Aromaterapia

Óleos essenciais para o verão

O verão é uma das estações do ano mais aguardadas para os entusiastas do Sol. E nada melhor para os dias quentes do que relaxar e aproveitar para pegar aquela corzinha e garantir o bronzeado dos próximos meses, não é mesmo?

Como nem tudo é perfeito, o calor excessivo pode trazer alguns prejuízos ao nosso bem-estar. Mas saiba que a aromaterapia pode ser uma grande aliada no verão.

Alguns óleos essenciais podem ajudar a refrescar os ambientes, proteger a pele dos raios solares, afastar insetos e abaixar a temperatura corporal. Além disso, quando combinados, podem intensificar ainda mais os seus benefícios. Veja 5 combinações refrescantes de óleos essenciais para o verão!

1- Hortelã-verde, bergamota e tangerina

Apenas duas gotas de cada um desses óleos essenciais em um difusor serão suficientes para trazer muito frescor durante o verão! Essa combinação funciona muito bem para abaixar a temperatura em casa ou no escritório, fazendo os dias quentes renderem melhor.

2- Citronela e melaleuca (tea tree)

Verão é sinônimo de sol, calor e… insetos. Para afastar moscas, mosquitos e pernilongos, aposte nos óleos de citronela e melaleuca. Este último, também conhecido como tea tree, pode ser usado para aliviar reações alérgicas de picadas de insetos, quando incorporado a um gel neutro ou creme corporal.

Além do mais, algumas gotinhas do óleo essencial de citronela misturadas ao de melaleuca em um difusor, ou então adicionadas a um spray corporal, funcionam como repelente natural, mantendo os mosquitos bem longe!

3- Lavanda e hortelã-pimenta

Conhecido pelas propriedades calmantes, antissépticas e relaxantes, o óleo essencial de lavanda pode ser um excelente aliado para o verão. Combinado com o óleo essencial de hortelã-pimenta, auxilia no tratamento de peles ressecadas, com queimaduras solares ou feridas provocadas por picadas de insetos.

Óleos essenciais e folhas secas de diversos tipos.
Elina Fairytale / Pexels

Ambos os óleos essenciais também são ótimos para cuidar da pele em caso de queimaduras provenientes do excesso de exposição solar. A melhor maneira de utilizá-los é em hidratantes à base de óleos vegetais.

4- Patchouli e palmarosa

Os dois óleos são a combinação perfeita para relaxar após aquela longa viagem de férias de verão, já que apresentam propriedades refrescantes, antibacterianas, anti-inflamatórias e regenerativas.

Por serem bastante concentrados, uma gota do óleo essencial de patchouli e uma do de palmarosa em um creme neutro são suficientes para revitalizar a pele, aliviando a vermelhidão e a sensibilidade.

5- Tangerina, lavanda e lima

Esse aroma tem o poder de energizar e trazer boas vibrações naqueles dias quentes, em que a preguiça se instaura. Bastam 3 gotinhas do óleo essencial de tangerina, 2 do óleo essencial de lavanda e 1 do óleo essencial de lima para se manter animado e produtivo!

Vale ressaltar que alguns óleos essenciais, especialmente os cítricos, são fotossensibilizantes e não devem ser aplicados na pele exposta ao Sol. Além disso, lembre-se sempre de usar filtro solar durante essa época.

Você também pode gostar

Essas são algumas sugestões do uso dos óleos essenciais no verão. Os aromas e as propriedades dos óleos podem refrescar os ambientes e até a hidratar e revitalizar a pele. Por meio de diferentes combinações, os óleos nos ajudam a aproveitar o melhor que o verão tem a oferecer!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br