Saúde Integral

Óleos essenciais para o outono

Óleo essencial
gioiak2 / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Depois do equinócio de outono, o verão se despede e vemos uma nova estação chegar. Com dias menos ensolarados e com temperaturas mais amenas, o outono nos proporciona um cenário de árvores secas e tardes alaranjadas. Por outro lado, ele é responsável por levar ao desenvolvimento de alguns problemas respiratórios.

Dentre as doenças de outono estão o resfriado, a gripe, a rinite, a bronquite e a sinusite. Mas também podemos perceber que as energias dessa estação, que estimulam a introspecção, podem nos deixar um pouco desanimados. Então é importante buscar maneiras de cuidar do nosso sistema respiratório e da nossa mente, para nos mantermos dispostos.

Uma maneira de fazer isso é utilizando os benefícios da aromaterapia. Essa forma diferente de cuidar do próprio corpo se baseia no uso de óleos essenciais, extraídos de plantas, para estimular partes do cérebro. Eles podem ser inalados, espalhados nas mãos ou nos braços, borrifados em um ambiente ou aplicados em colares próprios para isso.

Sendo assim, é possível encontrar os óleos essenciais certos para garantir que o outono seja uma estação leve, feliz e na qual podemos respirar sem qualquer problema. A seguir, confira o conteúdo que preparamos e saiba quais são as melhores opções de óleos para esse período do ano!

Se até o dia de hoje você só tinha o costume de usar um óleo essencial de cada vez, agora vai se encantar com a possibilidade de misturar mais de um aroma. Veja as nossas sugestões e experimente!

1) Laranja, gengibre e canela

Óleo de laranja com laranjas cortadas ao redor
Sea Wave / Pexels

Um aroma que te transportará para uma casa no meio da floresta é a mistura dos óleos essenciais de laranja, gengibre e canela. É a combinação ideal para trazer uma sensação de conforto e de aconchego.

2) Cardamomo, canela, cravo da índia e gengibre

Os óleos essenciais de cardamomo, canela, cravo da índia e gengibre são importantes aliados para o outono. Com aromas intensos e marcantes, eles te trarão mais disposição para enfrentar o friozinho da estação.

3) Laranja, patchouli e gengibre

Óleo de laranja
Nikolay Litov / 123RF

Se o seu objetivo para o outono é manter uma boa respiração, os óleos essenciais de laranja, patchouli e gengibre serão seus melhores amigos. A mistura dessas fragrâncias fará com que você sinta que está caminhando em meio às árvores, mesmo estando no conforto do seu lar.

4) Canela, cravo da índia e noz moscada

A combinação dos óleos essenciais de canela, cravo da índia e noz moscada trarão a tranquilidade que só uma sobremesa feita pela sua avó poderia trazer. Inclusive todo o ambiente será contagiado com essa mistura de perfumes que parecem ter saído do forno!

5) Laranja, cravo da índia e alecrim

Uma mistura que vai te encher de energia e de alegria é a junção dos óleos essenciais de laranja, cravo da índia e alecrim. Com eles, você vai recuperar o seu ânimo e aproveitar ao máximo cada experiência que o outono proporciona.

Agora que você sabe quais são os melhores óleos essenciais para o outono, está na hora de fazer as misturas que parecem mais agradáveis ao seu olfato. Mostre que é possível respirar bem, continuar feliz e ter disposição mesmo nos dias mais frios e acinzentados. Aproveite as energias do outono e os aromas da natureza a seu favor!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br