Saúde Integral

Esmaltes hipoalergênicos

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Os esmaltes hipoalergênicos são livres de substâncias tóxicas como tolueno, formaldeído, dibutilftalato entre outras. O uso delas é controlado, tanto que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina o limite de 25% para o tolueno, por exemplo. Porém, nem todos os países são tolerantes, na comunidade europeia, por exemplo, é proibida a venda de cosméticos com dibutilftalato. Saiba mais sobre eles aqui.

Esmaltes hipoalergênicos e esmaltes antialérgicos: qual a diferença?

É errado falar esmalte antialérgico. O termo antialérgico é usado para remédios que tratam alergias, portanto, peça esmaltes hipoalergênicos.

Esmaltes hipoalergênicos podem causar alergia

É estranho, mas é verdade. Isso acontece porque eles são desenvolvidos para minimizar o risco de alergias, e você pode ter alergia a outros componentes da fórmula. As fabricantes não podem falar que o produto é não-alergênico, pois não há como garantir que ninguém terá alergia.

Sintomas de alergia

Unhas frágeis que descamam facilmente e pálpebras ficam avermelhadas e coçam muito. Ao notar esses sintomas, tire o esmalte e corra para o dermatologista.

Esmaltes 3 Free

São livres das principais substâncias alérgicas: tolueno, formaldeído e dibutilftalato que conferem fixação, durabilidade e brilho ao produto. Eles também podem causar alergias.

Esmaltes 4 Free

Comuns no exterior, os esmaltes 4 free não têm Formaldehyde Resin (resina do formaldeído).

Esmaltes 5 Free

Além de não ter tolueno, formaldeído e dibutilftalato, os esmaltes 5 free são livres de Formaldehyde Resin e de cânfora.

Não são somente os esmaltes que contêm substâncias tóxicas, saiba mais.


Texto escrito por Sumaia de Santana Salgado da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]