Nutrição

Mitos e verdades sobre a soja

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Brasil é um dos países que mais produzem soja do mundo. São quase 30 milhões de hectares de plantação da semente que gera muitas dúvidas na população. Para os praticantes do vegetarianismo e do veganismo, o consumo de soja é quase que obrigatório. Mas, existem muitas pessoas que ainda convivem com diversas dúvidas sobre o consumo dessa semente. Desvendamos alguns mitos e verdades para compartilhar com vocês sobre ela.

A qualidade da proteína encontrada na soja é inferior às de origem animal?

MITO A proteína presente na soja é de alto valor biológico e muito completa. A qualidade da proteína de soja é a mesma da albumina, principal proteína encontrada no ovo, por exemplo.

Soja previne doenças cardiovasculares?

VERDADE A proteína de soja ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, um importante fator que desencadeia a doença arterial coronariana.

shutterstock_262492541

 

O consumo regular da soja aumenta as características femininas nos homens?

MITO Apesar de muitas pessoas atribuírem o surgimento de algumas características femininas ao consumo da soja, isso não é comprovado cientificamente.

O consumo de soja previne o câncer de mama?

VERDADE Um recente estudo comprovou que uma maior ingestão de soja foi associada com a redução de 29% do risco de desenvolver câncer de mama. Ainda há evidências que consumo desse grão durante a adolescência aumenta ainda mais essa prevenção.

O consumo de soja pode ajudar em muitas doenças e até na prevenção delas. Claro que é preciso ingerir com cuidado e os excessos nunca são bons. O ideal mesmo é sempre procurar um médico que fará todos os exames necessários para determinar qual quantidade é a ideal para cada indivíduo consumir.


  • Escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]