Espiritualidade

Os melhores filmes espíritas para refletir

Cena do filme "Além da Eternidade".
Reprodução / Além da Eternidade
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A vida é cercada de mistérios. Podemos passar a nossa existência inteira buscando um sentido para estarmos aqui, fazendo o que fazemos, agindo como agimos e fazendo as famosas perguntas: quem somos, de onde viemos, para onde iremos, qual é o nosso propósito no mundo?

Para os espíritas, estamos na Terra para buscar a evolução, melhorar como espíritos reencarnados. E esses processos passam pela prática do bem e da caridade, pelo desapego das coisas materiais, de projetos e de pessoas e pela busca da felicidade dentro de nós mesmos.

Vale a pena conhecer melhor a doutrina espírita, para entender melhor sobre a nossa missão no planeta e buscar o autoconhecimento e a evolução. Se você, porém, não quer começar esse caminho consultando as teorias espíritas já publicadas, que tal tentar entrar em contato com esse universo tão fantástico por meio de filmes?

Os filmes são uma ótima ferramenta para nos ajudar a refletir sobre todos os aspectos da vida, e a presença dos personagens nos faz criar identificação, fazendo com que a experiência do aprendizado seja mais agradável e fluida.

Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos 8 filmes espiritualistas que vão aquecer seu coração e levá-lo a profundas reflexões sobre a sua missão aqui na Terra. Ah! E essas dicas valem tanto para quem quer conhecer a doutrina como para quem já conhece. Venha conferir!

“Milagres do Paraíso” – 2016

Cena do filme "Milagres do Paraíso".
Reprodução / Milagres do Paraíso

Se você busca por filmes espíritas na Netflix, essa é uma boa pedida. A obra conta a história de Christy e Kevin, pais de Abbie, Annabel e Adelynn. A família, cristã convicta, leva uma vida confortável e tranquila, até que Annabel é diagnosticada com uma doença incurável que pode levá-la à morte em pouco tempo, o que faz com que Christy passe por uma crise de fé.

O filme traz uma reflexão sobre acreditar que milagres existem.

“E a Vida Continua…” – 2012

Cena do filme "E a Vida Continua…"
Reprodução / E a Vida Continua…

Baseado no livro homônimo do espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier, o filme traz a história de Evelina e Ernesto, que se conhecem ao se hospedarem em um hotel. A partir dali, nasce uma forte amizade e eles criam um sólido laço. A trama mostra que essa forte ligação não é mera coincidência.

O filme suscita uma reflexão sobre a reencarnação e a missão dos espíritos reencarnados, além de mostrar que nada acontece por acaso.

“Além da Eternidade” – 1989

Cena do filme "Além da Eternidade".
Reprodução / Além da Eternidade

Esse filme, de Steven Spielberg, conta a história de Pete, um bombeiro aéreo que trabalha no combate a incêndios florestais e morre em um acidente. Ao chegar ao Paraíso, ele descobre que tem, como desencarnado, a missão de inspirar Ted, um jovem piloto que quer seguir a mesma carreira. Quando Ted se apaixona pela namorada de Pete, este precisa abandonar o ciúme e ajudar a unir o casal, fazendo com que sua namorada siga em frente na vida após a morte dele.

O filme traz uma reflexão sobre a vida após a morte, a continuidade para quem ficou e a nossa missão de superar sentimentos ruins para podermos evoluir.

“Minha Vida na Outra Vida” – 2000

O filme, que é baseado em uma história real, relatada no livro homônimo, conta a história de Jenny, que começa a ter contato com sua última reencarnação, por meio de visões, sonhos e lembranças. São imagens muito claras de uma família na Irlanda, composta por um casal e seus quatro filhos. Após passar por sessões de regressão, Jenny decide encarar uma verdadeira jornada para descobrir sobre seu passado.

Você também pode gostar

O filme faz um retrato fiel da reencarnação sob a ótica espírita e traz uma importante reflexão sobre a importância do amor e dos laços que construímos em família.

“A Cabana” – 2017

Cena do filme "A Cabana".
Reprodução / A Cabana

Um clássico do tema, esse filme traz a história de Mackenzie Allen, um homem atormentado pelo sumiço de sua filha, Missy, que nunca foi encontrada, apesar de indícios apontarem que ela tenha sido violentada e assassinada. Mack perde as esperanças e a fé e vive em estado de tristeza, culpa e depressão, até que recebe um convite inusitado e passa por experiências transformadoras.

Esse lindo e emocionante filme traz a reflexão sobre temas, como perdão, paz de espírito e como lidar com o sofrimento.

“As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu” – 2004

Cena do filme "As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu".
Reprodução / As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu

Baseado no romance homônimo, conta a história de Eddie, um veterano de guerra cuja vida foi bastante difícil desde a infância. Quando ele morre, vai para o céu e encontra cinco pessoas que passaram por sua vida enquanto ele estava vivo. Essas pessoas o ajudarão a entender se ele cumpriu ou não sua missão e a se preparar para essa nova jornada.

O filme nos traz um questionamento: será que estamos no caminho certo para cumprir nossa missão? Será que estamos impactando a vida das pessoas de forma positiva? A reflexão aqui é que tudo está conectado, um ato de bondade (ou maldade), por mínimo que seja, pode ser determinante na vida de outra pessoa, sem que nem mesmo percebamos. Então, temos que ser responsáveis com nossas ações.

“Viva – a Vida é uma Festa (2017)”

Cena do filme "Viva".
Reprodução / Viva

Essa animação da Disney Pixar traz a história de Miguel, um menino que deseja se tornar músico, mas precisa lutar contra a desaprovação de sua família. Então ele decide participar escondido de um concurso de música e rouba o violão de seu ídolo, Ernesto de La Cruz, que morreu antes mesmo do nascimento do menino. Ao tocar o violão, Miguel é transportado para a Terra dos Mortos e vive uma grande aventura. Aqui, a temática da morte é abordada sob o colorido do Día de los Muertos (Dia dos Mortos). Para a cultura mexicana, a morte não significa o fim da vida, e o dia celebra o retorno dos falecidos com muita felicidade e festa. Essa já é uma lição e tanto, embora a animação traz lições, como o perdão, a lei de ação e reação, sem falar nos laços familiares e do amor, tão importantes para a nossa jornada neste mundo.

“Soul” – 2020

Cena do filme "Soul".
Reprodução / Soul

Mais uma animação da Disney Pixar para encher os olhos e os corações. Conta a história de Joe Gardner, professor de música do ensino médio frustrado, que tem o sonho de ser um famoso músico de jazz. Quando Joe finalmente consegue a oportunidade de tocar em uma banda, ele sofre um acidente e acorda como uma alma, em uma espécie de céu. Inconformado, ele quer retomar a vida que tinha, conseguindo até mesmo escapar do local. Essa jornada, entretanto, acontece de forma inesperada.

A animação traz uma série de lições, como o fato de estarmos desconectados da nossa vida ou sobre o conceito de sucesso e fracasso. Construída de forma extremamente inteligente, fala de propósito de vida, de coragem, de capacidade para vencer o medo, além de abordar o tema-tabu, que é a morte.

Gostou das nossas dicas de filmes espíritas, selecionadas especialmente para você? A lista com essa temática é bem longa, mas vale começar por essa seleção, que foi escolhida a dedo. Prepare seu lencinho, pois muitas tramas podem arrancar algumas lágrimas – de emoção –, mas também vão encher seu coração de esperança e desejo de se tornar alguém melhor e olhar a vida com mais amor e gratidão!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br