invertidas do Yoga.

Se você já viu uma pessoa em cima de um tapetinho, usando uma roupa leve e confortável, com as pernas para o ar e a cabeça virada para o chão, provavelmente tem uma ideia do que é a sirsasana. No entanto, existe muito mais para saber sobre essa técnica incrível do Yoga. A seguir, aprenda os detalhes sobre ela, incluindo a maneira de realizá-la!

O que é sirsasana

Em sânscrito, “sirsa” significa “cabeça”, enquanto “asana” quer dizer “postura”. A tradução literal não faz muito sentido, mas você pode pensar na sirsasana como as posturas que envolvem colocar as pernas para cima e a cabeça para baixo, usando o equilíbrio, a concentração e a força muscular.

Inicialmente, as posturas invertidas faziam parte do Hatha Yoga, uma das vertentes do Yoga. Porém os textos antigos da prática não as mencionam. Um motivo para isso seria a dificuldade de executar a sirsasana, que poderia colocar muitos praticantes em risco. Dessa maneira, a técnica foi transmitida aos poucos, de forma oral.

Embora muitos evitem a sirsasana por ela ser de difícil execução e perigosa para iniciantes, há quem encontre conforto em colocar o peso do corpo sobre a cabeça. Afinal, as posturas invertidas trazem benefícios para a saúde física e para a saúde mental. Ao longo do artigo, você vai aprender mais sobre isso.

Como fazer a sirsasana

Considerando que a sirsasana é esteticamente bonita e benéfica para o seu organismo, é compreensível que você queira experimentar as posturas invertidas. É importante lembrar que não existe uma só postura nomeada como “sirsasana”. Na verdade, o termo se aplica a um conjunto de posturas invertidas.

Também é fundamental saber que a sirsasana não é indicada para praticantes de Yoga iniciantes. Como a técnica exige muito equilíbrio e muita força, ela só pode ser reproduzida por praticantes de nível intermediário e especialistas, com auxílio de um instrutor. Tendo essas orientações em mente, veja como fazer uma das posturas invedas da sirsasana:

  1. Sente-se no seu tapete de Yoga, perto de uma parede, que poderá apoiar o seu corpo caso você perca o equilíbrio durante a postura invertida.
  2. Dobre as suas pernas para baixo do seu corpo, colocando as suas nádegas em cima dos seus calcanhares.
  3. Incline-se para frente, sobre suas coxas, colocando os seus antebraços no chão, sem que seus cotovelos fiquem mais abertos do que os seus ombros.
  4. Entrelace os dedos das suas mãos uns nos outros, no topo da sua cabeça, como se formasse um travesseiro.
  5. Comece a colocar o peso do seu corpo sobre os seus antebraços e sobre a sua cabeça, sem movê-los.
  6. Quando começar a sentir confiança, estique as suas pernas e alinhe a sua coluna em um ângulo de 90° em relação ao chão, apoiando-se sobre sua cabeça e sobre seus dedos dos pés.
  7. Assim que sentir segurança, curve a sua lombar para trás e dobre as pernas para cima, uma de cada vez, com bastante equilíbrio.
  8. Com as duas pernas flexionadas, empurre seu abdômen para frente, deixando a coluna ereta.
  9. Lentamente, estique as duas pernas para cima, desdobrando os joelhos e estabilizando o seu corpo na posição final.

Benefícios da sirsasana

Você já sabe qual é a forma correta de reproduzir uma postura invertida, mas por que você faria isso? Os benefícios da sirsasana podem te motivar:

  1. Favorecimento da oxigenação do cérebro
    As posturas invertidas concentram o sangue de todo o corpo na cabeça, aumentando os índices de oxigênio no cérebro. Como consequência disso, é mais fácil manter a concentração, pensar com clareza, resolver problemas e garantir o bom funcionamento da memória.
  2. Melhoria da aparência da pele e dos cabelos
    O aumento do fluxo sanguíneo na região da cabeça favorece a renovação das células da pele do rosto e do couro cabeludo. Por esse motivo, a prática frequente de uma sirsasana pode melhorar a aparência dessas partes do seu corpo, além de torná-las mais saudáveis.
  3. Redução do estresse
    Com a sirsasana, é possível reduzir os níveis de cortisol no seu organismo. Esse é o hormônio que estimula o estresse no seu corpo. Então, se os níveis dele estiverem reduzidos, você vai se sentir melhor.
  4. Aumento da autoconfiança
    Ao ter noção do que o seu corpo é capaz de fazer com a técnica certa, você vai notar um aumento na sua autoconfiança, até porque a prática eleva os níveis de endorfina (hormônio da felicidade) no seu organismo. Será algo como: “Se eu consigo apoiar todo o peso do meu corpo sobre a minha cabeça, consigo fazer qualquer outra coisa”.
  5. Desenvolvimento da força e do equilíbrio
    Reproduzir uma sirsasana não é uma tarefa fácil. Para que o corpo fique estabilizado na mesma posição por alguns minutos, em uma postura nada usual, é preciso ter muita força e equilíbrio. Quanto mais você praticar, mais capaz você será de sustentar seu peso.

Você também pode gostar:

Com as informações apresentadas, você já sabe como as posturas invertidas, nomeadas sirsasana, podem melhorar a sua qualidade de vida. Procure auxílio profissional para experimentar cada uma delas, aumentando seu equilíbrio, sua força e sua concentração!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br