Energia em Equilíbrio

3 dias de limpeza do organismo para um 2018 mais leve

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
É o início de um novo ano, e depois de se esbaldar durante as festas você está pronto para realizar sua metas, inclusive aquela sobre ter uma saúde melhor. Certo? Certo. Que tal facilitar a sua volta à dieta saudável e estilo de vida com uma limpeza suave do organismo em três dias?

A limpeza pode ser intimidante, porque você pode pensar que para desintoxicar precisa morrer de fome bebendo suco verde por semanas. Sorte a sua, porque este não é o caso! Você pode efetivamente desintoxicar o seu organismo ao comer alimentos saudáveis ​​e nutritivos.

Durante esta limpeza, você irá reposicionar cuidadosamente o seu sistema digestivo fazendo a eliminação de toxinas, removendo alimentos inflamatórios e processados ​​que criam um acúmulo de toxinas no corpo e enfatizando alimentos limpos, fáceis de digerir e inteiros.

Em janeiro estamos vivendo um período de verão, por isso, é importante fazer refeições nutritivas, que hidratem o organismo. Esta limpeza é de apenas três dias, por isso, é possível fazê-la durante a semana de trabalho, desde que você prepare e organize o fim de semana antes.

Embora seja uma limpeza suave, qualquer limpeza pode trazer dificuldades físicas e emocionais devido à natureza do processo de desintoxicação. Então, escolha uma semana mais tranquila. Dessa forma, você pode concentrar sua energia no rejuvenescimento da mente e do corpo.

Guia básico da limpeza de organismo

Por três dias, você tomará um smoothie ou mingau para café da manhã, kitchari, um prato indiano, para o almoço e uma sopa de legumes para o jantar. Em geral, coma o quanto desejar para se sentir satisfeito até sua próxima refeição. Se possível, evite lanches entre as refeições. Se você está sentindo algum mal-estar, tontura temperamental, náuseas ou apenas desconforto durante esta limpeza, isso pode ser devido ao baixo nível de açúcar no sangue.

Kitchari com couve refogada

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de gengibre fresco picado
  • 1 colher (sopa) de semente de cominho
  • 1 pitada de pimenta caiena
  • 1 couve-flor cortada em pedaços médios
  • 1 colher (sopa) cheia de cúrcuma em pó
  • 1 xícara de arroz integral ou basmati (de molho por 8 horas)
  • 1 xícara de lentilha
  • 7 xícaras de água
  • 2 colheres (sopa) de ghee
  • Sal

Modo de preparo

  • Lave o arroz e a lentilha.
  • Aqueça o ghee numa panela de pressão.
  • Adicione o gengibre e as sementes de cominho e deixe fritar até dourar.
  • Misture a couve-flor e deixe cozinhar por três minutos.
  • Adicione o arroz e a lentilha e deixe refogar por mais um minuto.
  • Adicione a água e as especiarias (cúrcuma, pimenta e sal). Deixe ferver e tampe a panela. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.

O kitchari deve ter uma consistência bem cremosa.

Fonte: Bela Gil

Doses de açúcar no sangue são estressantes para o corpo, o que é algo que queremos evitar tanto quanto possível durante a limpeza, então, sinta-se livre para adicionar proteína às suas refeições, como uma pequena quantidade de frango ou peru, de preferência, orgânicos. Se você precisar de um lanche entre as refeições, coma meio abacate com suco de limão.

Faça do almoço a sua maior refeição do dia. Uma tigela quente de kitchari está no menu todos os três dias da limpeza. Kitchari é um tradicional alimento de desintoxicação ayurvédica que contém uma mistura de arroz, feijão e especiarias. É rico em proteínas, muito fácil de digerir e curar o trato digestivo.

Mesmo se você estiver no trabalho durante o almoço, faça um esforço para se sentar em uma mesa, relaxe e aproveite sua refeição, sem distração. Isso irá ajudá-lo a terminar o prato se sentindo satisfeito em vez de pensando se você tem algum chocolate escondido em algum lugar.

Tenha como objetivo beber água filtrada todos os dias, em quantidade correspondente à metade do seu peso corporal, para garantir uma hidratação adequada e ajudar a eliminar as toxinas do seu sistema. Se puder, saboreie a água. Além disso, se possível, ingira água quente, pois ela suaviza o trato intestinal, hidrata as células muito mais eficazmente do que a água fria.

Seguindo as regras básicas da limpeza de organismo, segue uma lista de alimentos a serem evitados durante os três dias:

  • Glúten – pão, biscoitos, assados, etc.
  • Leiteria – leite, queijo, iogurte, sorvete, etc.
  • Açúcar – açúcar branco, mel, xarope de bordo, agave, açúcar de coco, etc.
  • Soja – incluindo tofu, tempeh, miso, edamame, molho de soja, tamari, etc.
  • Marisco.
  • Cafeína – café, chá preto, chá verde, bebidas energéticas.
  • Álcool.
  • Qualquer coisa processada.

Sugerimos também uma rotina diária, que pode ser alterada conforme as suas necessidades:

  1. Acorde com antecedência para se dar tempo e espaço para uma manhã relaxada.
  2. Raspe sua língua usando um raspador de língua, pois ajuda a eliminar as bactérias da sua boca.
  3. Escove os dentes.
  4. Beba 300ml de água quente com o suco de meio limão para limpar suavemente o trato digestivo e dar um “start” no metabolismo.
  5. Coma mingau ou um smoothie para o café da manhã, idealmente entre 7h e 9h horas da manhã.
  6. Coma kitchari para o almoço, idealmente entre 12h e 14h.
  7. Coma sopa para o jantar, idealmente entre 18h e 19h.
  8. Depois do jantar, procure fazer algumas práticas de alívio do estresse, como tomar um banho quente, meditar, ler um livro, beber uma xícara de chá de camomila, colocar as pernas na parede, etc. Tente evitar atividades estimulantes, como trabalhar em seu computador ou assistir TV.
  9. Comece a se preparar para dormir por volta das 21h.
  10. Desligue tudo por volta das 22h. É durante o sono que o seu corpo descansa, repara e desintoxica, então, tente descansar bastante durante toda a limpeza.

Práticas opcionais para liberar estresse

Essas práticas ajudarão a acalmar seu sistema nervoso, acalmar sua mente, destravar seu sistema linfático e aumentar o benefício de sua desintoxicação.

Escovação da pele seca: antes de tomar banho, use uma escova com cerdas naturais na pele seca para estimular a circulação e drenagem linfática.

Relaxamento no banho: adicione 2 xícaras de sal de Epsom (sulfato de magnésio) + 10 gotas de óleo essencial de lavanda para um banho quente e fique lá por volta de 20 minutos.

Exercício: pratique exercícios leves durante a limpeza. Este não é o momento de esforçar-se fisicamente com atividades extremas, como cardio de alta intensidade. Em vez disso, faça movimentos diários gentis, como caminhadas, natação, yoga, etc.

Meditação: os benefícios da meditação são infinitos. Se você tem uma prática de meditação estabelecida, continue-a! Se você é novato, confira este infográfico para iniciar as suas práticas!

Após a limpeza

Uma das maneiras mais comuns de minar uma boa limpeza é se entupir de alimentos difíceis de digerir, excessivamente estimulantes ou processados após a conclusão do método. Portanto, evite a pizza e a cerveja da noite o máximo que puder! Pense em como você vai se reintegrar à sua rotina normal, é importante para manter os benefícios da desintoxicação. Recomendamos uma transição lenta para uma dieta mais diversificada, adicionando gradualmente alimentos inteiros, sem glúten, produtos lácteos e açúcar, enquanto você estiver confortável.


Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]