Aromaterapia Saúde Integral

Aumente a imunidade com o uso de óleos essenciais e aromaterapia

Imagem de um frasco de óleo essencial feito de manjericão e outras ervas. Ao lado do frasco, vários tipos de ervas e de manjericão.
Seksak Kerdkanno / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Encarregado de deixar nosso organismo em funcionamento, livre de doenças e de infecções, o sistema imunológico pede atenção redobrada, principalmente em tempos de coronavírus e de futuras ameaças de outros vírus. A falta de cuidados com a imunidade pode implicar problemas sérios e é por esse motivo que é preciso manter, de preferência sempre, a imunidade elevada.

Para dar conta de tanta energia, o bom funcionamento do conjunto de células, órgãos, tecidos e proteínas espalhados no nosso corpo depende, além de outros fatores, de uma alimentação equilibrada, a qual é também importantíssima para que todo o organismo funcione adequadamente. Praticar exercícios físicos e adotar hábitos saudáveis, como a higienização dos alimentos e das mãos, potencializam não apenas a saúde, mas, principalmente, as medidas de prevenção e as novas regras a serem seguidas devido à pandemia.

É primordial, entretanto, a inclusão de uma dieta rica em nutrientes já que são eles os responsáveis em ativar os mecanismos de defesa caso alguma enfermidade apareça. Vitaminas do tipo A, B, B5, B6, C e E contribuem para uma nutrição vigorosa, ajudando a evitar o surgimento dos sinais de baixa energia, os quais, muitas vezes, estão disfarçados de gripes, resfriados, febres, calafrios, cansaço excessivo, náuseas, entre outros incômodos rotineiros.

Em reforço, os óleos essenciais entram na lista das ferramentas holísticas mais recorridas quando o assunto é o aumento da resistência imunológica. Além de serem naturais, os produtos são acessíveis, fáceis de serem manuseados e proporcionam bons resultados se em conjunto com as ações anteriores já descritas.

Alguns dos benefícios da aromaterapia e dicas de óleos essenciais para revigorar o sistema imunológico

Embora a aromaterapia seja considerada milenar e contenha registros de sua utilização desde a época do Egito Antigo, ela é um método terapêutico ainda em difusão no Brasil. Se no passado a técnica consistia, sobretudo, no tratamento de enfermidades e extinção de pragas, hoje em dia ela é considerada alternativa complementar poderosa no combate de diversos transtornos da sociedade moderna, como estresse, depressão, ansiedade, insônia e tantos outros problemas físicos e psicológicos.

Imagem de um frasco de óleo essencial e ao lado dela uma rosa aberta.
Monicore / Pixabay

Carregado de propriedades orgânicas e sem danos, os óleos essenciais são compostos concentrados extraídos a partir de restos de troncos, folhas, frutas, sementes, raízes e flores repletos de substâncias curativas. O contato com o cheiro de uma (ou mais) fragrância faz com que o cérebro capte mensagens e ative no sistema límbico o descarregamento de neuroquímicos com ações relaxantes, sedativas e estimulantes que são absorvidos pela pele. Esse evento promove melhorias extensas ao bem-estar.

Seja por meio de difusores, de banhos, de massagens ou de compressas, não é a forma como se usa a aromaterapia que garantirá satisfação. Sua aplicabilidade é simples e com poucas gotas da composição é possível experimentar efeitos positivos. E é a variedade de aromas e a de elementos incorporados que fazem sucesso e abrem um leque de opções benéficas ao fortalecimento da imunidade. Para conservar o ambiente limpo, fresco e livre de bactérias, confira algumas dicas de essências e veja de que maneira elas podem ajudar.

Óleo de tea tree

Características: fortalece a baixa imunidade e é bastante utilizado em pacientes com carga viral debilitada, como pacientes com câncer e portadores de HIV. É antiviral, antifúngico, antisséptico, anti-infeccioso e bactericida.

Óleo de eucalipto

Características: o eucalipto é muito recorrido em situações de desconfortos respiratórios, como congestionamentos, alergias, sinusite, bronquite, e favorece, inclusive, a limpeza do ar. É anti-inflamatório, antioxidante e antibacteriano.

Óleo de ravensara

Características: potente contra o vírus influenza, a essência de ravensara é uma das mais competentes em casos de gripes fortes que demoram para passar e serve igualmente para todo o sistema respiratório. É anti-infeccioso, antiviral, antibacteriano, antifúngico, imunoestimulante, mucolítico, expectorante e neurotônico.

Óleo de tomilho qt timol

Características: com auxílio dos fenóis, age no sistema nervoso proporcionando relaxamento, alívio em dores musculares, cansaço e fadiga, atua na detenção de germes e em defesa à entrada de viroses e infecções. É antibacteriano, antiviral, antifúngico, mucolítico, imunoestimulante, neurotônico e broncodilatador.

Imagem de vários ingredientes para a elaboração de um óleo essencial de cravo. Temos limões, alecrim e cravos.
Monfocus / Pixabay

Óleo de cravo

Características: um dos mais utilizados para dores de garganta, asma e bronquite, ajuda no fortalecimento da imunidade e é apontado como um dos revigorantes energéticos mais poderosos. É anti-inflamatório, anti-infeccioso, antiespasmódico, antioxidante, carminativo, antiviral, anestésico, analgésico local, fungicida e bactericida.

Óleo de orégano

Características: eficaz como expectorante natural, melhora inflamações no pulmão (e várias outras complicações respiratórias), é indicado, inclusive, para a proteção contra os possíveis fungos, bactérias e protozoários que ficam no ar. É anti-inflamatório, analgésico, antisséptico, antiviral, antifúngico, bactericida, antioxidante, diurético e digestivo.

Imagem de um óleo essencial de lavanda sobre uma mesa. Ao lado do pequeno frasco de vidro, um ramo de lavanda.
Marina Pershina / Pixabay

Óleo de lavanda

Características: acalma os nervos e é ótimo para o controle da ansiedade, da depressão e dos distúrbios do sono. É realmente um verdadeiro remédio versátil pronto para mudar o clima e a tensão do momento. É antisséptico, antibacteriano, antidepressivo, antitensor muscular e digestivo.

Você também pode gostar

Existe uma gama de excelentes óleos essenciais para quem procura viver com mais qualidade e conforto. Vale ressaltar, no entanto, que diante do surgimento de quaisquer sintomas ou indícios de indisposição e adoecimento, nenhuma providência primária substitui a avaliação de um médico. A aromaterapia é uma terapia integrativa.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]