Saúde Integral

Dicas para se preparar para a amamentação

Young mother breastfeeding her cute newborn baby son, home bedroom ** Note: Visible grain at 100%, best at smaller sizes
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O momento da amamentação é um momento íntimo, entre mãe e filho. O olho no olho se dá de maneira carinhosa e intensa. Podemos dizer, que o processo de amamentação é uma conexão, é mais do que nutrir, é um momento de troca de energia, de amor e de calor.

O ideal é que a amamentação seja feita em um local calmo, arejado e que não ocorram muitas interrupções. Nunca pegue seu bebê e o amamente quando estiver com pressa ou estressada. Isso porque ele pode sentir a tensão.

Algumas mulheres possuem muita sorte e consegue fazer da amamentação um momento único, não possuindo nenhuma dificuldade no processo. Mas, a maioria necessita de ajuda, especialmente quando são mães de primeira viagem.

Faz toda a diferença utilizar o sutiã ideal. Este não deve ser apertado, deve ser de algodão, não deve possuir bojo e de preferência deve ter abertura na frente. Além disso, o sutiã não deve possuir costura na parte frontal, para que não fique enroscando no mamilo.

Se você precisa voltar ao trabalho, não se preocupe. A amamentação não precisa necessariamente ser interrompida. Uma boa dica é estocar o leite na geladeira e orientar a cuidadora do seu bebê para que ela ofereça o leite num copo com bico de silicone ou em uma mamadeira.

A ordenha manual é uma ótima opção para fazer a retirada do seio. Coloque os dedos na borda da aréola dos seios e pressione levemente. Se preferir, utilize uma bombinha, mas cuidado, algumas acabam esticando o mamilo ao invés de esmagar a região. Existem modelos elétricos e manuais. Quem controla a pressão na bomba manual, é a própria mulher. Já na bomba elétrica é mais simples a retirada, além de machucar menos.

É essencial que haja um tempo de descanso entre as mamadas. Isso porque é cansativo amamentar, e quanto mais você se sentir emocionalmente ou fisicamente desgastada, mais afetada será a produção de leite.

O sucesso do processo de amamentação está diretamente ligado como a forma que se pega o seio. O bebê deve estar com o corpo virado para a mãe, de forma que as barrigas se toquem, o queijo deve estar próximo do mamilo. Se durante a amamentação escutar algum barulho oriundo da boca do seu filho, fique atento, alguma coisa está errada. Se o barulho persistir, experimente trocar de posição e recomece o processo.

Se sentir dor, este também é um sinal que o bebê pegou de maneira errada o seio. Vale ressaltar que sempre o bebê deve ser levado até o mamilo. Mamilo machucado ou rachado também significa que o seu filho não está se amamentando da maneira certa.


Artigo escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]