Nutrição

Passo a passo de uma composteira

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Através da composteira é possível fazer a valorização da matéria orgânica. Você pode fazer em casa mesmo e não tem mistérios. E se mora em apartamento saiba que também é possível.

Sabe aquela sobra de comida orgânica que restou? Você não precisa descartá-la. Se tiver uma cosposteira pode fazer virar adubo e depois aproveitar este terra para quem saber plantar verdura? Mesmo em ambiente pequenos, é possível fazer uma composteira.

Como fazer a minha composteira
  • Não tem mistério. Você vai precisar de:
  • Caixa, caso for fazer no seu apartamento. Se for no terreno, pode fazer um canteiro na terra mesmo;
  • Na caixa ou recipiente não se esqueça de fazer os buracos que são para a circulação do ar;
  • Para fazer as camadas você vai precisar de lixo orgânico, folhas secas, palha ou serragem e até mesmo terra;
  • Após algumas semanas todo o material vai obtendo uma cor mais escura. Mais o importante é você mexer a cada 15 dias para facilitar a decomposição;
  • Você vai perceber que ele está pronto quando não tiver mais aquele cheiro ruim e sim de terra. Ai ele estará pronto para ser colocado na sua horta ou até mesmo no jardim.

Tipos de composteira

Existem vários tipos de composteira. É até possível comprar algumas em sites da internet. Mas se você quer fazer a sua, não existe nenhum mistério. Há composteiras feitas de madeira, ou de outro material e você também pode fazer se tiver a sua horta um próprio canteiro.

Benefícios de uma composteira

Além de você conhecer todo o processo que é mexer na terra, o adubo advindo de uma composteira é muito bem vindo para a terra já que contém nutrientes e não apenas substâncias químicas sintéticas que com o tempo agridem o meio ambiente.

Ter uma composteira:

  • Ajuda a melhorar o solo;
  • Ativa a vida do solo;
  • Você estará ajudando ao meio ambiente;
  • Estará ajudando a diminuir a germinação de sementes de plantas invasoras;
  • Vai perceber a diferença das suas plantas adubadas a partir da composteira. Elas ficarão mais bonitas e vivas!
  • É incrível observar aos poucos a quantidade de minhocas que irão aparecer em sua composteira. Isso que dizer muita saúde na terra!

Vocês viram, não existe mistério. Há vários vídeos explicativos na internet mostrando como se pode fazer uma composteira. No início pode até não dar certo, mas não tenha receio de experimentar. Aos poucos você vai mudar a sua relação com o lixo e a natureza que lhe cerca. Lembre-se: estará ajudando a natureza!


Texto escrito por Angélica Fabiane Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]